Sistema Integrado de Gestão: O que é, tipos e como implantar

Flávia Scalon - 09/02/2023 - 0 Comentário(s)

Mouse

Você empreendedor já deve ter ouvido falar em Sistema Integrado de Gestão Empresarial, mas, você sabe o que é esse sistema, como funciona, seus benefícios e qual o melhor?

Pois saiba que é muito importante para a saúde de seu negócio ter um sistema desse tipo, e entender como funciona é essencial.

Nesse artigo será explicado tudo sobre sistema integrado de gestão empresarial. Confira!

O que é o Sistema Integrado de Gestão Empresarial?

Sistema Integrado de Gestão Empresarial, mais conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning), possibilita que a sua empresa gerencie a operação automatizando os seus procedimentos produtivos, financeiros, comerciais e gerenciais.

O ERP permite que a sua empresa automatize e gerencie os seus processos, profissionalizando a gestão da sua empresa e auxiliando nos primeiros passos rumo a eficiência gerencial.

Um software de gestão empresarial tem por intuito principal integrar as diferentes fases de uma ação, como o planejamento de produto, desenvolvimento, criação, comercialização e marketing.

De forma que permite que a sua empresa possa gerenciar de forma inovadora no que diz respeito aos seus procedimentos.

Com o uso de sistemas como o ERP, não é preciso fazer uso de planilhas, de forma que um software integrado de gestão traz uma visão geral e detalhada de todos os setores da sua empresa.

Otimizando serviços automatizados que tornarão os seus processos mais ágeis e eficientes, evitando falhas comuns desses processos.

Como Funciona este tipo de sistema?

O Sistema integrado de Gestão Empresarial (ERP) trabalha de forma ligada com diversos subsistemas de gestão da empresa.

Fazendo com que todas as informações conversem entre si, com o intuito de facilitar a análise e o controle das etapas de produção da sua empresa.

Funciona em todas as áreas, trabalhando de forma simultaneamente com a gestão estratégica da empresa, como a produção, vendas, logística, marketing, entre outras, tudo isso em tempo real.

Quais são os tipos de sistema integrado de gestão?

Um sistema integrado de gestão pode ser: ERP, CRM, BI e sistema integrado de previdência.

Na sequência, entramos em mais detalhes sobre cada sistema integrado de gestão, para que você conheça melhor como eles funcionam. Acompanhe.

– ERP (Enterprise Resource Planning)

O ERP, também conhecido como Planejamento de Recursos Empresariais, pode ser usado como um sistema funcional, ou seja, que trabalha em prol da contabilidade, recursos humanos, finanças, vendas, marketing, fabricação e afins.

Mas ele também pode trabalhar em prol de um sistema de processamento que gerencia transações e tomadas de decisões.

Isso porque o seu objetivo é fazer uma integração e automatização de vários departamentos da sua empresa para armazenar informações do seu negócio e manter todos os dados em apenas um sistema. 

Considerado o sistema integrado de gestão mais popular e mais bem sucedido no mercado, o ERP se destaca por sua eficácia e agilidade, entregando benefícios que vão desde a redução de custos até a otimização do fluxo de informações de um negócio.

– CRM (Client Relationship Management)

O segundo tipo de sistema integrado de gestão que apresentamos é o CRM, que em tradução livre significa Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente.

Como seu próprio nome supõe, ele é um sistema com foco no cliente, permitindo que empresas reúnam seu escopo em torno de estratégias para fazer a manutenção e também antecipar às necessidades de seu público. 

Ou seja, na prática o objetivo do CRM é colaborar para que os negócios consigam fidelizar os seus clientes e tratá-los da maneira mais adequada.

As principais áreas que usufruem dos benefícios do CRM são a de automação de gestão de Marketing, gestão comercial e de gestão de serviço ou produto.

O resultado são impactos positivos nos parâmetros e conversões relacionadas ao operacional desses setores, como abrindo espaço para captação de um banco de dados com informações dos clientes e integração com outros sistemas de vendas que já são usados pelas empresas.

No mais, com o CRM também é possível automatizar campanhas e contatos com os clientes por diversos canais, como e-mail ou SMS, tornando mais prático todo o fluxo de comunicação com o público da empresa.

– BI (Business Inteligence)

O terceiro sistema integrado de gestão que apresentamos nesse artigo é o Business Inteligence, que atua captando informações de outros sistemas de gestão, como documentos e planilhas.

Nesse sentido, ele deve ser visto como um sistema que centraliza e organiza informações de todos os setores da empresa, ajudando principalmente na análise dos dados coletados e em resultados mais precisos para tomar decisões.

O principal objetivo do Business Intelligence é colaborar para que seu negócio consiga ter planos mais estratégicos, com base em dados, para inovar e otimizar processos internos e administrativos.

– Sistema integrado de previdência

Por fim, apresentamos o sistema integrado de previdência, que como seu próprio nome já sugere, trabalha com a gestão de previdência e fundos de pensão de colaboradores de uma empresa.

Ele pode ser usado para planos públicos e privados, se tratando de um ERP que realiza toda a gestão de quem trabalha com esse tipo de controle.

Na prática, ele funciona como uma ferramenta de suporte e gerenciamento, tornando automático e mais coordenado o modelo previdenciário ou de fundo de pensão que a sua empresa tem.

