Smarketing: Entenda mais sobre o assunto
Flávia Scalon - 20/10/2018 - 0 Comentário(s)
Alinhar Vendas e Marketing é fundamental para o bom funcionamento de uma empresa, para isso, existe o Smarketing.
O Smarketing faz com que os dois setores se complementem e trabalhem de forma integrada, buscando sempre o crescimento do negócio.
Acompanhe este post e saiba mais sobre o Smarketing e os benefícios que ele oferece a uma empresa.
O que é Smarketing?
O Smarketing é a junção das palavras em inglês ‘sales’ (vendas) e ‘marketing’, conhecido no Brasil também, como ‘vendarketing’.
Ou seja, o Smarketing é a junção dos setores de vendas e de marketing, que trabalham em sinergia para alcançar um determinado objetivo.
O Marketing tem o papel de divulgação da marca junto ao público alvo e a equipe de vendas fecha o negócio, ou seja, concretiza as vendas.
Esta estratégia diminui a competição e aumenta o trabalho em equipe, promovendo assim, harmonia entre os dois setores e gerando bons resultados para a empresa.
Importância do Smarketing
O Smarketing é uma estratégia que permite que os setores de vendas e marketing entendam melhor como cada um funciona.
Caminhando juntos, estas duas áreas podem otimizar seu trabalho e alinhar as estratégias para melhoria dos processos.
Ou seja, o Smarketing faz com que os profissionais compreendam melhor como cada processo funciona, tendo objetivos em comum.
A equipe de Marketing cria campanhas e qualifica os leads, e a equipe de vendas potencializa a conversão destes clientes.
Entenda neste artigo sobre Funil de Vendas e saiba como qualificar leads em sua empresa.
Portanto, o Smarketing é importante para que as duas equipes – vendas e marketing – tenham uma união de comunicação transparente.
Desta forma, é possível impactar os clientes positivamente e aumentar o lucro do negócio, além de gerar a união entre seus colaboradores.
Benefícios do Smarketing
O Smarketing oferece diversos objetivos a uma empresa, pois, é uma estratégia com propósito de união entre setores e conversão de potenciais clientes.
Assim, os setor de marketing e o setor de vendas trabalham em comum acordo, com o mesmo objetivo, que é fechar a venda com o cliente.
Portanto, os benefícios do Smarketing é a união de esforços dos times de vendas e marketing para o aumento do faturamento do negócio e o crescimento do mesmo.
Dicas de como aplicar Smarketing em sua empresa
Verifique algumas dicas para implantar o Smarketing em sua empresa:
Defina objetivos
Primeiro, é importante que os dois times falem a mesma língua, ou seja, definam seus objetivos.
É preciso que os setores saibam os resultados que querem ter, como, quantas pessoas querem atingir, quantos clientes são necessários, quanto quer crescer e etc.
Defina a persona
Definição de persona é muito importante, pois, é o direcionamento de todo o processo de conversão.
Desta forma será mais fácil atingir potenciais clientes de maneira assertiva e eficiente.
Estabeleça os SLAs
SLA é a sigla de Service Level Agreement, e significa o acordo que toda equipe deve fazer, ou seja, documenta o compromisso de cada uma.
Ele manterá todos os objetivos alinhados, evitando cobranças ou sobrecarga por parte de cada setor.
Comunicação entre os departamentos
É muito importante que a comunicação e a colaboração seja incentivada dentro da empresa, assim, o resultado do trabalho é muito melhor.
Diálogo entre ambas equipes é necessário, para que erros sejam escassos e os resultados alcançados.
Procure ferramentas que ajudem nesta comunicação e colaboração.
Smarketing: conclusão
Os times de marketing e vendas são muito importantes para qualquer empresa, pois, a partir de seus princípios vêm seus resultados.
Ou seja, o resultado de uma equipe espelha no resultado da outra, gerando alinhamento e colaboração entre si e otimizando seus processos.
Portanto, a união destas equipes é muito interessante para empresas que querem aumentar sua lucratividade e melhorar seus processos.
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