Saiba o que é CAC, como Calcular e utilizar para Ganhar Clientes
Diogo Oliveira - 12/08/2019 - 0 Comentário(s)
Entender e conhecer o CAC da sua empresa é saber que ele é um excelente aliado para o sucesso do seu negócio.
Isto porque, quando não há uma preocupação com os custos para aquisição do cliente, sua empresa pode estar perdendo dinheiro.
Por este motivo, é necessário não só conhecer como utilizar o CAC para otimizar as estratégias de marketing e vendas, e também manter uma boa saúde financeira.
Pensando mais uma vez em ajudar os empresários, a Soften trouxe este conteúdo com tudo sobre o CAC e como utilizar para ganhar mais clientes.
Para começar, o que é CAC?
CAC, Custo de Aquisição de Clientes é um índice utilizado para saber o quanto está sendo gasto para trazer novos clientes.
São considerados os investimentos em Marketing e Estratégias de Vendas, para analisar se a empresa realmente está tendo lucro real.
Isto porque, quando o CAC é maior que os ganhos, é como uma pessoa que possui gastos maiores que o seu salário mensal, a conta não bate.
Portanto, este é um índice excelente para que os empresários e gestores tomem decisões estratégicas para o negócio.
Além disso, o CAC é considerado um dos principais e mais importantes KPI’s de vendas.
É essencial, neste sentido, que se dê a devida importância ao CAC para assim garantir que a empresa continue em pleno funcionamento e crescimento.

Importância do CAC
Calcular o CAC da sua empresa traz uma série de benefícios, e possui uma importância exponencial para o aperfeiçoamento das atividades da empresa.
Primeiro de tudo, o CAC possibilita ao empresário saber como anda a saúde financeira de sua empresa.
É possível descobrir como andam as estratégias de Marketing e Vendas e também desenvolver outras estratégias para melhoria dos resultados.
Quando o CAC for maior que os ganhos é possível definir cortes nos investimentos para garantir que a conta se feche.
E também, estabelecer limites do quanto poderá ser gasto em Publicidade e Estratégias de Vendas.
O ideal é que o CAC seja sempre maior que o Lifetime Value (LTV) em caso de vendas recorrentes e o Ticket Médio de Vendas pontuais.
Calculando o CAC – Custo de Aquisição de Clientes
O cálculo do CAC, Custo de Aquisição de Cliente,s pode ser realizado pela seguinte fórmula:
CAC = Valor total dos investimentos / Número de novos Clientes
Para que o cálculo forneça os dados mais corretos e eficientes, é preciso se atentar a cada um dos detalhes da fórmula.
O Valor total dos investimentos representa tudo o que foi gasto em Marketing e Vendas, mais especificamente os seguintes pontos devem ser considerados:
- Salários dos funcionários de ambos os setores;
- Investimentos em Ferramentas e Sistemas de Marketing e Vendas;
- Telefonia (quando for vendas por Telemarketing);
- Gastos com Viagens;
- Todo gasto com Infraestrutura.
Lembrando, que não devem ser considerados gastos que não sejam destinados ao Marketing e Vendas.
Quanto ao número de novos clientes, deve-se analisar o mesmo período que o dos investimentos.
Também deve se atentar, pois só devem entrar nesta soma os clientes adquiridos diretamente das ações de Marketing e Vendas.
Ou seja, se algum cliente chegar por um outro canal, que não sejam os que receberam investimentos de Marketing e Vendas, não entram no CAC.
Um exemplo, é quando um cliente chega até a empresa por meio da indicação de um funcionário ou porque conhece alguém que trabalha lá.
Por mais que esta seja uma consequência das ações realizadas, o cliente não chegou até a empresa influenciado diretamente pelos anúncios.
Como usar o CAC para otimizar os resultados?
Como dito, o Custo de Aquisição de Cliente é um índice de poder estratégico para as empresas.
A partir do valor obtido no cálculo do CAC, pode-se confrontar com outros índices como o Ticket Médio e LTV e assim verificar como anda a empresa.
Por meio do CAC, o empresário têm plena visão de como andam os esforços de vendas de seus produtos ou serviços e se o resultado esperado está sendo atingido.
Lembrando que os valores do índice podem variar cada vez que o mesmo é calculado, contudo, é preciso buscar um equilíbrio.
Além disso, é essencial que os custos com Marketing e Vendas sejam equilibrados para garantir um resultado positivo para a empresa.
Para que fique claro como o índice pode ajudar, segue os seguintes tópicos:
- Se o CAC for maior que o Ticket Médio ou Lifetime Value – LTV
Neste caso, é preciso realizar otimizações e melhorias, como cortes de gastos a fim de reduzir o Custo de Aquisição de Clientes.
É interessante analisar e realizar melhorias em estratégias de Marketing Digital, como: Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, a fim de atrair maiores conversões.
- Se o CAC for menor que o Ticket Médio ou Lifetime Value – LTV
Neste caso, significa que há sucesso nas estratégias e processos adotados, e a empresa está lucrando mais do que gasta.
Além disso, este panorama leva o empreendedor a pensar em medidas estratégicas para o crescimento da empresa.
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