Sistema de Gestão da Qualidade: Saiba como implementar em seu negócio
Flávia Scalon - 29/01/2019 - 0 Comentário(s)
Em algum momento, as empresas terão necessidade de buscar a qualidade exigida pelos clientes e mercado e é onde será necessário implantar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
Tal sistema ajudará na expansão de mercado, melhoria da imagem da empresa diante de seus clientes, entre muitas outras coisas.
Se manter e consolidar no mercado é o que toda empresa quer, mas para isso, é preciso garantir a qualidade dos produtos e serviços.
Continue acompanhando o artigo e saiba tudo sobre o Sistema de Gestão da Qualidade.
Sistema de Gestão da Qualidade: O que é e para que serve?
O Sistema de Gestão da Qualidade é uma ferramenta que traz à empresa controle e processos padronizados.
E isto é realizado com os recursos necessários para alcançar os resultados desejados.
Sendo assim, um conjunto de elementos que, geralmente, são integrados na corporação, para assim atender a administração da empresa e seus objetivos.
Através do SGQ, a empresa consegue controlar seus processos, além de padronizá-los, e dessa forma, verificar a eficácia das ações tomadas, atingindo qualidade.
Portanto, a ferramenta tem foco no cliente e em seus interesses, além de buscar sempre a melhoria contínua de seus processos corporativos.
Em complemento, a ISO (International Organization for Standardization) – que elabora a Norma ISO 9001 – integra o Sistema de Gestão da Qualidade.
Um SGQ, realizado com base na norma ISO 9001 2015, oferece às empresas:
- Abordagem de oportunidades e riscos agregados aos objetivos;
- Maior visão de oportunidades e garantia de satisfação do cliente;
- Capacidade para fornecer produtos e/ou serviços que atendam e satisfaçam o cliente.
No Brasil, a norma ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, é a responsável pela tradução da norma ISO.

Vantagens
Algumas das vantagens que um Sistema de Gestão da Qualidade oferece para empresas:
- Organização e eficiência empresarial;
- Melhoria na execução do trabalho, coordenação e produtividade corporativa;
- Maior foco nos objetivos e expectativas do cliente;
- Atenção na qualidade dos produtos/serviços;
- Comunicação interna e externa;
- Funcionários mais responsáveis;
- Processos e tarefas sistematizados;
- Melhoria nas competências dos funcionários e da empresa;
- Novas oportunidades no mercado ou melhoria na quota;
- A capacidade da organização e sua capacidade de trabalho é constatada pelos clientes;
- Certificação e reconhecimento interno e externo.
Princípios abordados no SGQ da gestão da qualidade
Conheça os 8 princípios da gestão da qualidade, que são abordados no SGQ, sendo eles:
O cliente é o foco
Uma empresa deve pensar sempre em atender o cliente para satisfazê-lo e assim conquistar a fidelização do mesmo, pois, é ele que mantém um negócio.
Ou seja, o cliente é o ponto central do negócio, por isso, ouvir o cliente e entender suas necessidades reais, é o ponto chave para o sucesso da empresa.
Liderança
Manter uma equipe de liderança é muito importante para que os processos sejam sólidos e motive a equipe, dessa forma, a empresa cresce no mercado.
O papel de um líder é fundamental na gestão, pois, é o mesmo que passará os objetivos e metas da empresa para a equipe, além de manter um ambiente de trabalho motivacional.
Engajamento de pessoas
Engajar os colaboradores é um processo para que eles se envolvam com os problemas da corporação e busquem suas soluções.
Estimular, motivar e capacitar os funcionários, tornando-os parte do processo, faz com que eles se comprometam com a empresa e seus propósitos.
Abordagem por processos
Abordagem de processos é baseada em entradas e saídas de recursos na empresa, identificação dos responsáveis de cada atividade e a definição de metas e objetivos.
Assim, é mais fácil reduzir erros e retrabalho, tendo maior visibilidade das necessidades da empresa.
Abordagem sistêmica para a gestão
Uma abordagem sistêmica para a gestão ajuda a entender os processos, isto porque os mesmos geram demandas de produtos e serviços que se relacionam com processos da empresa.
Com ele, é possível verificar e identificar formas de redução de custos, resolução de problemas e melhorias.
Melhoria
A busca de melhorias em processos e na gestão deve ser um dos objetivos principais de uma empresa.
Ela ajudará a empresa a se manter sempre competitiva no mercado, buscando aprimorar e evoluir os negócios.
Tomada de decisões
Utilizar auditorias e indicadores feitos pelo SGQ ajudam nas decisões que auxiliam na evolução e melhoria dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.
Tenha sempre estratégias eficientes e seguras para coletar dados, seja dentro da empresa como dentro do mercado.
Relacionamento com fornecedores
Relação com fornecedores é benéfica tanto para a empresa como para o fornecedor, pois, com uma parceria sólida, a garantia de comprometimento é maior.
Avalie sempre seus fornecedores, veja as melhores propostas e estreite o relacionamento entre empresa e fornecedor.
Conheça a Soften Sistemas e seus aplicativos
A Soften Sistemas é uma empresa que oferece softwares para a gestão fiscal e empresarial.
Além disso, é uma das empresas que mais crescem no país, no ramo de sistemas, pois, agrega qualidade e facilidade na rotina dos empresários.
Seus aplicativos são Soften Siem, instalado em Desktop, e GerencieAqui, online com armazenamento em nuvem.
Os mesmos disponibilizam emissão de documentos fiscais, gerenciamento financeiro, comercial e de estoque, além de relatórios e cadastros gerais.
Os clientes têm implantação, treinamento e suporte técnico ao seu alcance e tudo isso oferecido com conhecimento e especialização.
Não perca tempo, seja um cliente Soften e melhore os processos de sua empresa com os aplicativos da empresa.
Entre em contato e saiba mais sobre todos os produtos, planos e serviços oferecidos.

Se gostou do artigo, compartilhe-o com amigos e parceiros e acompanhe as atualizações do Blog.
Siga também as Redes Sociais da Soften: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e Youtube.
Caso tenha dúvidas, dicas ou sugestões, comente no campo abaixo!