Saiba tudo sobre o Emissor NFe

Flávia Scalon - 23/09/2017 - 0 Comentário(s)

Saber mais sobre um Emissor de NFe é de grande importância para quem é empresário e precisa emitir notas fiscais, pois, para que a emissão seja feita, é preciso ter um emissor NFe de qualidade e que supram as necessidades da empresa.

São muitas opções no mercado, sejam elas gratuitas ou pagas, e por conta disso, há dificuldade para as empresas identificarem as vantagens e melhores ferramentas que valham a pena.

Um emissor NFe pode oferecer uma gestão completa para a empresa, dependendo do software, é possível desde a emissão de NFe, até o controle do fluxo de caixa.

Um emissor NFe de qualidade irá ajudar a empresa a crescer e prosperar com o tempo, pois com ele será possível mantê-la organizada, mas, saiba escolher um emissor que supere as expectativas, para que não haja problemas futuramente.

Verifique a seguir nosso post e saiba tudo sobre um Emissor NFe.

O que é Nota Fiscal Eletrônica (NFe)?

A Nota Fiscal Eletrônica, também conhecida como NFe, é um documento obrigatório após uma transação de venda de produtos e serviços, ela documenta a transação e recolhe impostos, sua não utilização é considerada sonegação fiscal.

O projeto foi criado pelo governo para uma melhor fiscalização e para facilitar a emissão de NFe nas empresas.

A emissão de uma Nota Fiscal é feita eletronicamente por meio de um emissor de NFe, sua validade é garantida por uma assinatura digital.

A nota fiscal é de grande importância para uma empresa, para que a mesma prove ao governo estar dentro de todas as legislações exigidas pelo mesmo, sendo que também é um direito do consumidor na hora da compra.

A mudança na forma como se fazia o faturamento das empresas de notas em papel para notas fiscais eletrônicas marca um divisor de águas para a organização fiscal brasileira.

Esta mudança foi feita de forma gradual, passando por testes e posteriormente por cada ramo de atividade, afim de implementar todo o projeto de NFe.

Parte obrigatória deste processo passa pelos emissores de notas fiscais eletrônicas, os emissores de NFe, que escolhido de forma acertiva, evita dores de cabeça para os empresários.

Escolhendo um Emissor de Nota Fiscal de qualidade, o contribuinte garante o sucesso do projeto de implementação da nota fiscal eletrônica em sua empresa.
Falaremos mais sobre o software emissor nfe a seguir.

Para saber mais sobre nota fiscal eletrônica, verifique nosso artigo completo no blog.

Soften Sistemas CTA

O que é Emissor NFe?

Um emissor de NFe é um software onde se insere os dados para gerar notas fiscais, referentes a ações realizadas em uma empresa, sejam essas notas de venda, devolução, serviço, complementar, ajuste, etc.

O sistema compila os dados da empresa, clientes e produtos/serviços em um arquivo no formato que é aceito pela Sefaz.

Alguns softwares emissores de NFe de qualidade mostram o status das notas, ou seja, permitem o acompanhamento do arquivo enviado, informando se a nota foi gerada e aceita ou não.

Os status principais são: Aprovada, Rejeitada e Denegada; Há outros status, porém, varia de sistema para sistema.

A maioria dos emissores NFe permitem o cancelamento e a inclusão da carta de correção à nota, o que é de grande ajuda, pois facilita a vida de muitos contribuintes que emitem notas fiscais.

Há várias opções de emissores NFe, sejam esses, gratuitos ou pagos, sendo que o emissor gratuito que foi desenvolvido pela Sefaz São Paulo, no ano de 2017 foi repassado a Sebrae e a Sefaz MA ( [ATUALIZAÇÃO] Sefaz do Maranhão descontinua o Emissor Gratuito de NFe e CTe. Continue lendo e saiba mais ).

Ainda são emissores limitados, que permitem apenas a emissão de nota fiscal, e o cadastro de clientes, produtos (sem cadastros de impostos prévios) e transportadoras, sendo que praticamente também não há suporte técnico para nenhum tipo de problema ou erro que aconteça na emissão.

