Venda Consignada: Entenda este tipo de venda

Flávia Scalon - 06/04/2018 - 0 Comentário(s)

A venda consignada é um dos vários tipos de vendas existentes no mercado, e é utilizada, principalmente, por quem está começando um novo negócio.

Esse tipo de venda serve para qualquer empresa fornecedora que queira aumentar as vendas de seus produtos, repassando-os para vendedores que os distribuem no mercado sem ter gastos extras.

Ou seja, é uma venda que pode beneficiar tanto fornecedor quanto vendedor, pois nenhum dos dois terão gastos a mais com essa negociação.

Para entender mais sobre a venda consignada, acompanhe este artigo e tire todas as suas dúvidas.

O que é a Venda Consignada?

A venda consignada é um meio no qual o fornecedor ou uma empresa deixa seus produtos a encargo de um vendedor.

Ou seja, esse tipo de venda envolve fornecedor/produtor que fornece seus produtos para vender e o vendedor que recebe os produtos faz a venda.

Portanto, a venda consignada consiste em quando uma empresa fornecedora disponibiliza seus produtos a um vendedor especifico, seja pessoa ou empresa, e o mesmo capta clientes e faz a venda desses produtos.

Caso haja vendas, o vendedor – pessoa ou empresa – ganha uma comissão, que deve ser acordada entre as duas partes.

E caso não haja vendas, não há compromisso – por parte do vendedor – de pagar os valores dos produtos disponibilizados pelo fornecedor, pois ele irá devolvê-los ao mesmo.

É possível assim aumentar o número de vendas dos produtos de seu negócio por meio de outra empresa ou pessoa, e torná-lo conhecido.

Exemplo de Venda Consignada

José conhece uma empresa que vende perfumes e tem familiaridade com esses produtos, tendo conhecimento da qualidade dos mesmos, vendo assim uma possibilidade de vendê-los em sua própria empresa.

Ele entra em contato com a empresa em específico e fecha um acordo de pegar um número X de produtos para vender.

A empresa que produz tais mercadorias passa a ele uma tabela de preços de cada produto e o valor que José ganhará por cada venda feita.

Caso ele venda 50% dos produtos receberá por eles, e os 50% restantes serão devolvidos sem que ele tenha que arcar com esses valores.

A empresa fornecedora ganha por vender mais produtos sem ter que investir em divulgação e o vendedor ganha expondo e vendendo produtos sem ter custos adicionais.

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Vantagens e Desvantagens da Venda Consignada

Na venda consignada, como qualquer outra estratégia de venda, tem suas vantagens e desvantagens. As quais são:

Vantagens:

– Não há a necessidade de investimento para aumentar as vendas, seja para a empresa fornecedora quanto para o vendedor;

– Aumento de faturamento para ambas as partes;

– Custo nulo para fornecer e expor os produtos;

– Contato com novos clientes;

– Ampliação do negócio, com a chance de maiores vendas e exposição dos produtos (para fornecedor);

– Menor responsabilidade com gastos e com estoque (para vendedor).

Desvantagens:

– Baixo lucro com comissão;

– Dependência de uma empresa específica ou produto específico para gerar lucro;

– Menor desenvolvimento de produtos próprios para empreender (para vendedor).

Quando usar a Venda Consignada

Um dos motivos para usar a venda consignada é quando a empresa quer aumentar suas vendas e não ter maiores custos.

Empresas que querem aumentar o lucro e alcançar um público maior no mercado, geralmente implementam a venda consignada em seu negócio.

Esse tipo de venda serve também para empresas que estão no começo do negócio, e querem complementar a tabela de produtos, ou para aqueles que querem aumentar a renda mensal.

É uma venda que pode ser lucrativa tanto para fornecedor quanto para vendedor, sem custos extras para ambas as partes.

Porque usar a Venda Consignada

É um meio de faturar mais e fazer negócios que proporcionem uma relação fácil entre fornecedor e vendedor.

Uma empresa que vende produtos consignados tem uma probabilidade de aumentar o número de consumidores e clientes.

E o responsável pela venda dos produtos não tem a responsabilidade de gestar um estoque, reduzindo custos.

Pois, caso não venda todos os produtos disponibilizados a ele, o mesmo apenas irá devolvê-los à empresa responsável e prestar contas do que vendeu.

Como fazer uma Venda Consignada

Se uma empresa ou pessoa específica decide trabalhar com produtos consignados de determinado nicho, é preciso que busque no mercado fornecedores que trabalhem com venda consignada.

Quando for ajustado o compromisso, com valores de comissão e número de produtos fornecidos, eles – fornecedores – entregarão a mercadoria no tempo combinado.

Em algum momento retornarão para que o vendedor preste contas das vendas realizadas e devolva o que não vendeu, pagando somente a mercadoria vendida.

Geralmente, o período para venda e devolução da mercadoria que restou, é de um mês.

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A venda consignada é uma oportunidade para fornecedor e vendedor, de aumentar o negócio e faturamento.

Com esse modelo de venda, ambas as partes desenvolvem um relacionamento empresarial saudável.

Sua implementação serve para empresas que querem chegar a mais pessoas no mercado, aumentando seus lucros.

É uma venda em que todas as partes podem ter ganhos e acertos, colaborando um com o negócio do outro sem maiores custos.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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