Conheça o sistema de gestão mais completo para seu negócio

Tipos de Inventários: Tenha 5 Tipos e Entenda o Funcionamento

Flávia Scalon - 11/11/2019 - 0 Comentário(s)

Há inúmeros Tipos de Inventários, como por exemplo, inventário de estoque, o qual possui uma grande importância para a gestão de mercados e armazéns.

Esses tipos de ramo exigem uma excelente administração, eficiência e quantificação do fluxo de suas mercadorias.

Há muitas empresas que cometem erros na implementação dessa rotina, seja através de gestores que não souberem dar a devida importância ao assunto ou por falta de conhecimento.

Nesse artigo, iremos abordar os 5 principais tipos de inventários de estoque, as suas funcionalidades e saber sobre a importância de adotar um inventário. Confira!

Compreenda os Inventários

Se faz necessário que você saiba pelo menos os principais tipos de inventários de estoque, para ter uma boa administração do seu negócio.

Ter o controle dessa área da sua empresa é essencial, pois, através de um inventário irá desempenhar funções mais ágeis dentro do seu estabelecimento.

Quando não há um controle e gestão eficiente, o estoque poderá ter inúmeras falhas que poderão impactar negativamente nos seus resultados.

Um controle de inventário mal feito poderá gerar maiores custos de armazenagem, aumentando sem razão as correções de falhas, podendo até fazer você perder vendas em razão da falta de produtos.

Sendo assim, é de suma importância adotar um sistema de inventário para o seu estoque, buscando por tipos de inventários de estoque mais utilizados no mercado.

Se você tem dúvidas se realmente precisa de um inventário, se faça as seguintes perguntas:

  • Quais são os produtos e qual é a quantidade de cada um deles disponível no estoque da empresa?
  • A demanda será o suficiente?
  • O estoque tem itens parados por longo tempo, estes poderão estragar ou Vencer?

Respondendo essas perguntas acima, ficará mais fácil escolher um tipo de inventário.

Além disso, ter conhecimento da exatidão dos seus produtos disponíveis em seu estoque é muito importante, para que você possa ampliar o seu negócio, garantindo o sucesso da sua empresa.

Os 5 Tipos de Inventários e seus Funcionamentos

As necessidades de uma empresa se determinam, com o tipo de inventário adequado às suas expectativas.

Por exemplo, um estoque com pouca movimentação pode ser contado mensalmente e um estoque muito movimentado precisará de uma atenção maior.

Agora que você entende como funcionam os inventários e o que são, vamos saber quais são os 5 tipos de inventários:

1. Inventários Anuais

Esse tipo de inventário se rege por uma contagem de bens de uma empresa em todo fechamento de ano.

Em geral é realizado na última semana do ano, sem esse inventário, não é possível saber se a empresa obteve resultados durante o ano vigente.

2. Inventários Periódico

As empresas que adotam o inventário periódico, realizam uma contagem juntamente com uma atualização do estoque em períodos preestabelecidos, que poderão ser semanais, quinzenais, mensais e trimestrais.

Nessas situações, as vendas por si só não atualizam o números automaticamente, porém, será somente em uma nova verificação.

Essa periodicidade no qual o inventário é atualizado está relacionada com o fluxo de movimentações do seu empreendimento.

Esse tipo de inventário é mais indicado para às empresas que não possuem maiores movimentações de estoque ou que tem grandes reposições de mercadorias junto aos fornecedores.

3. Inventário Permanente

As empresas que usam este tipo de inventário realizam uma atualização do estoque em tempo real, toda vez que uma mercadoria entra ou sai dos depósitos.

E claro que se os relatórios forem fidedignos, o empreendedor deve procurar o auxílio de um software de gestão que tenha uma função de controle de estoques integrada.

Assim, o sistema fará o controle de forma automática, reduzindo a incidência de falhas humanas.

A vantagem desse tipo de inventário é obter dados atualizados a qualquer momento, de forma que o gestor não ficará dependente de contagens que só irão ocorrer em datas determinadas.

4. Inventário Rotativo

Muitas pessoas confundem o conceito de inventário rotativo com o cíclico.

Em razão desse tipo de inventário, também existe a verificação do estoque em períodos pré-definidos, no entanto, os objetivos do rotativo são diferenciados.

O inventário rotativo assegura uma espécie de segurança administrativa para o negócio, evitando assim, que a empresa tenha uma surpresa com a perda de produtos por questões alheias a sua vontade e planejamento.

O controle do estoque é feita em períodos que poderão variar entre o mensal, semanal e diário.

Assim, a empresa faz a verificação com o intuito de localizar possíveis problemas como extravios, vencimento de produtos, e etc.

5. Inventários Geral

Esse tipo de modelo é o mais simples, todos os itens que compõem a empresa.

Sendo necessário que os produtos sejam verificados e não somente os colocados à venda precisarão ser controlados mas os demais também.

Nesse tipo são conferidos os itens do almoxarifado, os insumos, as mercadorias para revenda, o maquinário e materiais de uso e consumo diários, o que é muito útil para a avaliação dos patrimônios da empresa.

Realizando a soma da conferência com o ativo imobilizado, é possível ter uma maior clareza, exercendo um controle mais efetivo sobre o valor patrimonial do seu negócio.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Vantagens de realizar um Inventário

Agora que você entendeu o que é um inventário e como funciona e seus 5 tipos de inventário, é hora de saber quais as vantagens de se ter um inventário, seja o tipo que for.

São elas:

  • Controle sobre o patrimônio;
  • Controle do estoque;
  • Evita desperdícios;
  • Controle sobre o prazo de validade;
  • Redução custos;
  • Evita reposições desnecessárias;
  • Redução de perda em vendas;
  • Adequação de um espaço físico;
  • Adequação de uma força de trabalho.

Considerações Finais

Em um mercado mais tecnológico e cada vez mais concorrido, os empreendedores que trabalham com inventários, evitam inúmeras situações saindo na frente e crescendo no mercado.

Assim, pode se concluir que todos os tipos de inventário de estoque são fundamentais para assegurar o controle e gerenciamento dos itens que são armazenados em sua empresa.

Prevendo e evitando surpresas desagradáveis que poderão prejudicar todo o processo e investimento, fazendo com que a sua empresa se torne mais competitiva no mercado.

Adquira um software para organizar de maneira eficiente o estoque de sua empresa

Para ter um estoque bem controlado e os processos realizados de forma eficaz e organizada, é preciso um software de gestão fiscal e empresarial.

Com uma ferramenta dessas é possível controlar todas as saídas e entradas dos produtos em estoque, além de integração e inventário completo.

Para isso, a Soften oferece ao empresário brasileiro duas opções de sistemas, Soften Siem e GerencieAqui.

Os dois são completos e permitem um gerenciamento qualificado, além disso, é disponibilizado implantação, treinamento e suporte técnico ilimitado.

Não perca a oportunidade e se torne um cliente da Soften, com diversas vantagens e funcionalidades. Entre em contato!

Curtiu o artigo? Então compartilhe-o com amigos e acompanhe o Blog e as Redes Sociais: FacebookInstagram, TwitterLinkedin e Youtube.

Comente abaixo!

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!