Caso tenha interesse sobre os emissores gratuitos, temos um artigo bem interessante que vai mostrar quais são as opções no mercado neste momento. Confira AQUI

Já um emissor pago permite não só a emissão de notas fiscais e conhecimento de transporte, mas sim a gestão completa de toda a empresa, podendo controlar desde o estoque ao fluxo de caixa.

A Soften Sistemas tem o melhor emissor NFe do Brasil, com suporte técnico eficaz e apoio total ao cliente. Entre em no site e saiba mais sobre nossa empresa e nossos produtos.

Pré requisitos para usar um Emissor NFe?

Para utilizar um emissor NFe e começar a emitir notas fiscais, é necessário seguir alguns pré-requisitos para que sua empresa esteja dentro da regulamentação do governo. Confira os passos a seguir:

– Adquirir um Certificado Digital;
– Possuir acesso à internet;
– Ter uma Inscrição Estadual ativa;
– Fazer o Credenciamento no Estado atuante;
– Adquirir um Emissor NFe de qualidade.

Após seguir esses passos, sua empresa já pode começar a emitir notas fiscais normalmente, porém, tenha sempre o acompanhamento de um(a) contador(a) para que os processos sejam executados corretamente.

A Soften Sistemas poderá lhe ajudar. Temos a loja Automatizei para compra de certificados digitais. Caso seja uma empresa MEI, provavelmente seu contador não fará o credenciamento para emissão da NFe, sendo assim, dependendo do estado, poderemos fazer seu credenciamento sem custos.

Temos também um software emissor de nota fiscal eletrônica que vai integrar toda sua empresa, com instalação e treinamento feita pela nossa equipe.

Preciso ter empresa aberta para usar um Emissor NFe?

É de extrema necessidade ter empresa aberta para utilizar um emissor de NFe para emitir Notas Fiscais Eletrônicas ou gerenciar suas vendas, pois, para Inscrições estaduais ativas, o governo exige a emissão de NFe, para que a empresa siga as legislações corretamente.

Os profissionais autônomos no Brasil, muitas vezes precisam apresentar nota fiscal após prestar um serviço, para isso tem a opção do RPA (Recibo de Pagamento Autônomo), que é um documento que é possível ser comprado em qualquer papelaria, e é emitido para comprovar o processo entre um profissional autônomo e uma empresa contribuinte.

Também há a opção da nota fiscal avulsa, para emiti-la é necessário procurar a prefeitura municipal para ter informações concretas e corretas.

Caso o trabalho autônomo seja sua renda mensal, há a opção de se registrar como MEI (Microempreendedor Individual), e se tornar pessoa jurídica, sendo que o processo para se incluir no MEI é simples, saiba mais sobre essa modalidade no site PORTAL MEI e consulte um contador para verificar a melhor opção.

O que é Certificado Digital?

O certificado digital é uma assinatura digital eletrônica e é necessário para identificar, validar e transmitir informações no meio eletrônico.

O certificado digital (que você pode encontrar na loja Automatizei) é necessário para a emissão de Notas Fiscais, sempre que é adquirido um Emissor NFe, é necessário adquirir também a certificação digital, o mesmo prova que foi sua empresa realmente que emitiu a nota fiscal ou que acessou alguma informação.

Há dois tipos de certificados digitais, A1 (Arquivo) e A3 (Token ou Cartão e leitora), é possível adquirir qualquer um dos dois modelos.

Verifique qual a melhor opção para sua empresa, pois cada um tem uma validade e modelo diferente, por isso, é importante verificar com a empresa que está oferecendo o produto todas as informações possíveis.

A Automatizei oferece certificado digital de qualidade e ótimo custo benefício, entre em contato pelo site www.automatizei.com.br e saiba mais sobre os produtos oferecidos e sua vantagens.

Atualização da Cadeia de Certificados Digitais

O que é Credenciamento?

