lupa
Mouse

Saiba como criar e desenvolver sua própria consultoria de empresas

Bianca Fernandes - 07/04/2022 - 0 Comentário(s)

Na indústria de consultoria empresarial, o produto é você. Por isso, é importante fortalecer sua marca pessoal e abordar um ponto problemático pelo qual os empresários estão dispostos a pagar. Neste artigo, entenda como criar sua consultoria empresarial.

A consultoria é um dos setores que requer pouco investimento para começar. No entanto, não está livre de todos os desafios que a maioria dos empreendedores enfrenta. Como, por exemplo, o plano de negócios, a procura de clientes, as primeiras vendas, os parceiros, etc.

Como abrir uma empresa de consultoria empresarial

1 – Determine sua área e local de atuação.

2 – Legalize sua empresa criando um CNPJ.

3 – Analise as formas de tributação para a Receita Federal.

Para empreender com sucesso na área de consultoria empresarial, leve em consideração as dicas abaixo:

Concentre-se nas necessidades de seus clientes

Na hora de escolher a área específica em que você vai oferecer consultoria. É fácil cair na armadilha de escolher aquela que você mais gosta. Sim, esse critério é importante, mas você precisa saber se de fato há uma real necessidade do mercado.

Além disso, saiba que o seu faturamento vai depender da capacidade que você tem de vender bem seus serviços. Então, sua mensagem deve expressar, sem sombra de dúvida, qual é a necessidade ou ponto de dor do cliente.

Crie um plano de negócios

Criar um plano de negócios é fundamental até mesmo na área de consultoria empresarial. Então, pense no que você pode fazer para atingir seus objetivos de negócios. Além disso, como construir relacionamentos de longo prazo com os clientes. 

Portanto, seu plano de negócios deve conter pelo menos:

– Descrição da sua empresa

– Pesquisa de mercado

– Análise do concorrente

– Estratégias de vendas e marketing

– Planejamento financeiro

Nunca pare de oferecer seus serviços

Um problema comum entre os consultores empresariais é desprezar o marketing enquanto trabalham em um projeto. O detalhe é que, uma vez finalizado o projeto, muitas vezes não há próximo cliente. E o tempo de inatividade pode durar semanas.

Um bom hábito é executar estratégias de marketing diárias. O melhor a fazer é criar um site no qual você possa divulgar seus contatos e também suas habilidades e experiência profissional.

Uma boa dica é criar um blog para publicar artigos sobre temas relacionados à consultoria empresarial. Dessa forma você poderá fortalecer ainda mais seu perfil profissional.

Busque melhorar sua produtividade

O fato de uma consultoria empresarial não produzir algo físico não precise de ferramentas digitais para facilitar seus processos. Então, tenha os aplicativos necessários para automatizar suas tarefas, gerenciar seu tempo e os projetos de seus clientes.

Caso você enfrente algumas dificuldades, obtenha conselhos de outros consultores em seu setor. A dica é procurar um mentor. Ou então, fazer cursos que lhe permitam manter-se atualizado com as novas tendências do mercado.

E aí? Gostou do artigo? Então compartilhe com sua rede de contatos.

Te restou alguma dúvida? Então comente aqui e teremos prazer em te ajudar.

Continue nos acompanhando aqui no Blog e nas nossas redes sociais: FacebookInstagramYoutube e Linkedin.

Bianca Fernandes

Bianca tem 20 anos. Aqui na Soften, atuou no setor comercial e foi convidada para reforçar o nosso time de Marketing. É uma das responsáveis pela produção de conteúdo e uma das mais novas autoras do nosso Blog. Nas horas vagas curte ler, ouvir música, ver filmes e viajar. Além de adorar conversar e debater sobre assuntos diversos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa.

Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!