Estratégia X Tática: Veja Quais as Diferenças entre os Dois

Flávia Scalon - 31/10/2019 - 1 Comentário(s)

Mouse

Todo empresário já se questionou qual a diferença entre estratégia x tática, ambas possuem conceitos diversos, sendo de suma importância saber suas diferenças na hora de gerenciar um negócio.

Seja uma empresa virtual ou física, principalmente para o Marketing Digital é essencial ter conhecimento destas para realizar suas ações com mais precisão.

Nesse artigo, iremos te ajudar a entender cada um desses conceitos, pontuando as suas diferenças, importâncias, de forma clara para que você os aplique no seu dia a dia.

Estratégia X Tática: Conceito

Estratégia

Existem inúmeras posições quanto a conceituação de estratégia e tática.

Por exemplo: na Administração o conceito de estratégia variam de técnicas que visam mudar o poder da empresa em relação à concorrência.

Alguns ainda compreendem como um conjunto de decisões, que determinam o comportamento a ser exigido em um determinado espaço de tempo.

Uma forma de prever o futuro a favor do empreendimento, com base em informações e procedimentos personalizados para o fim pretendido.

A estratégia também pode ser vista como uma ideia de “intenção” e com projeções práticas de ações futuras.

Se faz muito importante definir e compreender esse conceito, para que na hora de utilizar o marketing, esse seja voltado com regras e metas determinadas na estratégia, funcionando como um espécie de guia.

Com o marketing digital em alta é preciso ter uma estratégia sólida com uma posição atual que permita uma melhor trajetória das ações de divulgação.

Por meio da estratégia pode-se saber onde a sua empresa quer chegar e o caminho para alcançar esse lugar.

Tática

A estratégia é considerada como uma ferramenta abstrata com objetivos a longo prazo, enquanto a tática é concreta e baseada na melhor ação a tomar de imediato.

Muitos conceituam a tática como: o momento de saber o que fazer quando há o que fazer, e a estratégia seria o momento em que se sabe o que fazer quando não está se fazendo nada.

O termo tática seria destinado para método ou habilidade, para realizar com primazia o sucesso de um empreendimento.

Entre outras situações relativas a vida, seria uma espécie de organização, alinhamento, manobra dotada de habilidade.

A tática pode ser compreendida como a implementação da estratégia definida, ou seja, é preciso fazer as ações corretas para atingir a estratégia escolhida.

Diferenças entre Estratégia e Tática

Para que você consiga compreender a diferença entre estratégia e tática, é preciso que primeiro você entenda os conceitos acima.

Mas o que seria a principal diferença entre estratégia e tática?

Para explicar de forma clara e objetiva, a estratégia transmite a ideia das ações futuras realizadas por você com uma intenção já definida, por exemplo:

  • Aumentar as vendas do próximo semestre, conquistar mais clientes, aumentar a sua presença nas redes sociais, conseguir novos parceiros, expandir o território de atuação, entre outros.

Para isso, é preciso que ao definir a sua estratégia, você tenha não apenas uma posição administrativa atual, mas uma posição administrativa futura, com ideias e melhorias de um novo caminho, o qual a sua empresa irá conquistar em um determinado período.

Dependendo da escolha da tática você estará atuando para cumprir a sua estratégia. Percebeu que apesar de diferentes, elas trabalham juntas?

A tática funciona como uma espécie de habilidade na qual você consegue conduzir da melhor maneira possível o seu negócio ou ações para que a sua estratégia seja alcançada.

Entendendo a Diferença na Prática

Para ficar mais claro como atuam a tática e estratégia, serão explanados alguns casos abaixo:

Estratégia do Produto

Um exemplo muito simples de compreender é a estratégia de acordo com a concorrência do mercado.

Pois, este exige que a sua empresa apresente novos e melhores produtos e/ou serviços para acompanhar as demandas.

Por exemplo: a Microsoft e a Apple são criadoras de sistemas operacionais de computadores, ambas competem com várias táticas quando o assunto é a preferências dos consumidores.

A tática da Microsoft sempre foi ser uma fabricante de softwares que disponibiliza um sistema operacional para os fabricantes de computadores para uso em seus produtos.

Por outro lado a tática da Apple é manter o seu próprio sistema operacional e fabricar a sua própria marca de computadores.

Compreende que ambas as empresas conseguem atingir os seus objetivos estratégicos de crescer no segmento de computação, porém com diferenças significativas entre as suas estratégias e táticas.

Estratégia de Marketing

Ainda utilizando as mesmas empresas como exemplo, vemos que a estratégia de marketing de ambas visa atingir consumidores específicos com o uso de táticas de publicidade criadas para dominar um determinado setor do mercado.

A Microsoft e a Apple dominaram o mercado de softwares para criação de textos, planilhas, e-mail, entre outros, vindo a ser indispensável para suprir as necessidades das empresas.

E a Apple conseguiu atingir o mercado do design tecnológico, o que por sua vez, deu aos produtos da marca uma renomada reputação entre as pessoas que trabalham na área, de forma que ambas empresas conquistaram partes diferentes do mercado.

Sendo apenas para um departamento ou para toda a empresa, para um negócio de grande ou médio porte ter definido as suas estratégias e táticas, é fundamental a sobrevivência da empresa.

É primordial que você defina a qual posição a sua empresa deseja chegar, ou seja utiliza a estratégia para tal e para encontrar os caminhos que precisa percorrer, faz uso de táticas.

Crie uma estratégia para alcançar seus objetivos e esteja pronto para mudá-la quando o mercado pedir, e tenha táticas flexíveis que irão te auxiliar a colocar as suas ações em prática.

Materiais-gratuitos

Estratégias e Tática se Complementam

Apesar de muitos confundirem estratégia e tática, ambas as ferramentas são coisas diferentes.

Sendo muito importante que você empresário, saiba de forma clara como utilizar e formular um planejamento estratégico de negócios, para que assim possa atingir os seus objetivos.

Vimos que a estratégia é um caminho para alcançar uma meta e as táticas são as ações realizadas para atingir essa estratégia.

Sendo possível ter inúmeras formas de estratégia e táticas para atingir metas específicas.

A estratégia tem que ser utilizada para o planejamento coordenado de um conjunto de ações que buscam determinados objetivos de longo prazo.

Isto é, tudo aquilo que uma empresa faz para conseguir alcançar a sua visão de futuro.

E a tática vem a ser uma manobra utilizada em curto ou médio prazo para chegar perto do principal objetivo, ou seja, é o meio de concretizar a estratégia.

Adicione um software de gestão para complementar suas estratégias e táticas

Para que todos os processos, táticas e estratégias sejam realizados com maior facilidade e competência, é importante investir em um sistema empresarial.

A Soften disponibiliza softwares para gestão fiscal e empresarial, com funcionalidades específicas, como:

  • Emissão de documentos fiscais (NFe, NFCe, SAT, CTe, MDFe);
  • Controle financeiro;
  • Controle de Estoque;
  • Controle Comercial.

Além dessas, os sistemas oferece diversas outras funções, assim como implantação, treinamento e suporte técnico.

Entre em contato e saiba ainda mais sobre todos os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Para acompanhar outro artigos do Blog, continue visitando-o todos os dias, assim como as Redes Sociais: FacebookInstagram, TwitterLinkedin e Youtube.

Comente abaixo em caso de dúvidas ou sugestões!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário(s)

Economize tempo e dinheiro

Oferecemos soluções para Gestão Fiscal, Financeira, Comercial e Gestão de Estoque

Adquira o melhor sistema de gestão empresarial e promova o crescimento da sua empresa.

Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!