Saiba tudo sobre a NFe 4.0 e o que muda a partir de agora!

NFe DF

Desde 2014 está em vigor a NFe 3.10, e nesse ano de 2017 haverá uma atualização e teremos uma nova versão, a NFe 4.0. Se você vende produtos ou presta serviços deve estar atento a essas novas mudanças e alterações.

A NFe 4.0 é uma atualização feita por conta das necessidades de alterações que acabam se acumulando, por isso a Secretaria da Fazenda, de tempos em tempos, faz pequenas mudanças necessárias e que devem ser cumpridas pelas empresas.

Então se você é empreendedor e emite Nota Fiscal Eletrônica, deve ficar por dentro das mudanças no layout da nota fiscal eletrônica que está por acontecer. Fique sabendo a partir de agora tudo sobre a NFe 4.0

O que é NFe 4.0?

A NFe 4.0 é mais uma versão da nota fiscal eletrônica, com novo layout , novos campos de preenchimento e regras de validação. Suas versões são modificadas, geralmente, uma ou duas vezes ao ano, quando o governo acredita que há mudanças necessárias, afim de evitar fraudes e fazer melhorias no projeto da nota fiscal eletrônica.

A Nota Fiscal Eletrônica é um documento eletrônico obrigatório para empresas que vendem produtos ou prestam serviços. As mudanças que acontecem na NFe são importantes para um melhor resultado e segurança na emissão do documento fiscal.

Por isso quando há necessidade de modificações no layout as mesmas são feitas pelo governo, para assim tornar mais fácil o processo para as empresas e também para a própria Secretaria da Fazenda.

Saiba mais sobre NFe AQUI.

Quais as mudanças nesta versão NFe 4.0?

Todas as mudanças são para a melhoria da NFe. Revisar e corrigir são processos para que possíveis erros  ou fraudes não aconteçam.

Algumas das modificações são de natureza técnica e não tem interferência na forma de uso do consumidor final, sendo que o objetivo desse tipo de solicitação é para evitar futuras manutenções nos sistemas de nota fiscal eletrônica facilitando e simplificando seu uso.

Você poderá acessar todas as informações direto do site do governo AQUI.

Abaixo algumas das principais mudanças relacionadas ao layout (leioute) de acordo com o edital disponibilizado pela Sefaz:

Principais Mudanças na Versão da NFe 4.0 (Nota Técnica V 1.10)

  • Prorrogação do prazo para desativação da versão anterior para 02/04/2018
  • Alteração do item 2.3 (nome dos webservices) com padronização de nomes
  • Grupo N – criado o Grupo “sequência xml” para todos os CST com campos relativos ao FCP
  • Alteração na descrição de diversos campos
  • Mudanças nas informações de pagamento
  • Excluídas algumas regras de validação

Principais Mudanças na Versão da NFe 4.0 (Nota Técnica V 1.20)

  • Prorrogação do prazo de implantação em homologação para 03 de julho e produção para 02 de outubro de 2017
  • Inclusão, Alteração e regras de validação alteradas em diversos campos.

Principais Mudanças na Versão da NFe 4.0 (Nota Técnica V 1.31)

  • Alteração data de entrada em produção para 06 de novembro de 2017 

Confira o restante das mudanças baixando o edital aqui 

[ATUALIZAÇÃO 10/11/17] Principais Mudanças na Versão da NFe 4.0 (Nota Técnica V 1.41)

  • Alteração data de entrada em produção para 04 de DEZEMBRO de 2017 

[ATUALIZAÇÃO Dez/2017] Principais Mudanças na Versão da NFe 4.0 (Nota Técnica V 1.42)

  • Ambiente de Homologação (ambiente de teste das empresas): 15/01/2018.
  • Ambiente de Produção: 22/01/2018.

[ATUALIZAÇÃO Maio/2018] Principais Mudanças na Versão da NFe 4.0 (Nota Técnica V 1.51)

  • Ambiente de Homologação (teste para as empresas): 21/05/2018
  • Ambiente de Produção: 04/06/2018

Lembrando que estas datas referem-se ao período de teste para as empresas de software, contudo, a desativação total da versão 3.10 se dará no dia 02 de Julho de 2018.

Saiba mais em nosso post especial de PRORROGAÇÃO DA NFE 4.0 sobre o assunto clicando AQUI.

Haverá mudanças e alterações nos Campos da DANFE nesta versão da NFe 4.0?

Nesta nova versão não haverá alteração no leiaute do DANFE.

As informações relativas ao Fundo de Combate à Pobreza (FCP) devem ser informadas:

  • No campo de “Informações Adicionais do Produto, tag: indAdProd”, os valores informados por item nos campos (vBCFCP, pFCP, vFCP, vBCFCPST, pFCPST, vFCPST), quando existirem.
  • Os valores de totais do FCP (id: W04b e W06a) devem ser informados em “Informações Adicionais de Interesse do Fisco, campo “infAdFisco”, quando existirem.”

Quem deve se atentar às mudanças da NFe 4.0 ?

A alteração na emissão de nota fiscal é técnica e quem deve se preocupar com essas mudanças são os desenvolvedores de sistemas, portanto se seu sistema for de qualidade e confiável não há com o que se preocupar, apenas fique atento para que não haja transtornos com sua empresa.

Recomendamos sempre que tenha uma empresa confiável e que não vai te deixar na mão.

A Soften Sistemas possui softwares de qualidade comprovada. Entre em contato conosco pelo site www.softensistemas.com.br e saiba mais sobre como nossos produtos podem te ajudar.

Quais os prazos e cronogramas para emissão da NFe 4.0?

A Secretaria da Fazenda estipulou os prazos para que as mudanças sejam feitas nos emissores de NFe, e é necessário se atentar a este cronograma traçado, mesmo após a prorrogação das datas. Confira abaixo:

▪ 15/01/2018 – Ambiente de Homologação da NFe 4.0 – Período que ocorreu o início dos testes pelas empresas de software para homologação nos programas de emissão de nota fiscal da nova versão.

▪ 22/01/2018 – Ambiente de Produção da NFe 4.0 – Período de inicialização da emissão de notas fiscais pela nova versão 4.0. Ainda será possível emitir NFe nas duas versões.

02/07/2018 – Desativação TOTAL da versão da NFe 3.10 – A partir dessa data será possível emitir NFe apenas na versão 4.0.

Caso a mudança para a versão 4.0 não seja feita até o prazo estipulado, não será possível emitir notas fiscais, estando assim irregular perante o fisco. Por isso entre em contato com os responsáveis pelo seu sistema e verifique se as mudanças já estão sendo atendidas.

A Soften Sistemas tem sistemas avançados e constantemente atualizados, e está a par diariamente de todas as mudanças estipuladas pelo governo.

Por isso, entre em contato conosco para tirar todas as sua dúvidas, conhecer a empresa e nossos produtos.

Conheça agora mesmo o melhor emissor de NFe 4.0 do mercado. Acesse já www.SoftenSistemas.com.br e fique com um sistema atualizado e de qualidade comprovada.

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts de interesse