Saiba TUDO sobre certificado digital

Certificado Digital

O Certificado Digital é um dos pontos principais para a emissão de documentos fiscais, com as exigências para preenchimento e envio de obrigações fiscais e contábeis, os contribuintes passaram a utilizá-lo.

Ele vem sendo obrigatório desde o ano de 2010 para empresas que trabalham com emissão de notas e outros documentos fiscais, permitindo que as informações sejam entregues aos órgãos capacitados de forma segura e ágil.

Entenda mais sobre esse assunto com o post a seguir!

O que é Certificado Digital?

É um arquivo eletrônico, que possui a assinatura digital contendo os dados do titular, que pode ser pessoa física ou jurídica.

Com o Certificado Digital é possível acessar informações, dados sigilosos, uma conta corrente, ou seja, toda e qualquer transação eletrônica.

O Certificado é a base para o funcionamento da Certificação Digital e garante que estas transações serão feitas de forma segura e confiável.

Toda pessoa física ou jurídica pode fazer uso do Certificado Digital, sendo que o mesmo é utilizado para integração nas transações com uma chave criptografada.

O que é Certificação Digital?

A certificação digital é a tecnologia que permite a realização das transações eletrônicas com segurança.

Sendo essas transações online e troca de mensagens eletrônicas com informações jurídicas.

O que é Assinatura Digital?

A assinatura digital é um processo eletrônico que utiliza chaves criptografadas. Documentos que são assinados digitalmente passam pelo processo de codificação das informações.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Passos para adquirir um Certificado Digital

Primeiro é preciso solicitar o Certificado Digital, acessando uma autoridade certificadora, e assim escolher o tipo do Certificado para o processo de compra.

Logo, o interessado deve providenciar os documentos para a emissão do certificado, e agendar uma visita na Autoridade de Registro (Certificadora) para a identificação.

Os documentos necessários são Contrato Social, CNH (Documento de Identificação) e Comprovante de residência, após apresentar esses documentos, é necessário aguardar a liberação da validação.

Após a validação, é só seguir com a emissão do certificado, que pode ser retirado tanto por pessoa física ou jurídica.

Se tiver dúvidas, dá um pulo no site da Automatizei que o pessoal te ajuda com isso.

Tipos de Certificados Digitais

Os certificados mais utilizados são o A1 e o A3, os quais possuem algumas diferenças, sendo elas:

A1: É um arquivo e tem validade de 1 ano, com emissão e armazenagem diretamente no computador do titular.

A3: Com esse tipo de certificado, é gerado o par de chaves em um dispositivo de armazenamento, sendo, cartão, token USB ou qualquer outra mídia móvel. A chave é guardada no dispositivo móvel e protegida por senha.

No país, a hierarquia de Certificação Digital segue o padrão ICP-Brasil, ou seja, para o funcionamento dos certificados digitais, é necessário estar no padrão dessa hierarquia.

Validade de um Certificado Digital

A validade de um Certificado vai variar de acordo com o tipo escolhido, podendo ser:

A1/S1: validade de 1 ano
A3/S3: validade de até 5 anos

Após o prazo de validade do Certificado Digital, ele é expirado automaticamente, e não assina documentos após essa data, apenas quando o certificado é renovado.

Conclusão

O uso do Certificado Digital vai muito além de uma obrigatoriedade, é um diferencial no mercado, sendo uma vantagem para todos os envolvidos.

Umas das principais aplicações do certificado digital, se faz na Nota Fiscal Eletrônica (NFe). Para saber mais sobre a NFe, acesse nosso artigo especial sobre o assunto.

Com validade jurídica, o Certificado é um instrumento muito importante para a gestão segura de uma empresa, com todas as transações fiscais e contábeis.

Ter o acompanhamento de profissionais que te auxiliem em todos os processos fiscais é muito importante, por isso, tenha sempre um auxílio contábil em sua empresa.

A Automatizei, empresa do grupo Soften Sistemas, oferece Certificado Digital, além de outros produtos, acesse o site e verifique as opções.

A Soften oferece também sistemas emissores fiscais atualizados e de qualidade, conheça nossos produtos e saiba mais sobre nossa empresa.

Conheça Soften Sistemas

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que respondemos rapidinho.

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts de interesse