O Compliance é uma estratégia para que empresas e corporações mantenham a conformidade com todas as regras.
Ou seja, é um método anticorrupção, onde as empresas que aderirem evitarão que sua imagem e reputação estejam atreladas a qualquer processo corrupto.
Portanto, a prática do Compliance nas atividades diárias de uma corporação é uma necessidade que surge em meio a estas questões.
Continue acompanhando este artigo e entenda mais sobre o que é Compliance, sua importância e porque deve ser implantado em um negócio.
O que é compliance?
Em inglês, o verbo ‘to comply’ significa estar de acordo ou em sintonia com as regras, o que explica um pouco sobre o conceito da palavra.
Ou seja, o termo Compliance nada mais é que estar de acordo com as normas e controles internos e externos, além das políticas de seu negócio.
É uma atividade que, quando implantada, assegura o cumprimento de todas as regras e regulamentações.
O comportamento dos gestores, funcionários e fornecedores da empresa, devem estar em conformidade com leis e regulamentos.
Portanto, o Compliance assegura que a empresa está cumprindo todas as regras impostas por órgãos regulamentadores.
Assim, a empresa estará em compliance trabalhista, fiscal, contábil, financeira, ambiental, jurídica, previdenciária, ética, etc.
Entenda qual a importância do Compliance
Aplicar o Compliance em uma corporação espelha a transparência do negócio, além de assegurar que as boas práticas e regras estão sendo seguidas pelas pessoas dentro da empresa.
A área de compliance permite que uma empresa esteja de acordo com regulamentos internos e não corra riscos de perdas desnecessárias, como financeiras, de mercado ou patrimônio.
Portanto, é necessário que haja reflexão para ajustar as regras e políticas da empresa, de maneira que, princípios éticos sejam aplicados para toda e qualquer pessoa que trabalhe nela.
Benefícios
- Credibilidade diante de clientes, fornecedores, investidores, funcionários, etc;
- Estratégia importante para corporações que procuram por mercados externos;
- Melhora na governança corporativa;
- A análise dos possíveis riscos se torna mais criteriosa;
- Aumenta a qualidade dos serviços prestados pela empresa e de seus produtos;
- Previne problemas, corrupção e possíveis punições;
- A comunicação se torna mais ágil.
Lei Anticorrupção
Com a Lei Anticorrupção – lei nº 12.846 de 1º de agosto de 2013 -, o método Compliance se tornou uma necessidade para as empresas.
A lei, que também é chamada de Lei da Empresa Limpa, regulamenta o exercício de responsabilidade civil de pessoas jurídicas diante de suas ações contra a administração pública.
Ou seja, a partir dela, são determinadas punições e sanções para qualquer empresa que cometa atos de corrupção e infrações contra o governo e outras instituições públicas.
Ela lista todos os atos, punições, a responsabilização judicial e administrativa e institui o CNEP (Cadastro Nacional de Empresas Punidas) listando toda empresa condenada na esfera desta lei.
Objetivos e responsabilidades do Compliance em uma organização
Alguns do objetivos e responsabilidades do Compliance são:
- Analisar de forma meticulosa riscos operacionais;
- Gerenciar controles internos da corporação;
- Realizar auditorias internas por períodos;
- Analisar processos e prevenir fraudes;
- Desenvolver projetos para melhoria e adequação de normas técnicas;
- Interpretar e adequar leis à rotina da empresa;
- Gerenciamento e revisão de políticas na gestão de pessoas, etc.
Por que implantar o Compliance em seu negócio?
Porque devo implantar um setor de Compliance em meu negócio?
Porque com ele será possível criar um ambiente saudável e confiável para todos os envolvidos na corporação.
O programa de Compliance, além de reduzir custos e riscos, aumenta a operacionalidade da empresa
contribuindo com o andamento das atividades da empresa.
Assim, é possível evitar perdas e atos corruptos, pois há transparência nos processos da empresa, trazendo maior confiança no mercado em que a mesma atua.
Além disso, a falta do Compliance na empresa pode causar o fechamento da mesma, por conta de atos corruptos e ilícitos e a falta de organização na gestão.
Portanto, investir no Compliance é investir em reputação e boa imagem para uma corporação
Pois, tal serviço guia a mesma a ter boas prática no dia a dia, reduzindo os riscos de punições e perdas.
Invista em uma gestão completa para seu negócio
Além de investir em estratégias e métodos que ajudem nos processos de uma corporação, como o Compliance, é importante investir em ferramentas que ajudem na gestão do negócio.
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