Trabalho Autônomo: Saiba quais Profissões estão em Alta em 2020

Alessandro Caun - 13/07/2020 - 0 Comentário(s)

O Trabalho Autônomo tem se tornado cada dia mais comum no mercado profissional, isso por diversos motivos.

Há, desde pessoas que desejam se tornar seus próprios chefes, como também aquelas que foram afetadas pelo desemprego. 

Mas não importa a forma que seja a entrada no mercado de trabalhadores autônomos, o que importa é saber que há diversas opções para atuar na modalidade. 

Pensando nisso, aqui você vai encontrar algumas das profissões que estão em alta nesse ano e que podem ser um forte auxílio para começar como autônomo.

Trabalho Autônomo, entenda

Um trabalho autônomo é caracterizado pelo que muitos chamam de “informalidade”, ou seja, a pessoa não possui vínculo legal com nenhuma empresa.

O profissional autônomo não possui contrato de trabalho e nenhum vínculo empregatício, somente uma relação de prestação de serviço com a empresa.

É muito comum também que não haja nenhum tipo de formalização junto à órgãos da Receita Federal, ou seja, não é uma Pessoa Jurídica.

Na grande maioria dos casos, a formalização de autônomos como um MEI, por exemplo, não é obrigatória.

ebook-mei

Principalmente em casos do trabalhador não possuir um local de atendimento físico, ou seja, fazer atendimento à domicílio.

Contudo, quando o trabalhador autônomo se instala em algum local é solicitado a regularização através do CAEPF (Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física).

Além é claro de cumprir todas as normas da prefeitura do local para a realização de prestações de serviços.

Áreas em Alta para Trabalhadores Autônomos

Se você está pensando em se tornar um trabalhador autônomo, há áreas que podem ser mais rentáveis e trazer melhores resultados. 

Para isso, logo abaixo você encontrará algumas das que estão mais em alta no mercado este ano.

Professor Particular

Cada vez mais as pessoas têm buscado aprender de forma não convencionais, sem terem que ir para um cursinho ou algo similar. 

Dessa forma, o serviço de professores particulares está crescendo cada vez mais e pode se tornar uma excelente forma de renda. 

Materiais-gratuitos

Existem variadas formas de se trabalhar como professor particular, tanto para o aprendizado de uma nova língua, quanto para cursinhos pré-vestibular. 

O importante, é se garantir e ter excelentes materiais para realizar isso. Além disso, cada dia mais a tecnologia tem ajudado a expandir, dando aulas online, por exemplo.

Alimentação em Geral

O ramo alimentício é uma das áreas que mais oferecem grandes oportunidades para o ramo de autônomos.

Há uma infinidade de formas de se ganhar dinheiro com alimentos, desde doces e comidas gourmet, ou até revendendo produtos saudáveis. 

Não importa o que, ou de que forma a pessoa irá atuar, o importante é o comprometimento, qualidade e bom atendimento.

Manutenção de Computadores e Smartphones

Algumas pessoas possuem talento e conhecimento para lidar com aparelhos eletrônicos, em especial computadores e celulares smartphones.

Este é um serviço muito procurado e no qual os clientes costumam ser muito fiéis ao profissional que realiza um trabalho eficiente.

Por isso invista nesse tipo de serviço, caso tenha tais habilidades e conhecimento e comece a faturar.

Áreas de Marketing

O Marketing tem se tornado cada vez mais essencial para empresas, em especial o Digital, portanto, profissionais de tal área tem tido cada vez mais espaço.

Há diversos cursos onlines que ensinam estratégias de Marketing, além de utilização das principais ferramentas como Redes Sociais e Google Ads.

Portanto, não perca a oportunidade de investir em tal serviço, pois, há espaço o bastante para tal atuação além de diversos meios de aprendizado. 

Contudo, não é simples, exigindo muita dedicação e também capacidade de gerar excelentes resultados.

Atendimentos da Área de Saúde

Se você é formado em Nutrição, Fisioterapia, entre outras áreas da saúde o trabalho autônomo é uma excelente forma de ganhar dinheiro. 

Isso porque é possível atender diversos clientes, podendo ganhar mais sem ficar preso a um único lugar.

Por isso, utilize o seu conhecimento e formação para se tornar um trabalhador autônomo e assim criar a sua fonte de renda.

Influenciador Digital

Muita gente tem ganhado dinheiro com essa nova forma de trabalho digital, contudo, pode demorar um pouco para crescer nessa área.

É preciso também possuir habilidade e criatividade para criar conteúdos nas Redes Sociais e assim tornar-se um Influenciador Digital. 

Para começar, pode-se realizar parcerias com lojas e empresas e assim ir crescendo nas redes, ganhando seguidores e dessa forma gerando mais oportunidades.

Motorista de Aplicativo

Aplicativos de transporte de pessoas, como Uber e 99, estão crescendo cada dia mais, sendo uma alternativa interessante para ganhar dinheiro.

Para isso, é preciso ter a disposição um carro de acordo com as diretrizes da empresa, realizar o cadastro e caso aprovado, começar a trabalhar. 

Você faz o seu horário e conforme for conhecendo pessoas, pode até começar a trabalhar de forma independente.

Área de Tecnologia e Informática

Desenvolvimento de sites, e serviços de programação é uma área em plena expansão e crescimento. 

E assim como o Marketing há uma série de formas de buscar informações e conhecimento em tal área. 

Profissionais de informática e programação costumam faturar bem quando realizam trabalhos de qualidade, fazendo o seu nome cada vez mais conhecido.

Trabalhador autônomo também precisa investir em Gestão

Todo negócio, seja ele do porte que for, pequeno, médio ou grande, tem a necessidade de ter um bom controle administrativo.

E mesmo que seja um negócio próprio, é importante gerenciar suas atividades e controlar processos fiscais ou empresariais.

Para isso, a Soften oferece aplicativos qualificados e simplificados aos empresários brasileiros, facilitando a gestão fiscal e administrativa.

Ou seja, é possível a emissão de documentos fiscais (NFe, NFCe, SAT, CTe, etc), controle de vendas e estoque e gestão financeira.

Além de diversas outras funções e vantagens, como implantação, treinamento e suporte técnico ilimitado.

Seja um cliente Soften e tenha seus procedimentos empresariais otimizados, entre em contato para saber mais.

Gostou do assunto? Compartilhe com outros amigos e acompanhe mais novidades no Blog e nas Redes Sociais: FacebookInstagram,TwitterLinkedin e Youtube.

Comente no campo abaixo!

Alessandro Caun
Alessandro Caun

Mais conhecido como "Professor" é formado em Engenharia Elétrica, com mestrado na área. Nos últimos anos, tem se dedicado à docência e é responsável aqui na Soften pela produção de conteúdo técnico. Curte rock e games retrô, um "nintendista" raiz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!