O credenciamento é uma transação feita pelas empresas para que essas possam emitir notas fiscais dentro das legislações que o governo exige. Esse processo é formal e o contribuinte solicita a autorização da Sefaz do estado para a emissão de notas.

Cada estado ou unidade federada possui o próprio modelo de credenciamento, por isso, é necessário estar atento junto ao contador para esse tipo de cadastro.

Após o credenciamento de sua empresa, a emissão de NFe se restringe ao estado no qual ela foi credenciada apenas, caso a empresa atue em outros estados, é necessário fazer o credenciamento nas outras unidades federadas.

Para entender mais sobre credenciamento, a Sefaz SP tem um manual explicativo, verifique aqui e fique por dentro do assunto.

O que é DANFE e qual sua função no Emissor NFe?

O DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) é a representação gráfica da NFe (Nota Fiscal impressa), sendo que esta existe apenas digitalmente.

Pode ser impresso, contém os dados principais do documento fiscal, e é usado principalmente para a circulação de mercadorias.

Sua principal função é ser uma versão resumida e legível da NFe, sendo que o DANFE não substitui a Nota Fiscal Eletrônica, mas facilita o acesso aos seus dados, porém, não pode haver diferenças entre o DANFE e a NFe, é aconselhável que ele seja impresso pelo mesmo emissor que gera a NFe.

É obrigatório que o documento acompanhe a mercadoria em trânsito, com as informações básicas, tanto por uma questão de segurança da mercadoria, quanto da fiscalização.

Além disso, é necessário ter a chave numérica, a apresentação do código de barras para que seja de fácil leitura, dados do emitente, destinatário e valores.

O que é XML e qual sua função no Emissor NFe?

O arquivo XML, diferente do DANFE, é a versão digital da nota fiscal e segue um padrão nacional de escrituração fiscal. Após a emissão e a validação da NFe, o emissor envia ao e-mail do comprador a nota fiscal nos formatos PDF e XML, sendo que alguns sistemas permitem fazer esse envio automaticamente.

O XML é enviado aos servidores do governo, onde é feita a troca de informações com a receita Federal e os contribuintes – que precisam cumprir com as obrigações fiscais -, também é obrigatório enviar ao comprador e precisa ser armazenado, seja eletronicamente ou não, tanto pelo fornecedor quanto pelo comprador, em um período de cinco anos.

É por meio dele que o governo verifica os detalhes sobre todas as transações realizadas em sua empresa, pois o XML é a própria nota fiscal eletrônica.

Soften Sistemas Problemas

Como implantar um Emissor NFe em minha empresa?

Primeiro é necessário seguir os passos para emitir notas fiscais, sendo esses, credenciamento na Sefaz, aquisição de certificado digital e após isso, verificar um emissor de Nota Fiscal que tenha todos os requisitos que sua empresa necessita. Acima foi explicado os pré-requisitos necessários.

Quando todos esses pré-requisitos forem executados, é necessário verificar o emissor NFe correto para sua empresa, seja um emissor grátis ou pago, a implantação dos mesmos dependem muito da empresa, o emissor NFe gratuito da Sefaz, por exemplo, era por meio de um download, disponibilizado no site da Secretaria da Fazenda e seguido desse download, já era possível a utilização.

A Soften tem dois tipos de emissores NFe, o Soften Siem e o Gerencie Aqui, os dois com formas diferentes de implantação:

Soften Siem: Consiste em implantar o sistema na máquina do cliente, certificação digital e componentes necessários para o funcionamento do sistema. Após essa instalação, o cliente está apto para utilizá-lo.

Gerencie Aqui: É uma plataforma nuvem (Cloud), que não necessita implantação, por ser um sistema online, e o cliente pode emitir documentos fiscais em poucos minutos.

Os dois emissores tem acompanhamento com treinamento e suporte. Entre em contato com a Soften Sistemas e saiba mais sobre nossos emissores NFe. Clique AQUI e conheça todos os nossos produtos.

Quem é obrigado a utilizar o Emissor NFe?

