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Como fazer Entrada de Compra no GerencieAqui

Bianca Fernandes - 11/11/2021 - 0 Comentário(s)

Acompanhe este guia e aprenda como fazer Entrada de Compra no Soften GerencieAQUI.

Nessa série apresentaremos tutoriais sobre diversas funcionalidades disponíveis em nosso software ERP online, o GerencieAqui.

Como fazer Entrada de Compra no GerencieAqui?

Quando há necessidade de dar entrada de itens no estoque, mas efetivamente não houve a emissão de uma nota fiscal por parte do fornecedor, devemos criar uma entrada de compra.

Então, acesse a guia Estoque e clique na opção Compras.

Em seguida, na interface da janela Compras, clique no botão NOVA COMPRA.

A janela Nova Compra surgirá.

É possível alterar a Data de criação, caso necessário.

Então, indique o Fornecedor e o Produto que está sendo adquirido, complementando com a Quantidade e Valor Unitário.

O campo Valor Total especifica o montante gasto na aquisição desse item, sendo proporcional a relação Quantidade X Valor Unitário.

Então, conclua a ação clicando no botão INSERIR PRODUTO.

Em seguida, repita a operação para todos os itens relacionados a este pedido de compra.

O item se apresentará na listagem logo abaixo.

Caso haja algum erro no produto inserido, é possível proceder a exclusão clicando no X (vermelho).

Forma de Pagamento

Em seguida, vamos configurar a Forma de Pagamento.

Defina a Data de pagamento especificando o vencimento, que pode ser a data de criação do documento ou uma data futura.

O número de Parcelas pode ser alterado no campo de mesmo nome.

Obs: caso o pagamento seja à vista, mesmo que em data futura (parcela única), mantenha o preenchimento padrão do sistema (número 1).

Então, as informações serão discriminadas na listagem abaixo.

Existe a opção de indicar se o pagamento de determinada parcela já ocorreu, clicando no botão SIM (NÃO), presente na coluna PAGO, que se alternam por essa ação.

Além disso, caso o fornecedor tenha concedido um desconto na aquisição desses itens, o mesmo pode ser especificado no campo Valor do desconto.

Em seguida, após conferir todas as informações, confirme o registro clicando no botão SALVAR.

O GerencieAqui retornará para a tela de COMPRA, evidenciando o documento gerado.

Além disso, é possível emitir uma cópia (PDF) desse pedido de compra através do ícone da impressora.

E então, clicando na setinha à extrema direita, é possível ter acesso a duas outras opções: Ver Contas a Pagar e Estornar Finança.

Toda entrada de compra gerada faz o lançamento da quantidade de itens que o compõem no estoque e também de uma entrada nas contas a pagar (controle financeiro).

Estornar Finança permite que exclua-se essa entrada no módulo financeiro, em caso de anulação do mesmo, evitando que ocorram cobranças inadequadas.

Como excluir Entrada de Compra no Soften GerencieAqui?

Para que possamos excluir uma Entrada de Compra é necessário estornar a finança gerada pela criação do documento.

Porém, essa exclusão somente será possível se a conta a pagar gerada estiver com o status VENCIDO ou A VENCER.

Caso o status seja PAGO, devemos alterá-lo para uma das situações anteriores.

Vamos proceder a essa verificação acessando a opção Ver Contas a Pagar pela setinha à direita do referido documento.

Então, a janela do módulo financeiro surgirá, discriminando o status da conta a pagar criada por essa entrada de compra.

Neste caso, podemos observar o status PAGO, o que inviabiliza a exclusão da entrada de compra associado.

Para alterá-lo, clique sobre o nome da conta a pagar.

A janela Editando a despesa surgirá.

Em seguida, desmarque a caixa de seleção Pago, clicando sobre ela.

Conclua a ação através do botão SALVAR.

Se a data de vencimento já ocorreu, o status VENCIDO será mostrado. Caso contrário, será apresentado o status A VENCER.

Retorne a tela de COMPRA, acesse novamente o menu da setinha localizada à direita do pedido e clique na opção Estornar Finança.

O Soften GerencieAQUI questionará se você realmente deseja estornar a finança do registro.

Clique em SIM.

Clique sobre o nome do Fornecedor para acessar a janela de edição dos dados desse pedido de compra.

Na janela Alterar Compra, na região inferior, clique sobre o botão EXCLUIR.

Uma mensagem surgirá, perguntando se a compra deve mesmo ser excluída.

Clique em SIM.

Pronto! A Entrada de Compra foi excluído com sucesso.

Te restou alguma dúvida? Entre em contato com nosso suporte técnico pelo chat. Além disso, estamos disponíveis pelo telefone, Whatsapp (17) 98146-1273 e e-mail suporte@softensistemas.com.br.

Teremos prazer em te ajudar!

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Até a próxima!

Bianca Fernandes

Bianca tem 20 anos. Aqui na Soften, atuou no setor comercial e foi convidada para reforçar o nosso time de Marketing. É uma das responsáveis pela produção de conteúdo e uma das mais novas autoras do nosso Blog. Nas horas vagas curte ler, ouvir música, ver filmes e viajar. Além de adorar conversar e debater sobre assuntos diversos.

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