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Saiba o que é CAC, como Calcular e utilizar para Ganhar Clientes

Diogo Oliveira - 12/08/2019 - 0 Comentário(s)

Entender e conhecer o CAC da sua empresa é um excelente aliado para o sucesso do seu negócio.

Isto porque quando não há uma preocupação com os custos para aquisição do cliente, sua empresa pode estar perdendo dinheiro.

Por este motivo, é necessário não só conhecer como utilizar o CAC para otimizar as estratégias de marketing e vendas e também manter uma boa saúde financeira.

Pensando mais uma vez em ajudar os empresários, a Soften trouxe este conteúdo com tudo sobre o CAC e como utilizar para ganhar mais clientes.

Para começar, o que é CAC?

CAC, Custo de Aquisição de Clientes é um índice utilizado para saber o quanto está sendo gasto para trazer novos clientes.

São considerados, os investimentos em Marketing e Estratégias de Vendas para analisar se a empresa realmente está tendo lucro real.

Isto porque, quando o CAC é maior que os ganhos é como uma pessoa que possui gastos maiores que o seu salário mensal, a conta não bate.

Portanto, este é um índice excelente para que os empresários e gestores tomem decisões estratégias para o negócio.

Além disso, o CAC é considerado um dos principais e mais importantes KPI’s de vendas.

É essencial neste sentido, que se dê a devida a importância ao CAC para assim garantir que a empresa continue em pleno funcionamento e crescimento.

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Importância do CAC

Calcular o CAC da sua empresa traz uma série de benefícios e possui uma importância exponencial para o aperfeiçoamento das atividades da empresa.

Primeiro de tudo, o CAC possibilita ao empresário saber como anda a saúde financeira de sua empresa.

É possível descobrir como andam as estratégias de Marketing e Vendas e também desenvolver outras estratégias para melhoria dos resultados.

Quando o CAC for maior que os ganhos é possível definir cortes nos investimentos para garantir que a conta se feche. 

E também estabelecer limites do quanto poderá ser gasto em Publicidade e Estratégias de Vendas.

O ideal é que o CAC seja sempre maior que o Lifetime Value (LTV) em caso de vendas recorrentes e o Ticket Médio de Vendas pontuais.

Calculando o CAC – Custo de Aquisição de Clientes

O cálculo do CAC, Custo de Aquisição de Clientes pode ser realizado pela seguinte fórmula:

CAC = Valor total dos investimentos / Número de novos Clientes

Para que o cálculo forneça os dados mais corretos e eficientes é preciso se atentar a cada um dos detalhes da fórmula.

O Valor total dos investimentos representa tudo o que foi gasto em Marketing e Vendas, mais especificamente os seguintes pontos devem ser considerados:

  • Salários dos funcionários de ambos os setores;
  • Investimentos em Ferramentas e Sistemas de Marketing e Vendas;
  • Telefonia (quando for vendas por Telemarketing);
  • Gastos com Viagens;
  • Todo gasto com Infraestrutura.

Lembrando, que não devem ser considerados gastos que não sejam destinados ao Marketing e Vendas. 

Quanto ao número de novos clientes deve-se analisar o mesmo período que o dos investimentos.

Também deve se atentar pois só devem entrar nesta soma, os clientes adquiridos diretamente das ações de Marketing e Vendas.

Ou seja, se algum cliente chegar por um outro canal que não sejam os que receberam investimentos de Marketing e Vendas não entram no CAC.

Um exemplo, é quando um cliente chega até a empresa por meio da indicação de um funcionário ou porque conhece alguém que trabalha lá.

Por mais que esta seja uma consequência das ações realizadas, o cliente não chegou até a empresa influenciado diretamente pelos anúncios.

Como usar o CAC para otimizar os resultados?

Como dito, o Custo de Aquisição de Cliente é um índice de poder estratégico para as empresas.

A partir do valor obtido no cálculo do CAC, pode-se confrontar com outros índices como o Ticket Médio e LTV e assim verificar como anda a empresa.

Por meio do CAC o empresário têm plena visão de como anda os esforços de vendas de seus produtos ou serviços e se o resultado esperado está sendo atingido.

Lembrando que os valores do índice, podem variar cada vez que o mesmo é calculado, contudo, é preciso buscar um equilíbrio.

Além disso, é essencial que os custos com Marketing e Vendas sejam equilibrados para garantir um resultado positivo para a empresa.

Para que fique claro como o índice pode ajudar, segue os seguintes tópicos:

  • Se o CAC for maior que o Ticket Médio ou Lifetime Value – LTV

Neste caso é preciso realizar otimizações e melhorias, como cortes de gastos a fim de reduzir o Custo de Aquisição de Clientes.

É interessante analisar e realizar melhorias em estratégias de Marketing Digital, como: Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing a fim de atrair maiores conversões.

  • Se o CAC for menor que o Ticket Médio ou Lifetime Value – LTV

Neste caso, significa que há sucesso nas estratégias e processos adotados, e a empresa está lucrando mais do que gasta.

Além disso, este panorama leva o empreendedor a pensar em medidas estratégicas para o crescimento da empresa.

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Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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