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Varejo digital: as novas oportunidades vindas com a nova era

Malu Brito - 12/07/2021 - 0 Comentário(s)

O grande crescimento das compras online revelou algumas oportunidades, mas também desafios para o varejo digital. O consumidor de hoje tem mais opções do que nunca, o que leva os varejistas a se reinventarem para manter os clientes engajados e fiéis à sua marca.

Há três coisas importantes que as empresas precisam fazer para sobreviver e prosperar no varejo digital. Para começar, é preciso saber em detalhes o que os clientes desejam para oferecer uma boa experiência de compra.

Além disso, é fundamental produzir conteúdo relevante para distribuir em diferentes canais digitais, por exemplo, blog e redes sociais. E por último, ser capaz de escalar e evoluir. A seguir, algumas tendências e oportunidades vindas com a nova era que você não pode deixar de aproveitar!

Segmentação do público-alvo

No varejo digital, é fundamental segmentar seu público-alvo para obter uma imagem detalhada de quem são seus clientes potenciais. Dessa forma é possível conhecer seus problemas e interesses relacionados a determinado produto ou serviço.

Esses insights podem oferecer novas ideias aos varejistas, e ao trabalhar em diferentes cenários, ficará claro onde fazer investimentos. A próxima etapa é garantir que os insights sejam aproveitados para criar uma jornada do cliente eficaz em todos os pontos de contato.

Por exemplo: aplicativos móveis, e-mail, mídia social, lojas físicas e assim por diante. De fato, entender isso se tornou mais importante do que nunca. 

Dados e percepções do cliente 

De todas as oportunidades digitais disponíveis para os varejistas, a que oferece o benefício mais estratégico são os dados sobre como, quando e por que os consumidores compram. Criar estratégias baseadas nesses dados pode aumentar a taxa de conversão, ou seja, transformar os visitantes de um e-commerce em compradores.

Então, quanto mais você sabe, mais inteligência você tem para planejar uma estratégia eficaz para preencher as lacunas do seu negócio. Ter um planejamento voltado para atrair mais clientes e assim ampliar as vendas, ajuda os varejistas a se manterem relevantes e à frente da concorrência.

Marketing multicanal

A mudança para as compras digitais cria oportunidades para os varejistas alavancarem pontos de contato adicionais com o cliente em uma ampla gama de plataformas. A interação anterior com os consumidores costumava ser limitada as compras nas lojas físicas. 

Mas, devido ao amplo uso de smartphones, os varejistas têm investido pesadamente em marketing multicanal para alcançar os clientes de forma instantânea e contínua por meio de aplicativos móveis, e-mail, mensagens de texto e publicação em redes sociais. 

Ao se envolver com os consumidores em vários canais digitais, as marcas de varejo têm acesso a novos clientes e também podem construir relacionamentos mais próximos com os clientes existentes.

O futuro chegou

Por fim, os lojistas que aproveitarem essas novas oportunidades do varejo digital estarão mais bem posicionados para prosperar nessa nova era de mudanças no comportamento do consumidor. 

Em última análise, a combinação de canais ajuda o consumidor a encontrar e comprar produtos mais rapidamente. Os varejistas que puderem facilitar esse processo de navegação em seus canais de venda obterão mais lucratividade.

Chegou o momento de ter visão de futuro e experimentar novas possibilidades de crescimento vindas com o varejo digital, sempre colocando em primeiro lugar as necessidades dos clientes, para a empresa permanecer competitiva.

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Até a próxima!

Malu Brito

Malu tem 20 anos. Aqui na Soften, atuou no setor comercial por um ano e meio e foi convocada para reforçar nosso time de Marketing. É responsável pelo produção de conteúdo e é uma das mais novas autoras do nosso blog. Nas horas vagas curte filmes, séries e adora um debate. Uma comunicadora completa.

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