Praticamente todas as empresas são obrigadas a emitir notas fiscais, a não ser algumas MEIs que estão isentas dessa obrigação. Então, por conta de quase todas as empresas que atuam no país terem essa exigência, ter um emissor NFe também é uma obrigação.

A própria Sefaz tornou obrigatoriedade a utilização de um emissor de NFe, quando quis eliminar a nota manual, feita no papel, sendo que quando se precisa gerar uma Nota Fiscal Eletrônica, a implantação de um Emissor NFe se torna crucial, para tornar possível essa transação.

Então, as empresas contribuintes são obrigadas a utilizar um software Emissor de nota fiscal eletrônica, seja para emissão de notas ou gestão da empresa.

Emissor NFe Soften

Quais vantagens em usar um Emissor NFe?

São muitas as vantagens ao utilizar um Emissor NFe, a automatização com esse tipo de software em sua empresa, traz excelentes benefícios. A seguir, baseando-se no emissor NFe da Soften Sistemas, há algumas vantagens na utilização de um software, confira:

– Facilidade na emissão de Notas Fiscais;
– Inserção automática de dados de cliente e produtos;
– Minimização de erros no processo de emissão;
– Cálculo automático de impostos;
– Geração de arquivos XML e DANFE;
– Possibilidade de integrar o mesmo software com diversas empresas;
– Relatórios mensais sobre toda a movimentação no software;
Segurança na emissão da NFe por um sistema especializado;
– Emissão de NFe com agilidade e economia;
– Praticidade na emissão e gestão;
Custo benefício.

Alguns desses benefícios são existentes em outros emissores NFe, porém, o software da Soften traz essas e outras vantagens, saiba mais entrando em contato conosco.

Como usar Emissor NFe em SP?

Para utilizar um Emissor NFe em São Paulo é necessário que:

1- Verifique questões fiscais de sua empresa para emitir NFe em São Paulo: Verifique com seu contador se sua empresa está aberta com CNPJ, IE e senha do posto fiscal.

2- Adquira um certificado digital em São Paulo: Sem um certificado Digital sua empresa não terá validade fiscal, pois é a assinatura eletrônica da nota fiscal.

3- Realize o credenciamento na Sefaz de São Paulo: O credenciamento é um passo obrigatório para a emissão de NFe. Em São Paulo acesse AQUI e siga os passos.

4- Tenha um software emissor NFe em São Paulo: Toda empresa necessita obrigatoriamente de um Emissor NFe, a Sefaz SP fornece o aplicativo gratuitamente, porém, já está sendo descontinuado e repassado a outros órgãos. adquira um emissor NFe de qualidade e referência, entre em www.softensistemas.com.br e saiba mais sobre nosso emissor de nota fiscal.

Soften SIEM

Como usar Emissor NFe no RJ?

Para utilizar um Emissor NFe no Rio de Janeiro é necessário:

1- Verifique questões fiscais de sua empresa para emitir NFe no Rio de Janeiro: Verifique com seu contador se sua empresa está aberta com CNPJ e IE. Sua empresa deverá estar regularmente inscrita no Caderj e em situação habilitada.

2- Adquira um certificado digital no Rio de Janeiro: Sem um certificado Digital sua empresa não terá validade fiscal, pois é a assinatura eletrônica da nota fiscal.

3- Realize o credenciamento na Sefaz do Rio de Janeiro: O credenciamento é um passo obrigatório para a emissão de NFe. Desde 2015 a Sefaz-RJ está realizando automaticamente o credenciamento para o uso de NFe dos contribuintes do RJ. Consulte se sua empresa está credenciada AQUI.

4- Tenha um software emissor NFe no Rio de Janeiro: Toda empresa necessita obrigatoriamente de um Emissor NFe, a Sefaz SP fornece o aplicativo gratuitamente, porém, já está sendo descontinuado e repassado a outros órgãos. Adquira um emissor NFe de qualidade e referência, entre em www.softensistemas.com.br e saiba mais sobre nosso emissor de nota fiscal.

