A metodologia Seis Sigma é uma excelente ferramenta de melhoria na entrega de produtos e serviços, além de aumento da satisfação dos clientes.
Criado pela Motorola, o método foi popularizado por Jack Welch da GE – General Electronics.
O objetivo é reduzir os custos do negócio, a fim de otimizar os produtos e/ou serviços com foco na satisfação do cliente.
Acompanhe neste artigo tudo sobre o Seis Sigma e como implementar a tecnologia criada pela Motorola no seu negócio.
Contextualizando a técnica de Seis Sigma
O termo Seis Sigma ou Six Sigma em inglês representa uma escala de qualidade de produtos e/ou serviços.
A base se dá pelo nome da 18º letra do alfabeto grego – Sigma – que além disso, é uma medida de variação utilizada na área de estatística.
Foi assim, que a técnica Seis Sigma foi criada como uma ferramenta de gestão empresarial.
Sua finalidade é reduzir gastos, garantindo a melhoria dos produtos e/ou serviços, contudo, mantendo os níveis de satisfação dos clientes.
A técnica surgiu na década de 1980 das mãos de Bill Smith da empresa Motorola e tornou-se mundialmente conhecida anos depois.
Isto porque, em 1995 Jack Welch da General Electronics implementou a técnica na empresa.
Com isso, ele fez com que a metodologia ganhasse forças no campo empresarial.
De lá pra cá, o Seis Sigma tornou-se famoso em empresas de diferentes segmentos e portes.
Tudo isto por conta de sua eficácia e eficiência na gestão da qualidade dos negócios.
A base de criação para a técnica se dá no Japão Pós Guerra, que precisou encontrar formas de se levantar sem possuir grandes gastos e com a mesma qualidade.
O Seis Sigma é fruto destas criações pós guerra, bebendo muito de métodos como o Ciclo PDCA.
Objetivo da Metodologia
A metodologia Seis Sigma possui três objetivos diretos como solução para os negócios.
O primeiro é a redução de custos nos processos produtivos e também na comercialização dos serviços.
Este processo é realizado no dia a dia, contudo, deve ser mantido uma otimização nos produtos e processos, através de uma melhoria contínua.
Sendo este o segundo objetivo, ou seja, um objetivo é ligado ao outro de forma direta no negócio.
Por último, o negócio foca em manter e se possível elevar a satisfação dos clientes.
De uma maneira geral então, o Seis Sigma trabalha para reduzir custos, buscando a otimização dos produtos e serviços garantindo a satisfação dos clientes.
É importante que fique bem claro na mente do empreendedor estes objetivos.
Pois, a partir disso ele pode acompanhar e descobrir se os resultados estão sendo atingidos de forma real e eficaz.
Aplicação da Técnica
Como dito o Seis Sigma utiliza-se muito de metodologias que se inspiram no ciclo PDCA, e ferramentas de gestão empresarial.
Um dos principais métodos para aplicação da metodologia é o chamado DMAIC, veja abaixo o passo a passo da aplicação da sigla:
1 – Define the Problem – Definição
Defina o problema de acordo com as avaliações de clientes e colaboradores, assim como o projeto com os dados obtidos.
2 – Measure key aspects – Medição
Mensure a partir dos dados coletados o impacto das ações já realizadas e do processo como um todo.
3 – Analyse the Date – Análise
Depois de coletar e levantar todos os resultados, chegou o momento de analisar o impacto dos problemas no negócio.
Lembrando que, aqui deve ser feito um trabalho para identificar a causa raiz do problema.
4 – Improve the process – Melhoria
Depois de identificado, mensurado e analisado o problema, seu impacto e causa raiz este é o momento de propor a solução.
Sem se esquecer, é claro, que a solução de problemas deve atacar a raiz dos mesmos e não somente seus efeitos sobre a organização.
5 – Control – Controle
Toda ação deve ser acompanhada de perto, por isso este é um passo essencial: o de controle dos resultados alcançados.
A partir disso, você consegue manter as ações com o mesmo nível de eficácia.
Assim como aplicar melhorias no processo como um todo.
Processo de aplicação
Depois de conhecido o DMAIC, agora é preciso investir em organização para a aplicação da metodologia.
Para isso, organize a aplicação em três etapas bem definidas:
- Desenvolvimento do Projeto
- Execução do Projeto
- Finalização do Projeto
Cada etapa possui sua particularidade e depende de uma certa atenção específica do gestor e do responsável pela ação.
A primeira etapa de desenvolvimento, serve para o planejamento e primeiros dados obtidos na aplicação da técnica.
Por isso, é uma etapa crucial onde entram cálculos matemáticos e estatísticos para a melhoria da organização.
Deve haver engajamento de todos os colaboradores, assim como definição de metas e modos de mensuração do processo.
Já a etapa de execução é onde devem ser identificados os resultados dos processos, assim como falhas e pontos de melhorias.
A partir disto são estabelecidas novas estratégias e processos a serem aplicados dentro do negócio.
No processo de finalização do projeto é o momento de descobrir se as ações atingiram os resultados esperados.
Uma vez que, se a organização não está vendo reais melhoras, é preciso repensar o que foi aplicado.
Escala Seis Sigma
É muito comum que os negócios criem durante o projeto Seis Sigma, uma escala de importância e impacto do problema na empresa.
Por exemplo, o gestor pega a quantidade total da produção diária e a média de erros para este total.
Dessa forma, de acordo com a média apresentada, é criada uma escala de 1 a 6 de sigmas.
E assim o que estiver mais alto, significa que está com maior probabilidade de erros.
Ou seja, quando sua empresa estiver no grau 6 de sigmas significa que houve diminuição de erros e maior sucesso.
E quando estiver no grau 1 de sigmas há um grau alto de erros e falhas durante os processos.
Para a utilização no negócio, pegue a quantidade de produção ou lucro esperado e verifique o nível de perdas.
Construa uma escala ideal de seis níveis de perdas para que se obtenha o sucesso na empresa.
Benefícios da aplicação do Seis Sigma
O Seis Sigma é uma técnica de gestão empresarial quantitativa, estruturada e disciplinada.
Quantitativa porque trabalha baseado em dados estatísticos do impacto dos problemas no negócio.
Estruturada, pois utiliza uma metodologia para solução dos problemas: o DMAIC.
E por último, é disciplinada por exigir um tempo de trabalho e dedicação para aplicação da metodologia.
A partir disso, pode-se definir e elencar os benefícios oferecidos pelo Seis Sigma:
- A técnica proporciona redução de custos operacionais e organizacionais;
- Além disso, há uma gradativa melhoria nos processos de produção e entrega de serviços.
- Também é bem trabalhada a satisfação e retenção de clientes;
- Diminuição de erros nos processos e atividades desnecessárias;
- Mudança da cultura da empresa, assim como nos processos.
São diversos os benefícios de gestão para a empresa que investe no processo de Seis Sigma.
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2 Comentário(s)
Na explicação da escala 6 sigma, vc troucou os valores de referencias do padrão do nível de qualidade sigma pois quanto maior o número de DPMO é melhor a taxa de conformidade e é maior o valor do sigma, portanto:
(6 Sigma tem um valor de DPMO de 3,4 e com um a taxa de conformidade de 99,9966%)
Olá Diego,
Realmente houve um erro de digitação no texto em referência a escala de Seis Sigma.
Agradecemos a contribuição!