lupa
Mouse

O que são Vendas B2B? Entenda tudo sobre o tema

Malu Brito - 11/08/2021 - 0 Comentário(s)

Você já ouviu falar em vendas B2B, mas não entendeu exatamente o que significa? A sigla é a abreviatura do termo business-to-business (empresa para empresa). Esse é um modelo de negócios em que uma empresa vende seus produtos ou serviços para outra empresa. 

Como as vendas B2B geralmente envolvem preços mais altos, processos mais complexos e vários pontos de contato em diferentes canais, as empresas B2B precisam manter uma equipe de vendas altamente treinada para gerar receita.

Exemplos comuns de vendas B2B incluem:

– Empresas que fornecem serviços profissionais para empresas (por exemplo, pesquisa de mercado).

– Negócios que fornecem serviços digitais / de software para empresas (por exemplo, CRM).

– Organizações que produzem / distribuem matérias-primas para empresas de manufatura.

A função do representante de vendas B2B

Um representante de vendas B2B é um profissional que usa certos métodos de vendas para envolver compradores corporativos que, antes da compra, costumam comparar vários produtos concorrentes.

Os representantes são responsáveis ​​pelas ligações de vendas, o gerenciamento de e-mails e agendamento de reuniões. Além disso, realizam a demonstração / apresentação do produto, constroem relacionamentos, lidam com objeções e resolvem problemas.

Caso a equipe não tenha executivos de contas, os representantes de vendas B2B são responsáveis pela maior parte do ciclo de vendas. Isso envolve os clientes em toda a jornada do comprador, desde a prospecção e promoção de leads até o fechamento de um negócio.

Como funciona esse processo de vendas?

A venda B2B é um processo complexo que requer uma estratégia de vendas bem projetada e executada para ter sucesso. Esse método usa uma ampla gama de técnicas de vendas para várias personas do comprador e situações de venda.

O número e os nomes exatos dos estágios do processo de vendas dependerão do setor, da empresa e do sistema de vendas. Mas, normalmente é um ciclo de 5 a 8 estágios.

Aqui está um exemplo de ciclo de vendas B2B de 7 estágios:

1 – Preparação / Pesquisa

2 – Prospecção

3 – Avaliação das necessidades

4 – Apresentação / argumento de vendas

5 – Negociação / Tratamento de Objeções

6 – Fechando

7 – Seguir

Em contraste com o processo de vendas B2B, que se concentra na perspectiva do vendedor, o funil de vendas B2B corresponde à jornada do comprador. Ele geralmente serve para visualizar a probabilidade de um cliente potencial fazer uma compra.

Qual é a diferença entre vendas B2B e vendas B2C?

Como seus nomes indicam, as vendas empresa para empresa (B2B) e empresa para comprador (B2C) se diferenciam principalmente em seus clientes-alvo. Enquanto as empresas B2B vendem produtos e serviços para outras empresas, as empresas B2C consideram o público em geral (ou alguns segmentos dele) como seu mercado primário e consumidores finais.

Como realizar uma venda B2B?

A abordagem de vendas B2B envolve vários fatores, incluindo a competência do vendedor, efetividade do processo de vendas, adequação do produto, alternativas disponíveis e capacidade de compra do cliente.

Para fazer todas essas partes móveis funcionarem juntas, as empresas precisam:

– Construir uma estratégia de vendas B2B responsiva.

– Determinar as melhores técnicas de vendas B2B para suas equipes e clientes ideais.

– Criar manuais para seus representantes de vendas seguirem.

– Avaliar e melhorar o desempenho.

Há um grande número de metodologias e estruturas de vendas B2B para escolher, mas nem todas se adéquam a determinados negócios, com seus respectivos clientes-alvo. Alguns métodos podem funcionar bem para um setor específico, mas não para outro.

Ainda mais praticidade no dia a dia

E para você que já faz vendas, tanto B2B quanto B2C, nós da Soften sistemas podemos te ajudar.

Fornecemos um sistema de gestão completo que conta com integração com E-commerces para gerenciamento de vendas, além também do controle de estoque e financeiro.

Não perca mais tempo, entre em contato agora mesmo e solicite um teste gratuito no sistema para conhecer suas funções.

Solicitar teste gratuito no sistema

E aí, gostou do artigo? Então compartilhe-o com sua rede de contatos.

Ainda te resta alguma dúvida sobre o tema? Então deixe um comentário e teremos prazer em lhe ajudar.

Continue nos acompanhando aqui no Blog e em nossas redes sociais: Facebook, InstagramYoutube e Linkedin.

Até a próxima!

Malu Brito

Malu tem 20 anos. Aqui na Soften, atuou no setor comercial por um ano e meio e foi convocada para reforçar nosso time de Marketing. É responsável pelo produção de conteúdo e é uma das mais novas autoras do nosso blog. Nas horas vagas curte filmes, séries e adora um debate. Uma comunicadora completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa.

Experimentar agora
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!