Soluções em recebimentos: amplie as suas e aumente seus lucros

Denise Taino - 14/02/2018 - 0 Comentário(s)

Uma situação é regra no comércio: quanto mais opções de pagamento houver para os clientes, maiores serão as vendas. Isso porque cada pessoa se organiza de uma maneira, financeiramente falando.

Diante dessa realidade, é preciso acompanhar a concorrência, disponibilizando soluções em recebimentos, auxiliando no fluxo de caixa do seu negócio.

Com as novas tecnologias e facilidades impostas pelos smartphones, a alternativa se faz cada vez mais necessária. Por isso, é imprescindível o alinhamento dos seus produtos com o mundo online, criando canais que satisfaçam as vontades dos consumidores.

Para a sua empresa crescer, tanto em produtividade quanto em credibilidade, vamos mostrar neste post quatro tipos de recebimentos que atrairão cada vez mais clientes, trazendo lucros e destaque da sua marca no mercado de atuação. Confira!

Cartões de crédito

Atualmente, essa é a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros, tendo em vista que as operadoras destinam prazos atrativos aos consumidores. Prático e rápido, o cartão de crédito auxilia ainda na segurança do cliente, evitando que o dinheiro fique na carteira em deslocamentos diários.

Trata-se da primeira opção de quem consome na internet, atingindo mais de 80% das vendas online.

Outro ponto que explica a maior adesão por essa forma de pagamento ou recebimento é em relação aos parcelamentos disponíveis pelas operadoras de crédito. Ou seja, para o seu negócio não perder vendas, é preciso contar com uma maquininha.

Apesar do investimento inicial, dos prazos para o dinheiro cair na sua conta e porcentagens direcionadas às empresas de crédito, não tem como sobreviver sem esse meio de recebimento. Afinal, satisfazer o cliente é uma premissa das transações comerciais e financeiras, seja em uma loja física ou virtual.

Vale ressaltar que existem várias bandeiras de cartões de crédito. Portanto, é fundamental fazer uma boa avaliação antes de fechar os contratos, tendo em vista as taxas cobradas pelas administradoras e a influência desses valores no planejamento dos seus gastos.

Por isso, a cautela deve sempre ser levada em conta, de olho na rentabilidade do seu negócio como um todo. Afinal, quando as contas começam a sair do controle, tudo pode ir por água abaixo.

Materiais-gratuitos

Cartão de débito

Entre as soluções de recebimento, o cartão de débito é bem convidativo, pois o dinheiro cai rapidamente em sua conta.

A única diferença é que ele é virtual e não em espécie. No entanto, existem muitas pessoas endividadas e com o nome nos órgãos de proteção de crédito, fato que explica o uso de contas poupança e os seus respectivos cartões de débito.

Por isso, para atender a todos os tipos de consumidores, independentemente da situação econômica, você precisa contar com essa opção. E o melhor: os pagamentos são feitos à vista, o que contribui imensamente com o caixa da sua empresa. Ou seja, é um meio bem seguro de recebimento.

Boleto bancário

Sendo uma forma acessível e barata para comerciantes e clientes, o boleto bancário é uma excelente opção voltada aos consumidores.

Afinal, é possível estabelecer prazos atrativos a quem paga e ainda existe a possibilidade de você destinar descontos, fidelizando os clientes.

Como pode ser pago em qualquer instituição bancária, inclusive em casas lotéricas e nos Correios, facilita a vida de ambos os lados. Portanto, vale a pena oferecer essa solução em recebimentos.

Para isso, marque uma reunião com o gerente do seu banco e mantenha essa forma de pagamento no seu negócio, atraindo ainda pessoas que não possuem contas em banco, mas que possuem poder de compra, como vendedores informais ou autônomos.

Pagamento móvel

Os pagamentos por dispositivos móveis estão cada vez mais presentes nos mais diversos setores da economia brasileira, por conta do avanço das novas tecnologias.

Podendo ser realizados por smartphones, são hoje uma tendência do mercado que veio para ficar definitivamente, principalmente em razão do aumento das transações online, que crescem uma média de 8% ao ano, bem mais do que o comércio físico.

Como atualmente muitos empreendedores estão abrindo e expandindo os seus negócios por meio das vantagens do MEI, a tecnologia se transformou em uma boa aliada, pois o seu telefone pode acoplar um pequeno dispositivo de recebimento, como uma maquininha.

Trata-se de um setor em plena expansão por conta da facilidade. Somente na Europa, estima-se que até 2020 mais de 50% de todos os pagamentos serão efetuados por meio de dispositivos móveis.

Dessa maneira, a possibilidade de novas vendas é notória, sendo uma solução de recebimento muito convidativa e que funciona de maneira rápida para ambos os lados.

Veja as vantagens ao oferecer soluções em recebimentos

Ao oferecer várias soluções em recebimentos, a sua empresa terá um maior controle do fluxo de caixa, o que auxilia na redução dos erros. Isso porque haverá um controle mais apurado sobre as entradas e saídas tanto de dinheiro quanto de mercadorias.

Assim, você poderá projetar quando determinado produto deverá ser comprado em maior escala ou o momento de segurar o estoque. Além disso, os diferentes tipos de recebimentos contribuem para a elaboração de estatísticas por meio dos dados, auxiliando nas tomadas de decisões.

Dessa forma, a assertividade será uma realidade dentro do seu negócio, evitando perdas e ainda sendo um meio de aumento da produtividade e lucratividade.

Figura Planilha Gratuita Fluxo de Caixa

Conte com um suporte adequado

No entanto, para garantir a segurança dos dados da sua empresa, assim como o correto pagamento por meios das diferentes soluções em recebimentos, nada melhor do que contar com um suporte de Tecnologia da Informação (TI) adequado.

Ao fechar uma parceria com uma equipe altamente especializada e focada na resolução de possíveis pendências ou invasões de inimigos, como hackers, a sua empresa conseguirá solucionar possíveis interferências em um tempo hábil que não interfira nas vendas.

No mais, a satisfação dos seus clientes certamente se refletirá em novas transações financeiras, mais presença de mercado e um crescimento dentro das projeções anuais do seu meio de atuação. Afinal, quem se atualiza não fica para trás!

Conheça Soften Sistemas

E você, o que acha dos nossos artigos? Quer sempre ficar por dentro das novidades? Então siga a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook, Youtube, Google+ e LinkedIn.

Denise Taino
Denise Taino

Formada em matemática pela UNESP de São José do Rio Preto-SP. É gerente financeira na Soften Sistemas, ama futebol, comida e pratica esportes nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!