Conheça o sistema de gestão mais completo para seu negócio

As 6 maiores vantagens de automatizar o fluxo de caixa

Ronnie Birolim - 29/06/2017 - 0 Comentário(s)

Você sabia que a automatização do seu fluxo de caixa pode melhorar e agilizar os seus processos e ainda fazer com que sua empresa cresça e se torne mais competitiva?

Adicionalmente, ainda é possível ter outras vantagens, como melhorias no gerenciamento, nos estoques e a prevenção de problemas fiscais.

Neste post você vai conhecer as 6 maiores vantagens de automatizar o fluxo de caixa da sua empresa e como isso pode ser o diferencial que você procura para a sua organização frente aos seus concorrentes. Confira!

Figura Planilha Gratuita Fluxo de Caixa

1. Economia de tempo e recursos humanos

Essa é uma das primeiras e maiores vantagens da automatização do fluxo de caixa. Isto ocorre porque a ela permite a padronização e isso deixa os lançamentos mais rápidos, objetivos e concisos.

A padronização também evita as dúvidas na hora do reconhecimento dos lançamentos, o que faz com que sua empresa economize com recursos humanos e, assim, os funcionários perdem menos tempo nesta tarefa e podem se dedicar a outras áreas.

De forma adicional, esses processos padronizados agregam qualidade aos trabalhos, o que deixa o processo de tomada de decisão mais seguro e ágil, com informações que refletem, em tempo real, a situação financeira da empresa.

Confira este guia definitivo do blog sobre Fluxo de Caixa.

2. Alinhamento dos processos de pagamento e recebimento

Outro benefício da tecnologia é o alinhamento dos processos de pagamento e recebimento. Com um bom sistema de gestão é possível, por exemplo, fazer o cruzamento preciso entre os dados de sua empresa e os recebimentos dos clientes.

Também é possível emitir diferentes relatórios e controlar extratos bancários, auxiliando na gestão financeira da empresa.

Com base nestes dados, em caso de evidências de inadimplência, será possível fazer a cobrança de forma pontual e garantir melhores resultados financeiros.

Além disso, no caso de suas contas a pagar, também será possível melhorar o fluxo de processo evitando multas, juros e outros problemas administrativos.

Com a conciliação utilizando um software eletrônico ainda existe a possibilidade de controlar e equilibrar os fluxos de caixa evitando, por exemplo, que sua empresa fique sem capital de giro em determinados períodos de menor entrada de recursos ou que existam recursos sem utilização disponíveis no caixa.

Veja no vídeo abaixo também algumas dicas sobre a automatização do Fluxo de Caixa:

3. Controle gerencial de receitas e despesas

Outro grande benefício da automatização do fluxo de caixa é o controle gerencial que pode ser feito tanto de receitas quanto de despesas, ou seja, de onde o dinheiro da empresa vem e para onde ele vai.

Do ponto de vista dos recebimentos, é possível conhecer e detalhar todos os clientes e outras entradas.

Este conhecimento é necessário para saber quem são os principais clientes, produtos e serviços comercializados. Isto permite criar diferentes estratégias, promoções, descontos ou, até mesmo, preços diferenciados. Este ponto é crucial para a manutenção constante das entradas do fluxo de caixa.

Também permite saber se a empresa apresenta épocas de sazonalidade com maiores e menores saídas, permitindo criar uma reserva para os períodos mais difíceis.

Em relação às despesas, auxilia o seu acompanhamento, controle, substituição, diminuição e cortes, se estes forem necessários, o que pode ajudar a melhorar os resultados.

EBook Fluxo de Caixa Banner

4. Controle eficaz dos estoques

A gestão dos estoques aliada ao fluxo de caixa é outro ponto importante facilitado pela automatização. Com o uso de um software, este processo fica muito mais rápido, seguro e objetivo e garante economia não só de tempo, mas de recursos.

Com a utilização de soluções modernas e inteligentes é possível saber quais são as mercadorias que têm mais e menos saída, evitando que estas fiquem paradas ou ainda que exista falta destas para comercialização.

Pode-se, também, diminuir os custos com estocagem da empresa e melhorar a organização do departamento.

Outro ponto de destaque é a possibilidade de desenvolvimento de uma política de compras, ou seja, a busca pelos melhores fornecedores, prazos e condições. Tudo isso será baseado nas informações históricas que ficarão registradas em seu software de gestão.

5. Acompanhamento das informações contábeis e acessórias

A integração em uma empresa não agiliza somente a questão financeira, mas também contábil e fiscal.

Assim, quando uma mercadoria é adquirida, além de alimentar o estoque, o sistema automaticamente já insere dados na contabilidade, contas a pagar e também no fiscal.

Esta agilidade e praticidade permitem, por exemplo, que seja feita a elaboração e envio de obrigações acessórias, como o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), evitando o pagamento desnecessário de multas e juros e problemas com o fisco.

Além de agilizar o envio das obrigações acessórias, com a automatização e integração da sua empresa existe a garantia do correto cálculo dos valores de impostos que devem ser recolhidos, o que também pode ser uma fonte de economia para a organização.

6. Processo de tomada de decisão mais rápido e seguro

Como você já pôde perceber, a automatização permite a integração de diferentes áreas da empresa e isto faz com que a informação esteja disponível de forma rápida e completa em diferentes departamentos, em tempo real.

Além disso, os dados podem ser facilmente acessados, o que garante ainda mais agilidade para suas decisões, algo que é essencial na atualidade em que a rapidez faz parte do mundo dos negócios.

Outro benefício é o acesso que pode ser controlado, de acordo com o perfil de cada usuário.

Há diferentes tipos de relatórios, projeções, dados históricos e outras informações que podem ser utilizadas no seu planejamento ou elaboração do orçamento da sua empresa para cada um deles.

Isto permite uma integração do passado junto a uma visão do futuro, tornando o processo decisório seguro e completo.

Neste post você viu que a automatização do fluxo de caixa é um processo que garante a integração entre áreas distintas e a melhoria entre diferentes processos em uma organização.

Foi possível compreender os diversos ganhos que este processo pode trazer, desde o ponto de vista financeiro, falando pontualmente do fluxo de caixa, auxiliando de forma efetiva no controle de contas a pagar e a receber, bem como no gerenciamento de receitas e despesas.

Destaca-se também como vantagem o acompanhamento dos estoques, parte de obrigações acessórias e de tomada de decisão que ficam muito mais rápidas, fáceis e objetivas.

Conheça Soften Sistemas

Que tal curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de mais dicas para a gestão de sua empresa?

Ronnie Birolim
Ronnie Birolim

Formado em Ciência da Computação e Marketing é hoje o CMO (Diretor de Marketing) da Soften Sistemas. Escreve para o blog e coordena o departamento de marketing. Está na Soften desde 2007 e nas horas vagas curte sua família, Rock anos 90 e video games.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!