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Saiba o que é Público Alvo e como descobrir o seu

Diogo Oliveira - 22/04/2019 - 0 Comentário(s)

Saber e entender o que é Público Alvo e a sua importância para o negócio é essencial aos gestores.

Pois, é por meio da definição de tal elemento empresarial que o empreendimento consegue desenvolver, entre outras coisas, os produtos e abordagem corretas.

Este conhecimento é crucial tanto no início do negócio como na definição de novas abordagens e metas.

Acompanhe este artigo e veja a importância do Público Alvo, o que é, e o que é preciso para criar o seu.

Entenda o que é Público Alvo

Um grupo específico de consumidores, cuja as ações de marketing e vendas de seu negócio se direcionam, assim é a definição de Público Alvo.

Portanto, em uma visão geral é o público cujas características comuns definirão a audiência e possíveis clientes que a sua empresa tentará atingir.

Esse grupo de pessoas serão o norte das ações da empresa, em especial a forma de venda e os produtos e/ou serviços oferecidos.

Outro ponto importante, é que ao definir o Público Alvo a empresa não fica dando tiro no escuro para tentar acertar o cliente certo.

É necessário que esse grupo seja o mais real possível em relação ao público atendido pela sua empresa.

Isto porque, estes são os potenciais clientes que a sua empresa deseja e quer atingir com as vendas e estratégias de Marketing Digital.

Para especificar o Público Alvo podem ser realizadas pesquisas e análises dos já clientes da empresa ou dos que são prospectados.

É preciso então, levantar informações sobre o comportamento de compra, hábitos de consumo, classe social e dados demográficos.

Assim como faixas etárias, condições socioeconômicas, preferências, perfil nas redes sociais, entre outras coisas.

Persona X Público Alvo

Muitos empresários acabam por confundir o público alvo com persona, contudo há grandes diferenças em cada uma delas.

O público alvo é um grupo de pessoas com características em comum que possibilita entender melhor a audiência do seu negócio.

A persona por sua vez, é um indivíduo imagético, que representa o perfil que a sua empresa tem desejo de atingir e que tem a ver com o negócio.

A persona é então uma pessoa retirada de dentro do grupo do público alvo e que é o cliente ideal para a sua empresa.

Por meio dessa definição, o empresário tem mais uma ferramenta para melhor direcionar as suas estratégias de vendas e marketing.

Importância de definir um Público Alvo

Como dito, o Público Alvo é essencial para uma série de ações a serem tomadas dentro do negócio.

É possível por meio dele estruturar as estratégias de vendas e marketing diretamente direcionados ao seu público.

A empresa consegue a partir da definição do Público Alvo, realizar os seus investimentos nas ações certas, para as pessoas certas.

Outros fatores diretamente influenciados pelo seu público é a linguagem e imagem que a empresa utilizará.

Assim como, o conteúdo produzido, os canais de comunicação e as promoções desenvolvidas.

O gestor consegue também, definir as alterações, melhorias e estratégias para criação ou inovação do produto e/ou serviço.

Montando o seu Público Alvo

Seja você um iniciante no mundo empreendedor ou se já está em plena atividade, a forma de definir e descobrir o seu público é por meio de pesquisas de mercado.

Nesta pesquisa é preciso desenhar e definir características comuns do consumidor, que potencialmente pode se tornar um cliente.

Para isto você precisará mapear alguns elementos essenciais, são eles:

  • Seu público são Pessoas Físicas ou Jurídicas?
  • De que local são as pessoas? Todas as pessoas vivem perto ou tem pessoas que só passam por ali?
  • Quais as informações demográficas do público? Por exemplo, gênero, idade, renda, educação, entre outros.
  • Para algumas empresas é necessário conhecer alguns elementos psicológicos;
  • Dependendo do tipo de produto ou serviço, é interessante saber qual a geração do público, se são mais novos ou mais velhos.

Perceba que esta pesquisa é para levantar as características essenciais e comportamentos mercadológicos do seu público.

Uma excelente forma na hora de desenhar, tanto o público alvo como a Persona é o Mapa de Empatia.

Na imagem abaixo, você separa as informações nos quadrantes e assim tem dados diretos sobre o público.

Mapa de Empatia (4)

Quando a sua empresa está em início de atividade para realizar esta pesquisa você pode analisar a audiência dos concorrentes.

Desta maneira, já se tem um panorama da audiência que busca atingir e assim trabalha para alcançar este objetivo.

Exemplo de Público Alvo

Para clarificar um pouco na mente dos empreendedores como definir e trabalhar o público do seu negócio, segue um exemplo.

Uma loja de roupas femininas vai iniciar as suas atividades e para isto definiu algumas particularidades do público.

A dona da loja realizou então uma pesquisa e conheceu o público que ela deseja atingir e assim torná-las suas clientes.

São mulheres a partir de 40 anos, mais experientes e que desejam estar na moda de acordo com sua idade.

Normalmente, são mães de famílias, que podem ou não trabalhar, mas que desejam estar antenadas na moda atual.

Ou seja, são mulheres a partir de 40 anos mas que não pararam no tempo e estão dispostas a se adequarem aos novos tempos.

Essas mulheres são independentes e não têm medo de mostrar quem são e sua autenticidade.

A partir disso, a dona da loja sabe o tipo de roupa que precisa comercializar, como realizar as suas propagandas, entre outras ações.

Além disso, ao saber o público que deseja atender e impactar, a loja desenvolve a comunicação mais adequada para isto.

Refinando o seu público

Depois de definir o perfil comum do seu Público Alvo e assim direcionar as ações de vendas e marketing da empresa, é preciso sempre refinar o mesmo.

Para isto, a empresa em funcionamento, deverá trabalhar com o feedback do seu público/clientes.

Pode então, criar formas de receber essas respostas das experiências dos clientes e o que eles esperam de melhorias ou novidades.

A partir desse processo de feedback, a empresa vai refinando o público alvo que será atingido.

Para isto o empreendedor pode também se atentar a dois elementos essenciais:

  1. Como os seus produtos ou serviços beneficiam e/ou resolvem o problema do cliente?
  2. Quem são as pessoas que consomem a sua oferta, quais seus problemas, seu perfil e como utilizam a mesma?

Com esses insights, o gestor vai tomando decisões necessárias para melhorias e inovações.

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Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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