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Smarketing: Saiba como Alinhar Marketing e Vendas para Faturar Mais

Diogo Oliveira - 06/08/2019 - 0 Comentário(s)

Que as áreas de Marketing e de Vendas das empresas costumam se estranhar, isso não é segredo para ninguém, contudo, com o Smarketing isso pode ficar no passado.

A técnica administrativa permite que os dois setores trabalhem de forma conjunta e dessa forma potencializem os resultados do empreendimento.

Quando as duas equipes falam a mesma língua e trabalham juntos para um objetivo comum tornando o dia a dia empresarial mais produtivo.

Acompanhe aqui tudo sobre como usar o Smarketing para alinhar os times de Marketing e Vendas para fazer sua empresa faturar mais.

Entendendo Smarketing

Smarketing é a junção de duas palavras em inglês: Sales e Marketing, cujo objetivo é fazer com que as equipes de vendas e marketing trabalhem juntos.

Isto porque, é comum que estes dois times não sejam muito interligados e possuam uma série de divergências. 

O time de vendas costuma não saber quais atividades o Marketing desenvolve, e este por sua vez não está por dentro dos processos de vendas.

É fundamental que as empresas sejam capazes de fazer com que as Equipes de Marketing e Vendas percebam que estão no mesmo barco. 

O Marketing precisa desenvolver materiais e atividades que irão fornecer à equipe de vendas os leads.

A equipe de vendas por sua vez deve oferecer feedbacks para o Marketing acerca do perfil do cliente.

Quando há o alinhamento e planejamento estratégico dos dois setores o Smarketing faz com que a empresa se beneficie e muito.

Como implantar o Smarketing?

Para poder realizar a implantação e descobrir os benefícios que o Smarketing traz para a empresa, pode-se seguir os passos:

1 – Tenha claro os objetivos e metas das empresas e das áreas de Vendas e de Marketing

O princípio da estratégia do Smarketing é que todos falem a mesma língua e tenham muito claro o objetivo da empresa.

O Funil de Vendas também precisa ser totalmente estruturado e os passos claros para todas as equipes.

A Persona Alvo da empresa também deve ser bem definida e clara tanto para as equipes de vendas, quanto para de Marketing.

De qualquer maneira é essencial que o objetivo seja claro para ambos os envolvidos no Smarketing.

2 – Estabeleça o SLA

SLA é a sigla para Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço como é comumente conhecido.

Por meio deste acordo, fica claro quais as responsabilidades que as equipes de Marketing e Vendas devem assumir no Smarketing.

Ou seja, quais atividades devem ser assumidas por cada time para viabilizar as atividades um do outro.

Por meio deste acordo e com os objetivos bem claros, as equipes conseguem trabalhar em conjunto para atingir os bons resultados empresariais.

3 – Acompanhe de perto o processo e forneça dados frequentes

Além de trabalhar em conjunto para atingir as metas e objetivos pré estabelecidos, é preciso que se acompanhe de perto o desenvolvimento do Smarketing.

Por este motivo, é importante que a empresa conte com um profissional responsável por mediar o trabalho conjunto de Marketing e Vendas.

É excelente que se invista em sistemas de comunicação interna para centralizar as informações e disponibilizá-las para os times.

4 – Realize reuniões regulares

Para manter a estratégia em plena eficiência, é bom que seja realizado reuniões regulares com as equipes envolvidas. 

É essencial que estas reuniões sejam realizadas com uma certa frequência e cada uma com objetivos distintos.

As reuniões mensais podem servir para analisar os resultados, identificar os pontos que podem ser melhorados e desenvolver novos planos de ações.

Além da reunião mensal, podem ser realizadas reuniões semanais ou quinzenais que é tão ou mais importante que as reuniões mensais.

Nestas reuniões é possível que se realize o acompanhamento das atividades, colhendo feedbacks e outras informações para as correções necessárias.

5 – Os dados são a fonte mais segura para tomada de decisões

A melhor forma de garantir que a estratégia de Smarketing da sua empresa atinja o sucesso esperado é alimentar os processos com dados.

O Marketing Digital só consegue desenvolver bem o seu trabalho quando a equipe de vendas fornece informações detalhadas dos clientes da empresa.

Isto porque, só através destes dados que o Inbound Marketing pode ser desenvolvido de forma eficiente para a captação dos leads e clientes.

Além disso, o time de vendas precisa conhecer o cliente e os passos do Funil para desenvolver estratégias e argumentos certos para o processo comercial.

É também o time de vendas que deve fornecer as qualificações e características do lead que está em ponto certo para a compra.

Benefícios e Vantagens do Smarketing

É por meio do Smarketing que as empresas vêm conseguindo melhorar os seus resultados de vendas. 

Uma vez que a união dos times de Vendas e Marketing consegue trazer melhores resultados para todo o empreendimento. 

Além disso, você consegue manter um time de colaboradores trabalhando em plena sintonia e com espírito colaborativo.

Com o Smarketing também é possível ter uma excelente visualização de todo o processo de vendas e marketing.

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Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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