Saiba o que é CRM e para que serve

Flávia Scalon - 08/05/2018 - 0 Comentário(s)

O CRM é uma ferramenta que envolve cadastros de clientes, atendimentos, suporte técnico, vendas, marketing, serviço ao cliente, entre outras coisas.

Essa plataforma é muito utilizada pelas empresas, pois ajuda os funcionários a organizarem informações de clientes e de vendas.

Acompanhe o artigo para aprender sobre a ferramenta e suas vantagens para uma empresa.

O que é CRM e para que serve?

CRM é a sigla para Costumers Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Ele pode ser utilizado por empresas, sejam startups, pequenas, médias ou grandes, e o termo é referente à práticas, estratégias e tecnologias focadas no cliente.

Com o CRM é possível gerenciar toda a comunicação com o cliente, pois, armazena todas as informações dos mesmos – telefone, nome, endereço, e-mail, CNPJ/CPF, etc.

Ou seja, esta ferramenta reúne dados importantes para atualizar a equipe da empresa com informações pessoais dos clientes.

O CRM serve para:

  • Conectar a equipe;
  • Acompanhar leads;
  • Gerenciar o cadastro dos clientes;
  • Lembrar de entrar em contato com os clientes;
  • Ter conhecimento das preferências dos clientes;
  • Segmentar clientes;
  • Centralizar os atendimentos;
  • Organizar o suporte técnico.

Essa plataforma ajudará em muitas áreas de sua empresa, melhorando o atendimento e relacionamento com o cliente.

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Porque o CRM é importante em uma empresa?

A ferramenta organiza as informações de contas e contatos em tempo real, simplificando todo o processo e economizando tempo.

Ao invés de lembretes em papéis ou planilhas complexas, as informações são passadas como leads para toda a equipe.

Podendo atualizá-las em qualquer momento de forma rápida e eficaz, pois o armazenamento é feito em apenas um lugar.

Vantagens de um CRM

O CRM tem o objetivo de atender o cliente da melhor forma possível e suas vantagens são diversas, sendo elas:

  • Organização de informações de clientes;
  • Segmentação de clientes por necessidades e/ou interesses;
  • Registro do histórico dos contatos com os clientes;
  • Agendamento de tarefas;
  • Automatização dos processos;
  • Melhoria no suporte técnico ou call center;
  • Avaliação de vendas e da equipe;
  • Bom relacionamento com o cliente.

As vantagens são muitas e as desvantagens não são visíveis, pois, um CRM melhoraria o processo da empresa e o atendimento ao cliente.

Saiba também sobre os benefícios da gestão e controle de vendas para uma empresa, com este artigo do blog.

Sua empresa precisa de um CRM?

A reposta para essa pergunta é sim, claro que, dependendo do porte da empresa, ela pode não precisar de um CRM para gerenciar informações de clientes e vendas.

É possível fazer esse gerenciamento por meio de uma planilha do Excel, porém, se a empresa crescer e aumentar o número de clientes, a planilha pode se tornar algo complicado.

Um CRM irá ajudar na prospecção automática das atualizações de clientes, segmentação, organização, entre outras coisas.

Caso haja dúvida se sua empresa pequena teria benefícios ao aderir um CRM, verifique se as questões a seguir se encaixam no dia a dia de sua empresa:

Não consegue encontrar os dados dos clientes com rapidez e facilidade;

– Tem equipes que trabalham juntas e viajam com frequência;

– O atendimento ao cliente da empresa está caindo e consequentemente, devido aos problemas pelo serviço, há a perca de muitos deles.

– Sobrecarga de solicitações de manutenção;

– A empresa está crescendo e o número de clientes também, e o gerenciamento em planilhas está tomando muito o tempo.

Se a empresa passar por algumas dessas situações citadas acima, é interessante pensar em adquirir um software CRM para melhorar a organização das informações da mesma.

Software CRM e o bom relacionamento com o cliente

Há muitas opções de softwares CRM no mercado, tudo depende da empresa e os recursos que ela necessita.

É importante conversar com toda a equipe da empresa e verificar os recursos que cada setor tem problemas e precisa de melhora.

Geralmente, o que toda empresa precisa é a organização de informações, sejam elas sobre os clientes, vendas, leads, entre outras.

Assim, o atendimento ao cliente terá qualidade, pois, as informações estarão atualizadas e os funcionários terão fácil acesso a elas.

Portanto, para obter um software CRM, é preciso levar em conta todos os processos da empresa para com o atendimento ao cliente, sua vendas e informações.

Conecte-se com seus clientes de uma maneira nova e eficaz e construa um relacionamento significativo e duradouro.

Além do bom relacionamento com seus clientes, é de extrema importância que a empresa tenha uma gestão estruturada.

A Soften Sistemas, empresa que cresce cada vez mais no mercado de softwares, oferece sistemas de gestão eficientes e qualificados, com treinamento especializado e suporte técnico vip.

Para saber mais sobre os produtos e serviços que a Soften oferece, entre em contato com a empresa ou acesse o site.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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