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Táticas de Negociação: Conheça 6 táticas matadoras para aumentar suas vendas

Diogo Oliveira - 31/05/2019 - 0 Comentário(s)

O processo de fechamento de uma venda pode ser mais complicado que o usual e para isto táticas de negociação são um excelente caminho.

Pois, quando o vendedor têm à sua disposição boas técnicas para convencimento de seus clientes, torna-se mais fácil o processo.

É fundamental também entender que não há nenhuma tática infalível, tudo vai depender do cliente e seu perfil.

Pensando em simplificar o seu processo de vendas, a Soften lhe trouxe 6 dicas de táticas de negociação para utilizar na sua empresa.

Táticas de Negociação, entenda

O processo de vendas pode ser uma parte problemática quando os clientes demoram a tomar uma decisão.

E o que todos querem com as vendas é alcançar sucesso e fazer com que os clientes consumam seus produtos ou serviços.

Para isto, existem estratégias de negociação que podem facilitar e acelerar a tomada de decisão do cliente.

Além disso, aprender diversas táticas de negociação é um excelente caminho para que os vendedores estejam prontos para qualquer situação.

Lembrando que o processo de negociação não precisa ser uma luta com o cliente, é possível realizá-lo da forma mais tranquila possível.

Contudo, para isto é preciso conhecer as melhores táticas e assim buscar os melhores resultados.

6 Técnicas de Negociação matadoras

Existem dois tipos de técnicas de negociação: as técnicas competitivas e as técnicas colaborativas.

Não há um método considerado como infalível para realizar as negociações, contudo, há aqueles que podem ser mais fáceis.

Logo abaixo serão apresentados três exemplos de técnicas competitivas e três de colaborativas.

Técnicas de Negociação Competitiva

As técnicas de negociação competitiva, normalmente são as utilizadas de forma mais incisiva.

Normalmente estas técnicas são mal vistas, por normalmente trabalhar com um modelo ganha-perde.

Onde o cliente acaba sendo forçado a tomar uma decisão, pois durante o processo, o vendedor o força a tomar a decisão.

Ameaça ou retirada

Esta é uma das técnicas competitivas mais utilizadas, onde o vendedor realiza ameaças de sair da negociação.

Dessa forma, o cliente pode ter medo de perder a oportunidade e assim acaba cedendo e fechando o negócio.

Pressão

Quando o vendedor consegue despertar no comprador o sentimento do problema que ele tem e que você tem a solução, você pode fazer pressão para a compra.

Mas tenha cuidado, não seja tão incisivo, o negócio precisa oferecer benefícios para ambas as partes, pense nas ações pós vendas de seus clientes.

Por esse motivo, reforce no seu cliente que caso ele não adquira sua solução o mais rápido possível, o problema poderá se agravar.

Lembre-se, não minta! Esta é uma técnica que prejudica a retenção de clientes e até mesmo a imagem da sua empresa.

Aposta alta

É uma técnica muito usada, jogue propostas altas para assim chegar no valor real.

Ou seja, o vendedor eleva preços ou condições e conforme for rolando a negociação, ele pode fazer concessões.

Esta técnica dá a impressão de que a empresa se preocupa com as necessidades do cliente.

Técnicas de Negociação Colaborativa

As técnicas colaborativas baseiam-se na tática ganha-ganha, ou seja, na troca de informações e dados do cliente com a empresa.

São técnicas, cujas abordagens são mais amenas e você oferece apoio e colaboração aos clientes.

Ou seja, a empresa oferece apoio para o comprador, garantindo o produto de acordo com as necessidades do mesmo.

Barganha

A técnica de barganha consiste em realizar concessões em ambos os lados, tanto cliente como empresa cede.

É um dos modelos mais tradicionais de técnicas de negociação, e é importante entender que tanto uma como outra parte tem concessões.

Contudo, deixe bem definido três elementos: o preço e condições ideais, o máximo de concessão possível e o que é valioso para o cliente.

Legitimação

Use de argumentos e avaliações dos clientes e influenciadores para dar legitimação ao seu produto ou serviço.

Isto porque, é provado que cada vez que um possível cliente vê alguém afirmando que o que você faz é bom, a possibilidade de ele comprar é maior.

Consulta

Dialogue com o cliente e descubra as possibilidades e esperanças dos seus clientes.

Ou seja, é uma forma de concessão, mas neste caso o vendedor está nas rédeas da situação.

Portanto, vá perguntando o que seria melhor para ele e como você pode melhorar o produto ou serviço para assim atendê-lo.

Dicas extras

Não importa a técnica escolhida, o importante é conseguir fechar a venda e manter este cliente.

Por este motivo, é essencial, antes de tudo, trabalhar a comunicação dos seus vendedores.

Esteja certo de que eles sejam os mais educados possíveis e consigam cativar o público e prendê-los à empresa.

Isto porque, principalmente nas técnicas competitivas, há uma certa tendência a se tornar um pouco “grosseira” a forma como será falada.

Outro ponto importante é: nunca minta sobre a solução oferecida, serviços da empresa, entre outros.

Quando você vende uma coisa mentirosa, além de correr o risco de processos pelo Código de Defesa do Consumidor, também perde credibilidade.

E acima de tudo, preocupe-se com a qualidade dos serviços e produtos oferecidos para que consiga, acima de tudo, prender e fidelizar o seu cliente.

Invista na gestão de vendas

Para que todo o processo de vendas seja realizado de maneira eficiente, é essencial possuir uma plataforma para gerir tudo isto.

A Soften Sistemas, com seus softwares consegue oferecer gestão integrada das vendas com os setores de estoque, financeiro e fiscal da empresa.

Isto tudo com implantação e treinamentos gratuito, além de suporte técnico ilimitado.

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Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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