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Teoria dos dois Fatores: Saiba tudo sobre o assunto

Diogo Oliveira - 08/04/2019 - 0 Comentário(s)

A Teoria dos Dois fatores é um excelente instrumento de conhecimento dos fatores que influenciam a satisfação dos colaboradores.

A partir dela, os gestores e empreendedores conseguem analisar quais os pontos de melhoria dentro do negócio.

Com isso, é possível exponencialmente melhorar a satisfação dos colaboradores e atingindo melhores resultados.

Acompanhe aqui neste artigo tudo sobre a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg e como trabalhá-la dentro do seu negócio.

Surgimento da Teoria dos Dois Fatores

O psicólogo americano Frederick Irving Herzberg realizou entrevistas com 200 engenheiros e contadores.

Nesta entrevista, ele utilizou perguntas cujo objetivo era identificar os aspectos que influenciam na satisfação dos trabalhadores.

Foi assim que em 1959, com a publicação do livro: The Motivation to Work, que o psicólogo apresentou os dois fatores que despertam felicidade ou decepção nos colaboradores.

A Teoria de Herzberg é então, até hoje, referência na gestão empresarial e de pessoas e faz parte das várias Teorias Comportamentais da Administração.

Em sua teoria o psicólogo diz que existiam dois fatores que causavam satisfação ou insatisfação do funcionário, são eles:

  • Fatores Higiênicos
  • Fatores Motivadores ou Motivacionais

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Como funciona os fatores?

Cada um dos fatores específica elementos e ações do ambiente de trabalho, que influenciam diretamente nos sentimentos dos trabalhadores.

Esta influência estende-se ao que o colaborador faz e desempenha na empresa, podendo resultar em baixos índices de qualidade.

Desta forma Herzberg propõe que se use na administração a teoria criada por ele, para assim melhorar os resultados dos funcionários e do negócio.

Para que você entenda os fatores minuciosamente, será apresentado abaixo cada uma de suas características e especificações.

Lembrando que, por mais que se assemelhe a Teoria dos dois fatores é completamente diferente da Pirâmide de Maslow.

Isto porque, esta última tem como objetivo apontar as necessidades humanas mais e menos importantes para o indivíduo.

Enquanto a Teoria de Herzberg busca apresentar fatores internos e externos, que influenciam na satisfação do colaborador dentro do trabalho.

Fatores Higiênicos

Os fatores higiênicos são considerados extrínsecos ao colaborador, ou seja, fora de sua responsabilidade direta.

São fatores relacionados ao ambiente de trabalho e às decisões e regras impostas pela própria empresa.

A nomeação como fatores de higiene, é porque se referem também à limpeza da empresa.

Assim como também aos fatores administrados e decididos pela empresa, e dessa forma, afetam os funcionários.

Normalmente, são estes fatores que levavam à insatisfação de acordo com a teoria, são alguns deles:

  • Política e diretrizes da empresa;
  • Condições do ambiente de trabalho (limpeza e humor);
  • O relacionamento com os outros colaboradores;
  • Segurança;
  • Salário;
  • Regulamento Interno, etc.

Fatores Motivacionais

Os fatores motivadores são considerados intrínsecos dos indivíduos pois estão relacionados diretamente ao serviço desempenhado.

Ou seja, é o colaborador quem controla de certa maneira estes fatores, à medida que desempenha o cargo que ocupa na empresa.

Dessa forma, o colaborador sente-se mais realizado quando os fatores motivacionais estão em níveis aceitáveis.

Os principais fatores motivadores que levam o colaborador a se sentir contente no trabalho, estão listados abaixo:

  • Sentimentos de Crescimento Individual e Profissional;
  • Desenvolvimento como pessoa e profissional;
  • Responsabilidade;
  • Realização tanto na vida pessoal como no trabalho;
  • Reconhecimento Profissional, etc.

Trabalhando a teoria dentro da empresa

Somente conhecer e entender a Teoria dos Dois Fatores não trará os resultados esperados no negócio.

É preciso para isto, desenvolver algumas práticas que trabalhem a motivação dos colaboradores.

Tudo isto, estando de olho nos fatores apresentados na proposição de Herzberg e suas especificações, facilitando a gestão de pessoas.

Ou seja, a empresa diretamente pode tratar os fatores de higiene que se relacionam com as suas decisões e regulamentos.

Portanto, realize reuniões com os funcionários, procure conhecer as suas necessidades e insatisfações com salários e benefícios oferecidos.

Além disso, procure entender como é a relação dos colaboradores para com as diretrizes e regras estabelecidas para o negócio.

Depois de reunido todos os fatores higiênicos e seu impacto, decida como realizar as mudanças necessárias.

Lembrando que é sempre preciso estar atento à sobrevivência do negócio, ou seja, não saia dando aumentos de salários se isso prejudicará a saúde financeira do negócio.

Quanto aos fatores motivacionais, é sempre bom que uma psicóloga ou responsável do setor de RH esteja em contato direto com os colaboradores.

Desta forma, os mesmos terão espaços para também desenvolverem suas questões pessoais.

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Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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