Certificado Digital para MEI é necessário? Entenda tudo sobre

Maria Luisa Brito - 14/05/2021 - 4 Comentário(s)

Mouse

Você é microempreeededor individual (MEI) e tem dúvidas sobre a necessidade de usar certificado digital? Esse documento eletrônico serve como uma assinatura digital para pessoas físicas e jurídicas.

E conforme dados do Governo Federal, há mais de nove milhões de certificados ativos no Brasil. Mas para que serve um certificado digital afinal?

A emissão desse documento permite a uma empresa realizar transações fiscais de maneira segura, através da Internet.

Então, se você é MEI e quer saber se precisa ter um certificado digital, o melhor a fazer é analisar os tipos de produtos ou serviços que sua empresa oferece, bem como quais operações realiza.

Certificado digital é obrigatório para MEI?

De acordo com a lei vigente em nosso país, MEIs não tem obrigatoriedade de emitir o certificado digital. Mas, o empreendedor deve emitir Nota Fiscal mediante a comercialização de produtos ou a realização de serviços.

Por exemplo, o MEI que presta serviços para outras empresas pode usar o certificado digital pelos seguintes motivos:

– Evita a burocracia;

– Torna o processo mais simples;

– E garante transações autênticas por meio da Internet.

Portanto, mesmo que o MEI não seja obrigado a fazer uso do certificado digital, é possível utiliza-lo como um recurso adicional para garantir que as transações digitais sejam feitas de forma mais profissional e segura.

Em quais situações um MEI deve usar o certificado digital?

O MEI deve usar o certificado apenas se decidir emitir Nota Fiscal Eletrônica. Isso porque esse documento é um recurso tecnológico atrelado à Nota Fiscal. E também é necessário para qualquer modelo de documento fiscal.

Portanto, seu uso não é obrigatório, mas sim opcional. E além disso, o MEI deve usar o certificado digital somente quando o cliente solicitar Nota Fiscal Eletrônica.

No entanto, as empresas que estão com o CNPJ inapto, suspenso ou cancelado, não podem obter o certificado.

Modelos de certificado para MEI

Há dois modelos de certificado digital disponíveis: o A1 e o A3. Então ambos realizam a mesma função que é assegurar e tornar válida as transações via Internet. Mas, eles possuem as seguintes diferenças:

Modelo A1

O modelo A1 é um arquivo digital que requer a instalação e armazenamento em um computador ou dispositivo móvel. E sua validade é de 1 ano, e pode ser usado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas que emitem Nota Fiscal Eletrônica.

Modelo A3

O modelo A3 requer o armazenamento em estruturas físicas como um cartão ou token. Então pode ser usado em qualquer computador. E em razão de ser portátil tem um preço mais elevado, tendo validade de até 5 anos. 

Como possuir um certificado digital?

Os microempreendedores individuais interessados em obter um certificado digital devem procurar uma Autoridade Certificadora habilitada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil).

Mediante o pagamento de uma taxa, o certificado por ser obtido através do site oficial da certificadora, pelo do CPF ou CNPJ do solicitante. Mas para completar o pedido será necessário comparecer a uma das agências credenciadas com alguns documentos.

E para você empresário, que busca ainda mais facilidade no dia a dia, nós da Soften Sistemas podemos te ajudar com isso.

Fornecemos um sistema completo para controle gerencial e para emissão de documentos fiscais. E o melhor de tudo, adquirindo ao Plano Anual do sistema, você ganha como bonificação um certificado digital modelo A1 gratuitamente para começar a emitir seus documentos.

Não perca mais tempo, solicite um teste agora mesmo no sistema e conheça suas funções.

Solicitar teste gratuito no sistema

E aí, gostou do texto? Então compartilhe-o com sua rede de contatos.

Ainda te resta alguma dúvida sobre o sistema? Então deixe um comentário e teremos prazer em te ajudar.

Continue nos acompanhando aqui no Blog e em nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentário(s)

Economize tempo e dinheiro

Oferecemos soluções para Gestão Fiscal, Financeira, Comercial e Gestão de Estoque

Adquira o melhor sistema de gestão empresarial e promova o crescimento da sua empresa.

Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!