Para isso, ele se responsabiliza por alimentar todas as informações do departamento contábil, de recursos humanos e das finanças de uma organização.

exemplos de sistema integrado de gestão

É Preciso Implantar um ERP em minha empresa?

É preciso analisar que muitos empreendedores possuem todo um planejamento e gestão através de tabelas manuais no Excel.

Inicialmente esta ferramenta auxilia a controlar o volume de estoque e controlar o fluxo de caixa.

Todavia, quando as vendas aumentam e consequentemente a produção aumenta também, estas precisam manter todas as informações atualizadas e organizadas se tornando uma tarefa mais complexa.

Nesse momento a gestão pode vir a perde o controle da empresa e sem os números necessários, torna-se inviável realizar um bom planejamento para estruturar o seu empreendimento.

A utilização desses sistemas com toda certeza é a melhor escolha, para se ter um aparato mais adequado para a sua empresa.

Assegurando assim, que todas as demandas fiscais sejam atendidas via processos automatizados, evitando que o negócio venha a ser multado por possíveis infrações.

Sendo que essa sistematização é essencial para a gestão de empresas, pois, otimizam o controle dos processos para fornecer uma visão macro do negócio aos gestores.

Incluindo o controle de determinados recursos, tal como: fornecimento de dados em tempo real com informações gerenciais muito importantes, oportunizando uma maior margem de lucro.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Benefícios do uso de um Sistema Integrado de Gestão Empresarial

Se você precisa e quer reduzir custos, aumentar os lucros e melhorar a qualidade do atendimento aos clientes, a melhor escolha para sua gestão é utilizar um sistema ERP.

Com ele a sua empresa poderá alcançar diversos resultados positivos, pois possui muitos benefícios, como:

  • Qualidade e eficiência;
  • Redução de custos;
  • Agilidade;
  • Extinção de sistemas manuais;
  • Otimização do fluxo da informação interno da empresa;
  • Otimização nas tomadas de decisões;
  • Extinção da redundância de atividades;
  • Otimização do tempo;
  • Aumento e melhoria de respostas do mercado;
  • Melhorias nas práticas de processos externos da empresa;
  • Redução de estoque;
  • Redução da carga de trabalho;
  • Melhoria do controle das operações da empresa.

O sistema oportuniza uma melhor performance e agilidade na centralização das informações com acesso a dados mais precisos, gerando análises de mercado com maior impacto de resultados do negócio.

O uso do sistema integrado de gestão empresarial deve ser encarado como um investimento estratégico nas atividades gerenciais da sua empresa.

Com ele sua empresa poderá manter vários serviços funcionando com baixo índice de erros e atingir o máximo de economia.

Qual o Melhor ERP para a sua Empresa?

Apenas adotar um software de gestão ERP não será suficiente para a sua gestão ser um sucesso.

É necessário que você tenha um bom fornecedor para, como, por exemplo, em casos de o software contratado venha a ser descontinuado.

A escolha do ERP deverá ter alguns requisitos para que esta seja assertiva ao atingir novos públicos, mantendo a sua empresa competitiva.

Saber o renome do sistema e ter um conhecimento da sua popularidade auxiliará na hora da escolha.

Tal como, realizar uma busca de um sistema que venha a garantir que bugs e falhas de segurança sejam eliminados com agilidade.

A garantia de evolução do sistema é muito importante para que o investimento não se torne ultrapassado, o sistema deve oferecer total suporte ao seu processo de negócios.

Outro ponto importante é a forma de gerenciamento do negócio, que deve ser avaliado na tomada de decisão do sistema.

Opte por ferramentas que não compartilhem os seus registros anonimamente, ainda que estes não possuam preços, ou seja, os sistemas gratuitos.

Outra coisa que o empresário deve ter em mente ao escolher um fornecedor é sobre o tipo de hospedagem da ferramenta, se em nuvem ou instalado em desktop.

Escolha a Soften Sistemas para controlar a Gestão Empresarial de sua empresa

São muitas as atividades realizadas dentro de uma gestão empresarial de forma que somente controles de planilhas e arquivos manuais não são o suficientes para soluções eficazes de gestão.

Gerenciar todas as informações da sua empresa e fazer com que o seu negócio venha se destacar e se desenvolver de forma sustentável fica muito mais fácil com o uso de um ERP.

Por isso, a Soften oferece softwares que atendem todos os requisitos do empresário brasileiro.

Isto porque, tanto o Soften Siem quanto o GerencieAqui são sistemas completos, que oferecem diversas funcionalidades, como:

  • Emissão de documentos fiscais (NFe, NFCe, SAT, MDFe, CTe, SPED, etc);
  • Controle financeiro;
  • Controle comercial;
  • Controle de estoque;
  • Ordem de serviço;
  • Ordem de produção;
  • Android; e etc.

Tudo isso com implantação, treinamento e suporte técnico ilimitado. Então, otimize o ganho de tempo e melhore a produtividade de seu negócio com os sistemas da Soften.

Basta entrar em contato e conversa com um atendente sobre todas as vantagens dos sistemas disponíveis.

Gostou deste texto e quer ainda mais novidades? Acompanhe o Blog e as Redes Sociais: FacebookInstagram, TwitterLinkedin e Youtube.

Dúvidas? Sugestões? Comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro

Oferecemos soluções para Gestão Fiscal, Financeira, Comercial e Gestão de Estoque

Adquira o melhor sistema de gestão empresarial e promova o crescimento da sua empresa.

Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!