Série Virtual: saiba mais
Alessandro Caun - 09/07/2017 - 0 Comentário(s)
Para não exceder a numeração da Nota Fiscal Eletrônica utilizamos a série virtual.
A Secretaria da Fazenda afirmou que a numeração utilizada pela NF-e deve ser distinta e independente da numeração utilizada pela antiga Nota Fiscal em papel, sendo o modelo da primeira “55” e o da segunda “1 ou 1A”.
A numeração real da NF-e seguirá a sequência de 1 a 999.999.999, em cada série, devendo ser reiniciada quando alcançar este limite.
O que é a Série Virtual?
É considerada uma “Série virtual” quando a série da nota fiscal tem 2 ou 3 dígitos. De acordo com a Secretaria da Fazenda a numeração da série virtual pode variar de 001 a 999.
As séries de número 890 a 899 são de uso exclusivo para emissão de NF-e avulsa (quando permitida pela SEFAZ).
Já as séries de número 900 a 999 de uso exclusivo de NF-e emitidas em contingência e autorizadas no Sistema de Contingência do Ambiente Nacional – SCAN.
Assim teremos uma numeração como exemplo; 550123456 (55 = modelo, 0 = série, 6 próximos dígitos = numeração da nota fiscal eletrônica).
Porque Realizar a Série Virtual?
Através da série virtual o cliente consegue utilizar séries com mais de 1 dígito, podendo variar entre 001 a 999.
NOTA: O Decreto n° 45.490 de 30 de novembro de 2000 afirma no artigo 196 do Regulamento do ICMS que no Estado de São Paulo, o contribuinte só poderá adotar séries distintas para a emissão da NF-e, mediante lavratura de termo no livro Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrência – RUDFTO (modelo 6).
Como Efetuar a Série Virtual no Soften SIEM?
Para efetuar a série virtual dentro do Soften SIEM o cliente precisa abrir o sistema e ir em CONFIGURAÇÕES > CONFIGURAÇÕES. Depois selecione FATURAMENTO e preencha com a numeração 558 o campo MODELO E SERIE DA NF-e. Em seguida salve.
Agora acesse CONFIGURAÇÕES > CONFIGURAÇÕES 2.
Na aba CAMPO localize a opção “FATURAMENTO: SERIE VIRTUAL DA NFE (SUBST. SERIE DO NUM. DA NF-e)” e em CONFIGURAÇÃO coloque a série desejada e depois clique em DEFINIR.
Perceba que esta mudança se encontra configurada no campo abaixo, feche esta janela e saia do sistema.
Neste momento é preciso alterar o número da próxima nota.
Para fazer esta alteração abra o sistema, clique em CONFIGURAÇÕES > FATURAMENTO > NÚMERO DA PRÓXIMA NOTA FISCAL e digite o número da próxima NF-e.
NOTA: A Soften Sistemas aconselha que o cliente efetue o backup antes de realizar este procedimento, para evitar qualquer transtorno futuro.
Ainda Precisa de Ajuda?
Segue um vídeo com um breve resumo referente ao que foi falado acima:
Caso as dúvidas permaneçam, entre em contato com o nosso suporte técnico, o melhor da América Latina!