A importância das vendas no cartão de crédito e nota fiscal para seu negócio

Guilherme Volpi - 23/06/2017 - 0 Comentário(s)

Mouse

As vendas no cartão de crédito e a emissão da nota fiscal são dois expedientes de extrema importância para qualquer empresa.

Afinal, enquanto o primeiro favorece a realização de negócios, o segundo atesta a regularidade fiscal na atuação do estabelecimento, ou seja, ambos facilitam a organização e o controle empresarial.

Neste artigo destacamos os principais pontos que comprovam a necessidade e a conveniência das duas práticas, que devem fazer parte do dia a dia de qualquer empreendedor.

Confira!

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

As vendas no cartão de crédito satisfazem o cliente

Com a concorrência acirrada, numa época em que várias empresas se lançam a explorar os mesmos nichos de mercado, a satisfação do cliente deve ser perseguida a qualquer custo.

Pequenos detalhes podem fazer toda a diferença na escolha do consumidor por um ou por outro estabelecimento, e a disponibilidade de diferentes formas de pagamento está entre os principais.

Nesse sentido, há bastante tempo, as vendas no cartão de crédito já não se apresentam como diferenciais competitivos, uma vez que já se tornaram uma prática comum e quase obrigatória.

Portanto, elas podem ser vistas uma condição básica no mercado atual, necessária para satisfazer às necessidades do consumidor.

Quem chega a um estabelecimento e encontra a possibilidade de efetuar o pagamento utilizando o cartão de crédito se sente mais satisfeito e mais em controle de suas despesas, o que logo nos remete ao próximo motivo que justifica a adoção desse recurso.

O cartão de crédito favorece as vendas

Mais satisfeito com o estabelecimento, o cliente fica à vontade para comprar. Sem a preocupação de não poder pagar pelas mercadorias ou pelos serviços, ele se concentra nas próprias necessidades e desejos. Assim, ele tende a gastar mais, o que é favorável aos negócios.

Vale considerar que, sem precisar lidar com dinheiro vivo, o consumidor também se sente mais livre para consumir. Afinal, para que a venda se concretize, ele não precisará tirar uma única nota do bolso: basta digitar a senha.

Facilita as vendas a crédito

As operadoras de crédito oferecem ao consumidor a possibilidade de parcelar as compras de maneira muito prática, sem a necessidade de preenchimento de fichas cadastrais ou demora na análise do crédito. Pelo contrário, a opção pela compra parcelada é rápida e muito simples.

O consumidor só precisa escolher o número de parcelas que atendem às necessidades dele e que estejam entre as opções oferecidas pelo estabelecimento.

O resto do processo é realizado sem preocupação com a emissão de boletos ou com o controle do pagamento, já que tudo é feito pela operadora do cartão de crédito, como parte do serviço contratado.

Esse também é um aspecto que favorece ainda mais as vendas. Diante da possibilidade de poder parcelar com tanta facilidade, o consumidor se sente mais seguro por poder incluir as despesas de forma equilibrada no próprio orçamento.

O cartão de crédito é mais seguro

Nos dias de hoje, quando os índices de criminalidade crescem em todo o Brasil, é preciso pensar constantemente na segurança. O cartão de crédito também oferece vantagens nesse sentido.

Por um lado, sem ter que portar grandes quantias em dinheiro ou andar com um talão de cheques no bolso, o consumidor fica menos exposto às ações dos ladrões e dos estelionatários que aplicam golpes frequentes na praça.

Por sua vez, sem tanto dinheiro vivo em caixa, a empresa que vende com cartão de crédito também fica mais protegida da ação dos bandidos.

Também é preciso considerar que, como esse método dispensa o uso do dinheiro, os pagamentos com cartão de crédito evitam que notas falsas sejam recebidas pelas empresas.

Figura Planilha Gratuita Fluxo de Caixa

Facilita os recebimentos

A necessidade de fazer recebimentos em dinheiro e de dar troco é um entrave no atendimento, principalmente nos estabelecimentos de maior movimento.

Nos horários de pico, o processo lento e a falta de dinheiro trocado acabam resultando em longas filas nos caixas, o que é péssimo para os negócios.

Com o cartão de crédito, esses transtornos podem ser minimizados e até eliminados. Como não depende da conferência das notas nem da contagem do dinheiro, o cartão de crédito agiliza o recebimento e também evita a necessidade de manter grande quantidade de troco no caixa.

Ajuda na organização da empresa

Todos os recebimentos feitos via cartão de crédito são rigorosamente controlados pelas administradoras, que emitem relatórios detalhados da movimentação. O dinheiro é automaticamente creditado na conta da empresa, evitando também a necessidade de depósitos.

Assim, o controle de caixa fica muito mais fácil e seguro, muito útil para manter a organização financeira e contábil do negócio.

A nota fiscal também favorece a organização

A emissão de nota fiscal também é outra prática que favorece bastante a organização e o controle da empresa. Afinal, a partir do momento em que o documento é emitido, a operação é registrada, indicando a entrada do dinheiro e a saída da mercadoria.

A partir desses registros, os controles do caixa e do estoque podem ser feitos de maneira muito simples e até automática.

Se houver um sistema informatizado associado ao processo, todas as conferências poderão ser realizadas de maneira muito simplificada, gerando relatórios que descomplicam a conferência dos dados.

Portanto, a emissão da nota fiscal descomplica a análise do fluxo de caixa e facilita o controle financeiro e contábil da empresa. Além disso, ela também torna mais fácil o controle operacional, permitindo que o balanço de mercadorias seja realizado com maior eficiência e exatidão.

Regularidade fiscal da nota

Na maior parte das negociações e para a maioria dos estabelecimentos, a emissão da nota fiscal é obrigatória. Afinal, é por meio desse procedimento que o fisco pode controlar a arrecadação tributária – seja ela municipal, estadual ou federal.

Portanto, as empresas que emitem nota fiscal e que mantêm a regularidade no pagamento dos tributos podem comprovar facilmente que estão cumprindo as próprias obrigações fiscais.

Assim, elas podem atuar com tranquilidade, livres de qualquer sanção legal e aptas a receber todos os benefícios que a regularidade pode gerar.

Nesse sentido, vale destacar que a maioria das operações de crédito voltadas para as empresas exige que elas tenham completa regularidade fiscal, o que a emissão de nota ajuda a comprovar.

Conheça Soften Sistemas

Agora que você já sabe a importância das vendas no cartão de crédito e da emissão da nota fiscal, que tal nos seguir no Facebook, no LinkedIn, no YouTube e no Google Plus? Assim você sempre ficará por dentro das nossas novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro

Oferecemos soluções para Gestão Fiscal, Financeira, Comercial e Gestão de Estoque

Adquira o melhor sistema de gestão empresarial e promova o crescimento da sua empresa.

Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!