Matriz BCG: Saiba o que é, exemplos e como fazer

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A Matriz BCG é uma ferramenta muito famosa na gestão de marketing de uma empresa, além de ser uma técnica simples de ser aplicada.

Esta metodologia é utilizada para entender o ciclo de vida dos produtos, sua participação e crescimento no mercado.

Sua aplicação em uma empresa ajuda na formação de estratégias e ações de marketing.

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Acompanhe este artigo e entenda mais sobre a Matriz BCG para assim, aplicá-la em seu negócio.

O que é Matriz BCG?

A Matriz BCG é uma metodologia de marketing criada por Bruce Henderson na década de 70, para analisar graficamente os produtos de uma empresa ou marca e seu desempenho no mercado.

O nome BCG vem da empresa de consultoria em que Bruce trabalhava, a Boston Consulting Group.

A metodologia é dividida em duas partes, sendo:

  • Crescimento do mercado
  • Participação relativa do mercado

Seu objetivo é verificar o desempenho de cada produto e ajudar nas decisões de estratégias de mercado, além de outras decisões importantes.

Ela ajudará na reciclagem do ciclo de vida do produto, identificará oportunidades e ajudará no crescimento do negócio.

Ou seja, é a ferramenta ideal para visualizar a carteira de produtos de uma empresa de forma simples e didática.

Entenda como funciona a Matriz BCG

Como dito anteriormente, a Matriz BCG é uma metodologia gráfica que define a participação e crescimento dos produtos no mercado.

A classificação dos produtos é feita a partir de quatro categorias: Estrela, Ponto de Interrogação ou Em Questionamento, Vaca Leiteira e Abacaxi.

Verifique na figura abaixo como é é realizada a distribuição na matriz:

Entenda a seguir o que significa cada categoria da Matriz BCG:

Ponto de Interrogação ou Em Questionamento

A categoria ponto de interrogação ou em questionamento corresponde aos produtos que ainda não geram muito lucros.

Geralmente, são os produtos que estão em fase de lançamento com exploração de um nicho novo.

Por falta de conhecimento do público e sem mercado definido, a adesão dos produtos é baixa.

Porém, é muito importante explorar novos segmentos e novos produtos, pois assim, é uma forma de crescimento para a empresa, além de manter o mercado aquecido.

Mesmo que seja um risco, é possível que o produto se torne uma vaca leiteira, mas também pode acabar sendo um abacaxi nas mãos do empresário.

Estrela

A categoria Estrela é correspondente aos produtos com alto crescimento e alta participação de mercado.

Ou seja, são os produtos líderes de mercado, as estrelas do portfólio de produtos da empresa, portanto, exigem grande investimento da mesma devido ao crescimento.

São produtos com grande potencial, porém, ainda sem estabilidade no mercado, mas com grandes chances de se tornarem vacas leiteiras.

Vaca Leiteira

Esta categoria corresponde a produtos indispensáveis com mercado consolidado, gerando assim pouco custo para a empresa.

Ou seja, são produtos bem estabelecidos no mercado que se vendem sozinhos, por serem conhecidos pelos consumidores, portanto, geram lucro naturalmente.

Esta é a categoria mais almejada da Matriz BCG, mas, dificilmente um produto fará parte desta categoria assim que lançado.

Abacaxi

Nesta categoria são correspondentes produtos com baixa participação de mercado, ou seja, são produtos que estão no final de sua vida .

Estes produtos já não são considerados inovadores e devido a sua qualidade, também não tem mais crescimento de mercado e as vendas são baixas.

Se um produto oferecido pela empresa deixou de ter potencial, não vende mais e o investimento do mesmo é alto, é hora de tirá-lo do mercado.

Estágios do ciclo de vida de um produto

Todas estas categorias estão ligadas com quatro estágios fundamentais no ciclo de vida de um produto.

Verifique abaixo quais são os estágios:

Introdução: Neste estágio as vendas são baixas, assim como o lucro, além disso, é necessário um alto investimento por parte da empresa, pois, o produto apresenta potencial.

Crescimento: Neste estágio, a aceitação do público e o crescimento aumenta, porém, ainda é necessário um alto investimento.

Maturidade: Neste estágio as vendas se mantém estáveis e o produto está consolidado no mercado, não exigindo grandes investimentos.

Declínio: Neste estágio as vendas caem e o lucro também, o produto já não tem mais potencial e não conquista novos consumidores.

Saiba como criar sua Matriz BCG

Após conhecer cada categoria e etapa de uma matriz e saber como funcionam, é hora de fazer a Matriz BCG de seu negócio.

Veja o passo passo a seguir:

Conheça seu portfólio e liste seus produtos

Primeiro, é necessário conhecer muito bem todos os produtos presentes em seu portfólio para todos serem analisados.

Então, liste-os de acordo com a ordem crescente de vendas de cada produto, para que assim ele possa ser aplicado corretamente na matriz.

Desenhe um gráfico cartesiano

Para desenhar um gráfico cartesiano, basta fazer uma linha vertical e uma linha horizontal, que se cruzam no meio, em um ângulo reto de 90º.

Como no exemplo abaixo:

matriz bcg 3

A linha vertical representa a taxa de crescimento do mercado e a linha horizontal representa a participação relativa de seu produto.

Para os valores de cada linha não existe uma fórmula, por exemplo, a taxa de crescimento pode ser de 0 a 10%, já a participação de mercado depende do concorrente mais direto.

A marcação da linha horizontal começa do lado esquerdo, marque 10x na ponta, 1x no meio e termine com 0,1x.

Logo nomeie as categorias como: Estrela (superior esquerdo), Interrogação (superior direito), Vaca leiteira (Inferior esquerdo) e Abacaxi (Inferior direito).

Classifique seus produtos

É hora de pegar todos os seus produtos e verificar todas as taxas de participação e crescimento no mercado.

Analise todas as informações e números sobre os produtos, assim, será possível classificá-los dentro da matriz BCG.

Estabeleça estratégias de ação

Após classificar todos os produtos da empresa/marca, pense em estratégias para todos, mantenha os produtos estrelas e vacas leiteiras e elimine os abacaxis.

Porém, faça a análise detalhada e não se precipite nas decisões, pois, um produto potencial pode ser descartado sem necessidade.

Exemplos de Matriz BCG

Confira abaixo 2 exemplos de marcas famosas e 4 produtos de cada, em suas devidas categorias e posicionamento no mercado.

Coca-cola

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Nestle

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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