Seis Sigma: Conheça esta metodologia desenvolvida pela Motorola

Diogo Oliveira - 15/03/2019 - 2 Comentário(s)

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A metodologia Seis Sigma é uma excelente ferramenta de melhoria na entrega de produtos e serviços, além de aumento da satisfação dos clientes.

Criado pela Motorola, o método foi popularizado por Jack Welch da GE – General Electronics.

O objetivo é reduzir os custos do negócio, a fim de otimizar os produtos e/ou serviços com foco na satisfação do cliente.

Acompanhe neste artigo tudo sobre o Seis Sigma e como implementar a tecnologia criada pela Motorola no seu negócio.

Contextualizando a técnica de Seis Sigma

O termo Seis Sigma ou Six Sigma em inglês representa uma escala de qualidade de produtos e/ou serviços.

A base se dá pelo nome da 18º letra do alfabeto grego – Sigma – que além disso, é uma medida de variação utilizada na área de estatística.

Foi assim, que a técnica Seis Sigma foi criada como uma ferramenta de gestão empresarial.

Sua finalidade é reduzir gastos, garantindo a melhoria dos produtos e/ou serviços, contudo, mantendo os níveis de satisfação dos clientes.

A técnica surgiu na década de 1980 das mãos de Bill Smith da empresa Motorola e tornou-se mundialmente conhecida anos depois.

Isto porque, em 1995 Jack Welch da General Electronics implementou a técnica na empresa.

Com isso, ele fez com que a metodologia ganhasse forças no campo empresarial.

De lá pra cá, o Seis Sigma tornou-se famoso em empresas de diferentes segmentos e portes.

Tudo isto por conta de sua eficácia e eficiência na gestão da qualidade dos negócios.

A base de criação para a técnica se dá no Japão Pós Guerra, que precisou encontrar formas de se levantar sem possuir grandes gastos e com a mesma qualidade.

O Seis Sigma é fruto destas criações pós guerra, bebendo muito de métodos como o Ciclo PDCA.

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Objetivo da Metodologia

A metodologia Seis Sigma possui três objetivos diretos como solução para os negócios.

O primeiro é a redução de custos nos processos produtivos e também na comercialização dos serviços.

Este processo é realizado no dia a dia, contudo, deve ser mantido uma otimização nos produtos e processos, através de uma melhoria contínua.

Sendo este o segundo objetivo, ou seja, um objetivo é ligado ao outro de forma direta no negócio.

Por último, o negócio foca em manter e se possível elevar a satisfação dos clientes.

De uma maneira geral então, o Seis Sigma trabalha para reduzir custos, buscando a otimização dos produtos e serviços garantindo a satisfação dos clientes.

É importante que fique bem claro na mente do empreendedor estes objetivos.

Pois, a partir disso ele pode acompanhar e descobrir se os resultados estão sendo atingidos de forma real e eficaz.

Aplicação da Técnica

Como dito o Seis Sigma utiliza-se muito de metodologias que se inspiram no ciclo PDCA, e ferramentas de gestão empresarial.

Um dos principais métodos para aplicação da metodologia é o chamado DMAIC, veja abaixo o passo a passo da aplicação da sigla:

1 – Define the Problem – Definição

Defina o problema de acordo com as avaliações de clientes e colaboradores, assim como o projeto com os dados obtidos.

2 – Measure key aspects – Medição

Mensure a partir dos dados coletados o impacto das ações já realizadas e do processo como um todo.

3 – Analyse the Date – Análise

Depois de coletar e levantar todos os resultados, chegou o momento de analisar o impacto dos problemas no negócio.

Lembrando que, aqui deve ser feito um trabalho para identificar a causa raiz do problema.

4 – Improve the process – Melhoria

Depois de identificado, mensurado e analisado o problema, seu impacto e causa raiz este é o momento de propor a solução.

Sem se esquecer, é claro, que a solução de problemas deve atacar a raiz dos mesmos e não somente seus efeitos sobre a organização.

5 – Control – Controle

Toda ação deve ser acompanhada de perto, por isso este é um passo essencial: o de controle dos resultados alcançados.

A partir disso, você consegue manter as ações com o mesmo nível de eficácia.

Assim como aplicar melhorias no processo como um todo.

Processo de aplicação

Depois de conhecido o DMAIC, agora é preciso investir em organização para a aplicação da metodologia.

Para isso, organize a aplicação em três etapas bem definidas:

  1. Desenvolvimento do Projeto
  2. Execução do Projeto
  3. Finalização do Projeto

Cada etapa possui sua particularidade e depende de uma certa atenção específica do gestor e do responsável pela ação.

A primeira etapa de desenvolvimento, serve para o planejamento e primeiros dados obtidos na aplicação da técnica.

Por isso, é uma etapa crucial onde entram cálculos matemáticos e estatísticos para a melhoria da organização.

Deve haver engajamento de todos os colaboradores, assim como definição de metas e modos de mensuração do processo.

Já a etapa de execução é onde devem ser identificados os resultados dos processos, assim como falhas e pontos de melhorias.

A partir disto são estabelecidas novas estratégias e processos a serem aplicados dentro do negócio.

No processo de finalização do projeto é o momento de descobrir se as ações atingiram os resultados esperados.

Uma vez que, se a organização não está vendo reais melhoras, é preciso repensar o que foi aplicado.

Escala Seis Sigma

É muito comum que os negócios criem durante o projeto Seis Sigma, uma escala de importância e impacto do problema na empresa.

Por exemplo, o gestor pega a quantidade total da produção diária e a média de erros para este total.

Dessa forma, de acordo com a média apresentada, é criada uma escala de 1 a 6 de sigmas.

E assim o que estiver mais alto, significa que está com maior probabilidade de erros.

Ou seja, quando sua empresa estiver no grau 6 de sigmas significa que houve diminuição de erros e maior sucesso.

E quando estiver no grau 1 de sigmas há um grau alto de erros e falhas durante os processos.

Para a utilização no negócio, pegue a quantidade de produção ou lucro esperado e verifique o nível de perdas.

Construa uma escala ideal de seis níveis de perdas para que se obtenha o sucesso na empresa.

Benefícios da aplicação do Seis Sigma

O Seis Sigma é uma técnica de gestão empresarial quantitativa, estruturada e disciplinada.

Quantitativa porque trabalha baseado em dados estatísticos do impacto dos problemas no negócio.

Estruturada, pois utiliza uma metodologia para solução dos problemas: o DMAIC.

E por último, é disciplinada por exigir um tempo de trabalho e dedicação para aplicação da metodologia.

A partir disso, pode-se definir e elencar os benefícios oferecidos pelo Seis Sigma:

  • A técnica proporciona redução de custos operacionais e organizacionais;
  • Além disso, há uma gradativa melhoria nos processos de produção e entrega de serviços.
  • Também é bem trabalhada a satisfação e retenção de clientes;
  • Diminuição de erros nos processos e atividades desnecessárias;
  • Mudança da cultura da empresa, assim como nos processos.

São diversos os benefícios de gestão para a empresa que investe no processo de Seis Sigma.

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2 Comentário(s)

  • Diego Serra disse:

    Na explicação da escala 6 sigma, vc troucou os valores de referencias do padrão do nível de qualidade sigma pois quanto maior o número de DPMO é melhor a taxa de conformidade e é maior o valor do sigma, portanto:

    (6 Sigma​ tem um valor de DPMO de 3,4​ e com um a taxa de conformidade de 99,9966%​)

    • Diogo Oliveira disse:

      Olá Diego,

      Realmente houve um erro de digitação no texto em referência a escala de Seis Sigma.
      Agradecemos a contribuição!

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