Veja como melhorar resultados na venda com cartão de crédito

Veja como melhorar resultados na venda com cartão de crédito.

Não há mais como fugir: o cartão de crédito chegou para ficar e é quase impossível para qualquer empreendedor sustentar seu negócio sem oferecer essa opção de pagamento.

Mas o que você talvez não saiba é que, além de facilitar a vida do seu cliente, as vendas no cartão de crédito podem ser grandes catalisadoras de oportunidades de conversão, atraindo mais clientes e facilitando as suas transações.

Cartão de crédito: facilidade para o cliente e para o empreendedor

Mesmo em tempos de crise, é possível manter o seu negócio aquecido através desta oportunidade que as vendas no cartão de crédito oferecem para o mercado: o parcelamento, a compra que só cobrará o seu preço no mês seguinte. Tudo isto permite que o consumidor compre mesmo sem ter o dinheiro em mãos.

Além disso, as vendas no cartão de crédito permitem que você realize vendas online, opção que vem se popularizando e crescendo cada vez mais.

Como vender online por meio do cartão de crédito?

Um grande questionamento entre os pequenos e médios empreendedores é se realmente vale a pena começar a vender na internet através do pagamento via cartão de crédito.

A resposta é simples: o meio online vem atraindo cada vez mais consumidores e, em breve, será uma das principais vias de acesso a lojas e vendedores.

Portanto, para não ficar para trás, é importante que você comece a analisar esta possibilidade e disponibilize alguns de seus produtos ou serviços para compras online. Para começar, é importante sanar algumas dúvidas:

Vender online é mesmo seguro? As taxas compensam?

Existem diversas opções seguras para quem quer começar a vender seus produtos online via cartão de crédito. Entre elas, destacamos as próprias operadoras de cartão e os serviços de pagamento pela internet (especializados neste tipo de transação).

Em relação às taxas, elas costumam variar entre 2% a 5% do valor da venda — o que compensa, se você pensar que esta nova possibilidade de pagamento pode aumentar o número de clientes interessados em sua loja.

Operadoras de cartão de crédito

Se você optar pelas operadoras de cartão de crédito, como Mastercard, Elo, Visa, etc., você poderá utilizar sua plataforma online de pagamentos para realizar suas transações.

A grande vantagem desta escolha é a segurança: você poderá ficar tranquilo, pois este meio é tão seguro quanto as maquininhas usadas em lojas físicas.

Porém, esta opção só é viável para pagamentos em crédito. No caso de débito ou boletos, você terá que contratar outro tipo de serviço ou utilizar outra plataforma.

Plataformas de pagamento online

Além das operadoras de cartão de crédito, você pode utilizar plataformas especializadas em pagamentos online para realizar suas transações.

Entre elas, algumas bem conhecidas e populares são a PayPal e o PagSeguro — soluções bastante interessantes para quem procura por uma opção mais completa de pagamento.

Nestas plataformas, as transações poderão ser tanto no cartão de crédito quanto via boleto ou débito, além de disponibilizar todas as bandeiras de cartão de crédito.

A principal desvantagem, entretanto, é que, para realizar uma compra, o cliente deve se cadastrar na plataforma, o que aumenta a duração do processo de compra.

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Vendas no cartão de crédito: mais do que uma opção de pagamento

Além de ser um excelente atrativo para os seus clientes como forma de pagamento, as vendas no cartão de crédito podem ser ótimas oportunidades para você conhecer melhor o seu empreendimento, conquistar mais clientes e até fidelizar aqueles que já conhecem o seu negócio.

Para isso, destacamos algumas ações para melhorar os resultados da sua empresa que você pode realizar com o recurso do cartão de crédito! Veja:

Use a tecnologia para armazenar informações importantes

Uma ótima ideia para quem está começando a utilizar o cartão de crédito como uma das formas de pagamento em sua loja é utilizar a tecnologia para gerir melhor este recurso.

Existem no mercado softwares especializados na gestão de cartões, que são capazes de registrar e acompanhar todas as transações realizadas e disponibilizá-las para você no final do mês.

Esta opção de softwares vem sido cada vez mais utilizada não só para a gestão de cartões, mas também para o auxílio a toda a parte burocrática, administrativa e financeira de um empreendimento.

Um pequeno ou médio empreendedor costuma desempenhar diversas funções de uma só vez: ele é gestor de funcionários, administrador financeiro, controla o estoque, o marketing etc.

A tecnologia vem como uma grande aliada para estes empreendedores para os quais quase não sobra tempo para investir em uma boa divulgação e em melhorias para o seu empreendimento. Softwares completos de gestão podem fazer, de forma automática, tudo o que você levaria horas para terminar.

Use os dados registrados para descobrir novas oportunidades

Utilizando tais ferramentas de gestão de cartões e outros tipos de venda, você terá em mãos dados muito importantes sobre o seu negócio e seus clientes.

Você saberá, por exemplo, qual produto foi mais comprado, quais dias são mais movimentados, em quais períodos do dia há mais realização de vendas, quais funcionários efetuam o maior número de vendas, em quais faixas de preço de produtos ocorrem mais vendas no cartão de crédito etc.

Todas essas informações são extremamente importantes para que você obtenha um relatório completo da saúde do seu negócio.

Assim você saberá exatamente no que deve investir mais o seu tempo e dinheiro e quais ações deve desempenhar para aumentar a recorrência de vendas.

Pronto para começar a realizar vendas no cartão de crédito?

Agora que você já percebeu e entendeu como é fácil começar a utilizar este recurso, não perca tempo e comece a usá-lo! Compartilhe suas ideias com colegas da área e tire suas dúvidas com quem já utiliza este recurso!

Além das vendas no cartão de crédito, para melhorar ainda mais a sua gestão e começar a ter um acompanhamento detalhado de suas transações e do seu empreendimento como um todo, conheça nossa proposta de solução inteligente!

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Entre em contato conosco e acabe com as preocupações burocráticas e fiscais do seu negócio, além de aumentar a sua eficiência gerencial! Até o próximo post!

Ronnie Birolim
Ronnie Birolim

Formado em Ciência da Computação, COO (Diretor de Operações) e CMO (Diretor de Marketing) na Soften Sistemas. Escreve para o blog e coordena todo o setor de marketing da empresa. Está na Soften desde 2007 e nas horas vagas curte sua família, Rock anos 90 e video games.

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