Smarketing: Saiba como Alinhar Marketing e Vendas para Faturar Mais
Diogo Oliveira - 06/08/2019 - 0 Comentário(s)
Que as áreas de Marketing e de Vendas das empresas costumam se estranhar, isso não é segredo para ninguém, contudo, com o Smarketing isso pode ficar no passado.
A técnica administrativa permite que os dois setores trabalhem de forma conjunta e dessa forma potencializem os resultados do empreendimento.
Quando as duas equipes falam a mesma língua e trabalham juntas para um objetivo comum, tornam o dia a dia empresarial mais produtivo.
Acompanhe aqui tudo sobre como usar o Smarketing para alinhar os times de Marketing e Vendas para fazer sua empresa faturar mais.
Entendendo Smarketing
Smarketing é a junção de duas palavras em inglês: Sales e Marketing, cujo objetivo é fazer com que as equipes de vendas e marketing trabalhem juntos.
Isto porque, é comum que estes dois times não sejam muito interligados e possuam uma série de divergências.
O time de vendas costuma não saber quais atividades o Marketing desenvolve, e este por sua vez não está por dentro dos processos de vendas.
É fundamental que as empresas sejam capazes de fazer com que as Equipes de Marketing e Vendas percebam que estão no mesmo barco.
O Marketing precisa desenvolver materiais e atividades que irão fornecer à equipe de vendas, os leads.
A equipe de vendas por sua vez deve oferecer feedbacks para o Marketing acerca do perfil do cliente.
Quando há o alinhamento e planejamento estratégico dos dois setores o Smarketing faz com que a empresa se beneficie e muito.

Como implantar o Smarketing?
Para poder realizar a implantação e descobrir os benefícios que o Smarketing traz para a empresa, pode-se seguir os passos:
1 – Tenha claro os objetivos e metas das empresas e das áreas de Vendas e de Marketing
O princípio da estratégia do Smarketing é que todos falem a mesma língua e tenham muito claro o objetivo da empresa.
O Funil de Vendas também precisa ser totalmente estruturado e os passos claros para todas as equipes.
A Persona Alvo da empresa também deve ser bem definida e clara tanto para as equipes de vendas, quanto para de Marketing.
De qualquer maneira é essencial que o objetivo seja claro para ambos os envolvidos no Smarketing.
2 – Estabeleça o SLA
SLA é a sigla para Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço, como é comumente conhecido.
Por meio deste acordo, fica claro quais as responsabilidades que as equipes de Marketing e Vendas devem assumir no Smarketing.
Ou seja, quais atividades devem ser assumidas por cada time para viabilizar as atividades um do outro.
Por meio deste acordo e com os objetivos bem claros, as equipes conseguem trabalhar em conjunto para atingir os bons resultados empresariais.
3 – Acompanhe de perto o processo e forneça dados frequentes
Além de trabalhar em conjunto para atingir as metas e objetivos pré estabelecidos, é preciso que se acompanhe de perto o desenvolvimento do Smarketing.
Por este motivo, é importante que a empresa conte com um profissional responsável por mediar o trabalho conjunto de Marketing e Vendas.
Além disso, é excelente que se invista em sistemas de comunicação interna para centralizar as informações e disponibilizá-las para os times.
4 – Realize reuniões regulares
Para manter a estratégia em plena eficiência, é bom que seja realizado reuniões regulares com as equipes envolvidas.
É essencial que estas reuniões sejam realizadas com uma certa frequência e cada uma com objetivos distintos.
As reuniões mensais podem servir para analisar os resultados, identificar os pontos que podem ser melhorados e desenvolver novos planos de ações.
Além da reunião mensal, podem ser realizadas reuniões semanais ou quinzenais que é tão ou mais importante que as reuniões mensais.
Nestas reuniões é possível que se realize o acompanhamento das atividades, colhendo feedbacks e outras informações para as correções necessárias.
5 – Os dados são as fontes mais seguras para tomada de decisões
A melhor forma de garantir que a estratégia de Smarketing da sua empresa atinja o sucesso esperado, é alimentar os processos com dados.
O Marketing Digital só consegue desenvolver bem o seu trabalho quando a equipe de vendas fornece informações detalhadas dos clientes da empresa.
Isto porque, só através destes dados que o Inbound Marketing pode ser desenvolvido de forma eficiente para a captação dos leads e clientes.
Além disso, o time de vendas precisa conhecer o cliente e os passos do Funil para desenvolver estratégias e argumentos certos para o processo comercial.
É também o time de vendas que deve fornecer as qualificações e características do lead, que está em ponto certo para a compra.
Benefícios e Vantagens do Smarketing
É por meio do Smarketing que as empresas vêm conseguindo melhorar os seus resultados de vendas.
Uma vez que a união dos times de Vendas e Marketing consegue trazer melhores resultados para todo o empreendimento.
Além disso, você consegue manter um time de colaboradores trabalhando em plena sintonia e com espírito colaborativo.
Com o Smarketing também é possível ter uma excelente visualização de todo o processo de vendas e marketing.
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