Saiba o que é Compliance e por que você deve implantar em seu negócio

Flávia Scalon - 12/09/2018 - 0 Comentário(s)

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O Compliance é uma estratégia para que empresas e corporações mantenham a conformidade com todas as regras.

Ou seja, é um método anticorrupção, onde as empresas que aderirem evitarão que sua imagem e reputação estejam atreladas a qualquer processo corrupto.

Portanto, a prática do Compliance nas atividades diárias de uma corporação é uma necessidade que surge em meio a estas questões.

Continue acompanhando este artigo e entenda mais sobre o que é Compliance, sua importância e porque deve ser implantado em um negócio.

O que é compliance?

Em inglês, o verbo ‘to comply’ significa estar de acordo ou em sintonia com as regras, o que explica um pouco sobre o conceito da palavra.

Ou seja, o termo Compliance nada mais é que estar de acordo com as normas e controles internos e externos, além das políticas de seu negócio.

É uma atividade que, quando implantada, assegura o cumprimento de todas as regras e regulamentações.

O comportamento dos gestores, funcionários e fornecedores da empresa, devem estar em conformidade com leis e regulamentos.

Portanto, o Compliance assegura que a empresa está cumprindo todas as regras impostas por órgãos regulamentadores.

Assim, a empresa estará em compliance trabalhista, fiscal, contábil, financeira, ambiental, jurídica, previdenciária, ética, etc.

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Entenda qual a importância do Compliance

Aplicar o Compliance em uma corporação espelha a transparência do negócio, além de assegurar que as boas práticas e regras estão sendo seguidas pelas pessoas dentro da empresa.

A área de compliance permite que uma empresa esteja de acordo com regulamentos internos e não corra riscos de perdas desnecessárias, como financeiras, de mercado ou patrimônio.

Portanto, é necessário que haja reflexão para ajustar as regras e políticas da empresa, de maneira que, princípios éticos sejam aplicados para toda e qualquer pessoa que trabalhe nela.

Benefícios

  • Credibilidade diante de clientes, fornecedores, investidores, funcionários, etc;
  • Estratégia importante para corporações que procuram por mercados externos;
  • Melhora na governança corporativa;
  • A análise dos possíveis riscos se torna mais criteriosa;
  • Aumenta a qualidade dos serviços prestados pela empresa e de seus produtos;
  • Previne problemas, corrupção e possíveis punições;
  • A comunicação se torna mais ágil.

Lei Anticorrupção

Com a Lei Anticorrupção – lei nº 12.846 de 1º de agosto de 2013 -, o método Compliance se tornou uma necessidade para as empresas.

A lei, que também é chamada de Lei da Empresa Limpa, regulamenta o exercício de responsabilidade civil de pessoas jurídicas diante de suas ações contra a administração pública.

Ou seja, a partir dela, são determinadas punições e sanções para qualquer empresa que cometa atos de corrupção e infrações contra o governo e outras instituições públicas.

Ela lista todos os atos, punições, a responsabilização judicial e administrativa e institui o CNEP (Cadastro Nacional de Empresas Punidas) listando toda empresa condenada na esfera desta lei.

Objetivos e responsabilidades do Compliance em uma organização

Alguns do objetivos e responsabilidades do Compliance são:

  • Analisar de forma meticulosa riscos operacionais;
  • Gerenciar controles internos da corporação;
  • Realizar auditorias internas por períodos;
  • Analisar processos e prevenir fraudes;
  • Desenvolver projetos para melhoria e adequação de normas técnicas;
  • Interpretar e adequar leis à rotina da empresa;
  • Gerenciamento e revisão de políticas na gestão de pessoas, etc.

Por que implantar o Compliance em seu negócio?

Porque devo implantar um setor de Compliance em meu negócio?

Porque com ele será possível criar um ambiente saudável e confiável para todos os envolvidos na corporação.

O programa de Compliance, além de reduzir custos e riscos, aumenta a operacionalidade da empresa

 contribuindo com o andamento das atividades da empresa.

Assim, é possível evitar perdas e atos corruptos, pois há transparência nos processos da empresa, trazendo maior confiança no mercado em que a mesma atua.

Além disso, a falta do Compliance na empresa pode causar o fechamento da mesma, por conta de atos corruptos e ilícitos e a falta de organização na gestão.

Portanto, investir no Compliance é investir em reputação e boa imagem para uma corporação

Pois, tal serviço guia a mesma a ter boas prática no dia a dia, reduzindo os riscos de punições e perdas.

Invista em uma gestão completa para seu negócio

Além de investir em estratégias e métodos que ajudem nos processos de uma corporação, como o Compliance, é importante investir em ferramentas que ajudem na gestão do negócio.

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