Stakeholders: Entenda o significado deste termo

Diogo Oliveira - 07/09/2018 - 2 Comentário(s)

Entender e conhecer os Stakeholders de uma empresa é fator essencial para a atuação da mesma.

Tais personagens são peça principal de sobrevivência, aplicação de projetos e desenvolvimento de estratégias dentro de uma empresa.

O termo refere-se então, a todas as pessoas que influenciam direta ou indiretamente na ação do empreendimento.

Veja neste artigo da Soften, tudo sobre o termo e a grande importância para as empresas e organizações.

O termo Stakeholders e sua ligação com as empresas

Foi o filósofo Robert Edward Freeman, que cunhou o termo em 1963, no seu memorando do Stanford Research Institute.

Na publicação em questão ele aponta que Stakeholders são: “grupos que sem seu apoio a organização deixaria de existir”.

O termo em inglês quando separados têm os seguintes significados:

  • Stake = interesse, participação;
  • Holder = aquele que possui.

Dessa forma, o termo pode significar as partes interessadas ou que possui participação na empresa.

Dessa forma compreende-se que pode ser tanto um gerente e a sua equipe, quanto o cliente, e público alvo.

Contudo, os stakeholders podem ser muito mais, chegando até mesmo em concorrentes.

Pode-se definir que Stakeholder é fundamental para a sobrevivência de uma empresa, pois são personagens principais dela.

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Importância dos Stakeholders na empresa

Descobrir e identificar quais são os personagens principais para a atuação de uma empresa ou organização pode trazer benefícios para a mesma.

Isto, por que é preciso que o gestor tenha plena consciência das pessoas que afetam positivamente ou negativamente sua empresa.

Por este motivo é preciso definir cada stakeholder envolvido na organização além de seu nível de influência.

Se a empresa é vista como uma entidade social e não somente como uma fonte financeira, é preciso que fique em mente que os stakeholders pode aumentar.

Não basta definir quem são as pessoas que participam e são essenciais para a empresa, é muito importante que se tenha uma visão de grau de importância.

Definindo e classificando Stakeholders

O primeiro passo para a definição dos Stakeholders para a sua empresa é identificar cada um deles.

Utilize das mais variadas técnicas, como Brainstorming, entrevistas com os colaboradores e com a equipe gestora.

Tendo definido chegou a hora de classificá-los de acordo com o grau de influência sobre a empresa, são três:

  • Dependência, que são aqueles dos quais a empresa têm necessidade vital, pois, sem os mesmos não há atividade.

Ou que dependendo de sua ação pode afetar diretamente a empresa.

Nesse grau, há os stakeholders internos e externos.

Alguns exemplos internos: Funcionários, Colaboradores e Acionistas

E de externos são: Clientes, Fornecedores e Governo.

  • Participação, ou seja, são as pessoas das quais não há a dependência vital por parte da empresa, mas que possuem participação na ação.

É o caso de Redes de Consultoria, Prestadoras de serviços, etc.

  • Interferência, são aqueles cuja ação podem causar algum tipo de influência na gestão de projetos e tomada de decisões.

Exemplos: Concorrentes, Veículos de Comunicação em Massa, etc.

Cada grupo citado possui uma importância na vida da empresa, pois, a partir deles são facilitados as tomadas de decisões.

Conhecendo os stakeholders e seu grau de importância é possível tomar melhores decisões quanto ao lançamento de um produto, por exemplo.

Alguns exemplos de Stakeholders

Uma empresa que oferece financiamentos de carros, ele tem como stakeholders diretos os seus clientes e instituições financeiras.

E além disso, ele terá a influência do mercado, como no caso de carros importados.

Se no desenvolvimento de uma estratégia de vendas, o responsável não der atenção à estes fatores, é muito possível que não obtenha sucesso.

Outro exemplo, é de ações de grandes empresas como Coca Cola, Facebook entre tantas outras.

Se houve ações somente em favor dos investidores, e não dessem atenção à necessidade do cliente ou até mesmo a visão da sociedade.

Tal ação faria com que em pouco tempo elas deixassem de existir.

Dicas extras

  • Valorize seus colaboradores, eles normalmente são quem manterão o bom e exitoso funcionamento do negócio.

Valorize-os, desenvolva estratégias de crescimento e motivação.

  • Dê atenção aos interesses e opiniões dos clientes, são eles os que dão sentido a existência de uma empresa.

Ofereça diversos canais de comunicação e preocupe-se com a experiência deles para com seu negócio.

Dê atenção às suas particularidades, e ofereça uma gama de opções de contato e relacionamento com o cliente.

Invista em gestão e tenha alcance bons resultados

Além de definir os Stakeholders, invista na gestão administrativa e fiscal do seu negócio.

Para isto, invista em um software de gestão de qualidade da Soften Sistemas.

Que também conta com um suporte técnico de qualidade para auxiliar o cliente na utilização do sistema.

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Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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