Você é microempreeededor individual (MEI) e tem dúvidas sobre a necessidade de usar certificado digital? Esse documento eletrônico serve como uma assinatura digital para pessoas físicas e jurídicas.
E conforme dados do Governo Federal, há mais de nove milhões de certificados ativos no Brasil. Mas para que serve um certificado digital afinal?
A emissão desse documento permite a uma empresa realizar transações fiscais de maneira segura, através da Internet.
Então, se você é MEI e quer saber se precisa ter um certificado digital, o melhor a fazer é analisar os tipos de produtos ou serviços que sua empresa oferece, bem como quais operações realiza.
Certificado digital é obrigatório para MEI?
De acordo com a lei vigente em nosso país, MEIs não tem obrigatoriedade de emitir o certificado digital. Mas, o empreendedor deve emitir Nota Fiscal mediante a comercialização de produtos ou a realização de serviços.
Por exemplo, o MEI que presta serviços para outras empresas pode usar o certificado digital pelos seguintes motivos:
– Evita a burocracia;
– Torna o processo mais simples;
– E garante transações autênticas por meio da Internet.
Portanto, mesmo que o MEI não seja obrigado a fazer uso do certificado digital, é possível utiliza-lo como um recurso adicional para garantir que as transações digitais sejam feitas de forma mais profissional e segura.
Em quais situações um MEI deve usar o certificado digital?
O MEI deve usar o certificado apenas se decidir emitir Nota Fiscal Eletrônica. Isso porque esse documento é um recurso tecnológico atrelado à Nota Fiscal. E também é necessário para qualquer modelo de documento fiscal.
Portanto, seu uso não é obrigatório, mas sim opcional. E além disso, o MEI deve usar o certificado digital somente quando o cliente solicitar Nota Fiscal Eletrônica.
No entanto, as empresas que estão com o CNPJ inapto, suspenso ou cancelado, não podem obter o certificado.
Modelos de certificado para MEI
Há dois modelos de certificado digital disponíveis: o A1 e o A3. Então ambos realizam a mesma função que é assegurar e tornar válida as transações via Internet. Mas, eles possuem as seguintes diferenças:
Modelo A1
O modelo A1 é um arquivo digital que requer a instalação e armazenamento em um computador ou dispositivo móvel. E sua validade é de 1 ano, e pode ser usado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas que emitem Nota Fiscal Eletrônica.
Modelo A3
O modelo A3 requer o armazenamento em estruturas físicas como um cartão ou token. Então pode ser usado em qualquer computador. E em razão de ser portátil tem um preço mais elevado, tendo validade de até 5 anos.
Como possuir um certificado digital?
Os microempreendedores individuais interessados em obter um certificado digital devem procurar uma Autoridade Certificadora habilitada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil).
Mediante o pagamento de uma taxa, o certificado por ser obtido através do site oficial da certificadora, pelo do CPF ou CNPJ do solicitante. Mas para completar o pedido será necessário comparecer a uma das agências credenciadas com alguns documentos.
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Até a próxima!
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4 Comentário(s)
Excelente conteúdo, parabéns!
Agradecemos muito o elogio 🙂
Você tem artigos interessantes, vou ler mais.
Ficamos muito felizes em ajudar sempre que possível 😉