lupa
Mouse

SPED Fiscal: Tudo que você precisa saber sobre

Bianca Fernandes - 04/04/2022 - 0 Comentário(s)

O SPED Fiscal, também conhecido como Escrituração Fiscal Digital (EFD), trata-se de um conjunto de documentos que você já deve estar familiarizado. Caso sua empresa tenha optado pelo sistema de lucro real ou lucro presumido.

Para não enfrentar problemas com a Receita Federal, as empresas devem cumprir mensalmente a obrigação. Enviando ao fisco todas as informações relacionadas à escrituração contábil e fiscal do seu negócio.

É fundamental organizar esses documentos para que sejam enviados com os dados corretos para a Receita Federal. Dessa forma é possível evitar erros que podem levar a transtornos posteriormente. A seguir, algumas dicas importantes. Confira!

Benefícios do SPED Fiscal

O Governo Federal desenvolveu o sistema de SPED Fiscal com o propósito de reduzir a burocracia. Facilitando o processo de pagamento de impostos pelas empresas. O SPED é uma ferramenta digital que oferece algumas vantagens aos contribuintes. Como, por exemplo:

– Custos reduzidos;

– Agilidade de processamento;

– Praticidade na composição dos dados.

Quais dados incluir no SPED Fiscal?

Há uma série de informações que as empresas devem incluir no SPED Fiscal, algumas delas são:

– Registro de mercadorias, transportes e controle de combustíveis, energia elétrica, etc;

– Cadastros de fornecedores, clientes, produtos e estabelecimento;

– Estoque e impostos (ICMS, IPI).

Perfis das empresas incluídas no SPED Fiscal

Existem alguns perfis nos quais as empresas se enquadram para o envio do SPED Fiscal. Portanto, você precisa conhecer esses perfis para saber quais registros devem preencher.

No Perfil A: as empresas devem apresentar os registros da maneira mais detalhada possível. Perfil B: as empresas enquadradas neste perfil podem informar de maneira mais resumida seus dados ao fisco. Perfil C: de forma ainda mais sintética do que o perfil B, as empresas que correspondem ao perfil C devem fornecer de modo simplificado os dados ao SPED Fiscal.

Organize as informações para não errar no envio

A entrega de informações tributárias evoluiu muito com o surgimento do Sistema Público de Escrituração Digital. Por isso, reunir os dados exigidos pelo fisco no SPED pode parecer uma tarefa complicada. Mas, quando a empresa mantém seus dados organizados e atualizados, o envio se torna mais fácil e menos trabalhoso.

De fato, o mínimo erro pode causar incompatibilidade de dados, por isso a dica é prestar atenção no momento do preenchimento para evitar problemas com a Receita Federal. Embora esse trabalho seja de responsabilidade do contador, os administradores da empresa devem estar atentos a todo o processo.

Lembrando que o sistema do SPED Fiscal se atualiza regularmente. Por isso, os profissionais envolvidos nesse processo devem estar bem informados sobre alterações recentes.

Conclusão

As empresas que fazem uso de um sistema para a geração dos arquivos SPED dificilmente enfrentam dificuldades para gerar as informações exigidas pela Receita Federal. Portanto, a dica é contar com um software de gestão empresarial que integre vários recursos e funcionalidades para facilitar a rotina não apenas contábil, mas de outras operações da empresa.

O sistema Soften SIEM, por exemplo, permite emissão fiscal, gerenciamento de estoque, financeiro e vendas, e conta também com emissão de diversos relatórios fiscais e gerenciais, incluindo SPED Fiscal e Sintegra.

Para saber mais sobre todos os produtos e serviços da empresa Soften Sistemas, entre em contato ou acesse o site.

E aí? Gostou do artigo? Então compartilhe com sua rede de contatos.

Te restou alguma dúvida? Então comente aqui e teremos prazer em te ajudar.

Continue nos acompanhando aqui no Blog e nas nossas redes sociais: FacebookInstagramYoutube e Linkedin.

Até a próxima!

Bianca Fernandes

Bianca tem 20 anos. Aqui na Soften, atuou no setor comercial e foi convidada para reforçar o nosso time de Marketing. É uma das responsáveis pela produção de conteúdo e uma das mais novas autoras do nosso Blog. Nas horas vagas curte ler, ouvir música, ver filmes e viajar. Além de adorar conversar e debater sobre assuntos diversos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa.

Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!