Como usar Emissor NFe em DF Brasília?

1- Verifique se sua empresa está preparada para a NFe no DF: Verifique com seu contador se sua empresa está aberta com CNPJ e IE.

2- Tenha um certificado digital compatível: Sem um certificado Digital sua empresa não terá validade fiscal, pois é a assinatura eletrônica da nota fiscal.

3- Faça o credenciamento na CDF (Portal DEC): O credenciamento é um passo obrigatório para a emissão de NFe. Acesse o portal DEC.

4- Tenha um software emissor de NFe no DF: Toda empresa necessita obrigatoriamente de um Emissor NFe, a Sefaz SP fornece o aplicativo gratuitamente, porém, já está sendo descontinuado e repassado a outros órgãos. Em Brasília a nota fiscal pode ser emitida de forma conjugada, sendo possível emitir na mesma NF, produtos e serviços. Tenha um emissor NFe de qualidade e referência, entre em www.softensistemas.com.br e saiba mais sobre nosso emissor de nota fiscal.

Para saber mais sobre Nota Fiscal Eletrônica no estado de Brasília, confira nosso artigo no blog https://blog.softensistemas.com.br/emissor-nfe-df/ e fique por dentro do assunto.

Como usar Emissor NFe na BA?

1- Verifique questões fiscais de sua empresa para emitir NFe na Bahia: Verifique com seu contador se sua empresa está aberta com CNPJ e IE habilitada. Para saber se sua empresa está com a Inscrição Estadual habilitada, clique AQUI e insira o CNPJ.

2- Adquira um certificado digital na Bahia: Sem um certificado Digital sua empresa não terá validade fiscal, pois é a assinatura eletrônica da nota fiscal.

3- Realize o credenciamento na Sefaz da Bahia: O credenciamento é um passo obrigatório para a emissão de NFe. Para fazer o credenciamento na Bahia, acesse AQUI.

4- Tenha um software emissor NFe na Bahia: Toda empresa necessita obrigatoriamente de um Emissor NFe, a Sefaz SP fornece o aplicativo gratuitamente, porém, já está sendo descontinuado e repassado a outros órgãos. Tenha um emissor NFe de qualidade e referência, entre em www.softensistemas.com.br e saiba mais sobre nosso emissor de nota fiscal.

Caso seu estado não esteja nesta lista, entre em contato agora mesmo com a Soften Sistemas e nossos colaboradores terão o maior prazer em lhe ajudar.

Qual o melhor Emissor NFe do mercado?

Um emissor NFe de qualidade te oferece o melhor software com as melhores ferramentas e com preço justo.

Diversas opções estão disponíveis no mercado, porém, conforme pesquisa feita pela Soften Sistemas, diversas empresas possuem problemas de atendimento, outras com preços elevados, outras com problemas no software em si.

Soften tem todas as qualidades, tais como atendimento em menos de 30 segundos, implantação feita pela equipe Soften e preço justo. É por isso considerado então um dos melhores emissores de nota fiscal do mercado e do Brasil.

As vantagens oferecidas são únicas, sendo elas, certificado digital no plano anual, suporte técnico VIP e consultoria grátis, ajudando assim o contribuinte de todas as formas possíveis no momento de maior necessidade.

A Soften Sistemas é a empresa que mais cresce no país em seu segmento, e ajuda seus clientes a crescerem junto com ela, sendo que o emissor NFe oferecido é de total qualidade, com funcionalidades diversas, dinâmico e de fácil manuseio.

Confira um caso de sucesso de um cliente da Soften Sistemas que cresceu 1200% em 7 anos e comprove o quanto a Soften Sistemas poderá ajudar sua empresa a se superar e alavancar seus lucros!

Conheça Soften Sistemas

Conheça nossa empresa entrando em nosso site www.softensistemas.com.br e saiba mais detalhes sobre nossos produtos e como podemos ajudar sua empresa a se organizar e crescer.

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

Experimentar agora
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!