lupa
Mouse

Como Funciona o Marketing em Empresas de Serviço

Flávia Scalon - 09/01/2020 - 0 Comentário(s)

O Marketing em Empresas de Serviço aborda questões e prioridades específicas das empresas que oferecem algum tipo de serviço.

Diferente do marketing de serviços, o marketing para produto é algo palpável. Ou seja, o produto pode ser tocado, sentido, adquirido e armazenado como propriedade.

Já o marketing para empresas de serviços é conhecido como intangível. Isso significa que ele foca em determinadas ações para gerar valor ao seu cliente.

O setor de serviços impulsiona a economia ajudando a gerar nosso produto interno bruto (PIB).

A cada ano é reforçado a afirmação que o desenvolvimento do nosso país passa pelas empresas de serviços.

Por causa da importância dessas empresas para a economia, empresários e especialistas em marketing enxergaram a necessidade de aderir novas práticas para esse tipo de empresas.

E foi assim que surgiu o marketing de serviços. Continue lendo e saiba como ele pode ser útil para a sua empresa.

Como Funciona o Marketing de Serviços?

Apesar do marketing de serviço ser um nicho específico, ele não foge do objetivo principal do marketing de sua empresa.

A função do marketing é identificar e analisar o potencial de lucro de sua empresa para que ela ofereça e atenda às necessidades e desejos de um grupo de pessoas.

Para que isso aconteça, ele busca métodos para divulgar as vantagens e os impactos de seus serviços para a vida de um cliente.

Suas táticas são baseadas na comunicação direta com seu público-alvo, desde a publicação de newsletter informativa até o envio de SMS e propaganda com veiculação em massa.

Com a intenção de estruturar essas estratégias, levando em conta os serviços oferecidos, o mais recomendado é elaborá-las com base nos 7 P’s.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Quais são os 7 P’s do marketing de serviços?

O marketing tradicional conta com 4 P’s e o marketing de serviços conta com mais três. Entenda cada um deles a seguir.

Produto

O primeiro P se refere a promessa e entrega que determinado produto tem para agregar valor ao seu cliente.

Ele deve ser constituído priorizando vantagens e benefícios que pode gerar ao cliente.

Dessa forma ele torna o seu produto uma oferta palpável e tangível.

Uma pessoa só conhecerá a qualidade de serviços de limpeza após usá-lo, pois não tem como experimentar ou trocar esse produto antes de contratá-lo, por exemplo.

Preço

Alguns serviços não envolvem custos adicionais na sua execução, e isso pode gerar uma falsa sensação de que 100% do valor de um serviço é lucro.

Isso acontece pois não mensuramos os custos indiretos, como manutenção de espaço e prestação de serviço, ou deslocamento do profissional.

Além de riscos que ele está assumindo para executar aquele trabalho, por exemplo.

Por isso, uma das tarefas mais difíceis do marketing de serviços é determinar um valor que consiga cobrir custos de profissionais envolvidos na execução de um trabalho.

Assim como somar despesas com o fornecimento de serviços e não exagerar no valor final que chega ao público.

Praça

A praça é composta por dois fatores: o local onde o serviço será prestado e os canais que ele será divulgado e ofertado.

Assim, para o serviço executado na casa de um cliente, o prestador de serviço precisará se preocupar com os aspectos relacionados à locomoção e transporte de ferramentas mais usadas nesse serviço.

Outra oferta é executar esse serviço a distância, para estar livre de pensar nesses aspectos.

Pensar na praça é a resolução de como atrair seus clientes e em quais locais eles serão oferecidos.

Promoção

Para promover um serviço, é preciso criar estratégias de divulgação para atrair e fidelizar futuros clientes potenciais.

Essa fase envolve meios convencionais e digitais, de acordo com as características do serviço e do público-alvo.

É importante que a divulgação reforce os diferenciais dos serviços prestados de forma inovadora, que te aproxime da persona.

É fundamental que a empresa encontre o tom adequado para a sua empresa.

Processos

Os processos são os métodos e fluxos de trabalho responsáveis pela padronização no serviço ofertado.

O processo garante que os resultados aos clientes sejam satisfatórios de forma eficiente e que a margem de lucro não seja desperdiçada com retrabalhos.

Os processos funcionam para aumentar a percepção do trabalho que será entregue com sucesso e com pouco risco de fracassos.

Pessoas

Oferecer um serviço de qualidade exige a contratação e treinamento de profissionais competentes.

Esse elemento adicional do marketing tem como foco a satisfação dos clientes.

Para que isso funcione em sua empresa, treine os funcionários para que durante os processos, mostre como o cliente é importante para o seu negócio.

Palpabilidade

A palpabilidade permite tornar o seu serviço intangível em algo palpável. Ela é a principal função do marketing para empresas de serviços.

É criada por princípios visuais e/ou auditivos do serviço prestado. A exibição de imagens e vídeos com clientes dando demonstrações e evidências, torna o seu serviço palpável.

O marketing para empresas de serviços é importante, pois cria um diferencial competitivo, lança inovações, além de tornar a sua empresa uma referência para seus clientes.

Controle toda a sua Gestão de forma qualificada com os softwares da Soften

Assim como investir em marketing de serviços, adquirir um software é um investimento para uma gestão qualificada na empresa.

Isto é, as funcionalidades que um sistema permite ajudam no gerenciamento de qualquer empreendimento.

Pois, é possível controlar estoque, finanças, vendas, caixa, emissão de documentos, entre muitas outras coisas.

Por isso, a Soften disponibiliza softwares otimizados, com diversas vantagens agregadas, como suporte técnico, treinamento e atendimento humanizado.

Para saber mais sobre os dois sistemas oferecidos – Soften Siem e GerencieAquientre em contato com os atendentes comerciais da Soften.

Continue acompanhando o Blog e as Redes Sociais: FacebookInstagram, TwitterLinkedin e Youtube.

Dúvidas ou sugestões? Deixe o comentário abaixo!

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa.

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!