Saiba como cobrar um cliente
Flávia Scalon - 20/07/2018 - 0 Comentário(s)
Não sabe como cobrar um cliente e tem receio de fazer o procedimento da forma errada e não conseguir receber o valor devido?
Saiba que a inadimplência está presente em vários ramos de negócios e pode ser causada por vários fatores, por conta disso, é um assunto delicado, porém, reversível.
E para fazer uma cobrança é necessário cuidado para não haver problemas com processos ou punições judiciais.
Continue acompanhando este artigo e saiba como cobrar um cliente da melhor forma.
Como cobrar um cliente?
Há muitos clientes inadimplentes ao redor de todo país, isto por conta de diversos fatores, seja insatisfação com o produto ou serviço, esquecimento de data para pagamento, falta de organização, falta de dinheiro, etc.
E para cobrar um cliente da melhor forma, é preciso ter uma boa abordagem e um bom diálogo.
Confira abaixo as dicas que a Soften selecionou para ajudar no processo de cobrança:
1. Entenda o lado do cliente e mantenha a calma
Um cliente inadimplente é algo ruim para qualquer negócio, porém, é importante entender qual o motivo que o levou a esta situação.
Existem diversas razões para ter levado o cliente a não saldar a dívida, podendo ser, perda de emprego, redução de salário, falta de planejamento financeiro, entre outras.
Portanto, compreender a situação do cliente é de grande importância, para que assim, propostas sejam oferecidas para a quitação da dívida.
Além disso, se manter calmo em situações estressantes como esta é essencial para não haver erros, como destratar o cliente, faltar com educação com o mesmo ou elevar a voz.
Analise a situação profissionalmente e entenda que inadimplência é um risco que pode ser superado se o processo de contato e cobrança do cliente for feito da forma correta.
2. Tenha respeito ao fazer contato com o devedor
Como dito no tópico acima, manter a calma e o respeito com o cliente na hora da cobrança é muito importante.
De acordo com o CDC – Código de Defesa do Consumidor, qualquer situação que constranja o cliente pode levar sérios problemas à empresa:
Art. 42: Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto ao ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.
Art. 71: Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer:
Pena: Detenção de três meses a um ano e multa.
Portanto, seja cuidadoso e educado no momento de abordar qualquer cliente para cobrá-lo, além disso, evite horários fora do funcionamento comercial e dias da semana.
3. Não demore a cobrar o cliente
Não espere muito tempo para cobrar uma dívida, quanto mais tempo passar, mais difícil será receber o pagamento.
Faça contato na primeira semana de atraso e caso não tenha previsão para que façam o pagamento, retorne o contato em uma semana e tente uma negociação.
4. Use os canais corretos para a cobrança
Tenha a tecnologia como aliada, utilize os canais corretos e faça a cobrança dos inadimplentes de forma adequada.
Existe uma diversidade de canais para se fazer uma cobrança, porém, é importante que seja analisado o perfil do devedor e o tipo de cobrança, para que o canal conveniente seja utilizado.
É possível utilizar os seguintes canais: SMS, ligação – telefone –, carta, whatsapp e e-mail.
Nunca cobre um cliente de forma pública, como por exemplo nas redes sociais, dessa forma você estaria expondo e constrangendo a pessoa.
5. Dê opções interessantes para parcelamento
Tenha sempre opções de parcelamentos para os clientes, pois, eles podem não estar dispostos a aceitar propostas de pagamento à vista.
Ofereça prazos mais curtos – principalmente se o valor da dívida for baixo – e caso haja recusa, aumente os prazos.
6. Mostre que é do interesse do cliente pagar
Oriente e treine sua equipe para que a abordagem de cobrança seja feita com excelência e assim a empresa não perca o cliente.
É interessante que eles mostrem aos devedores que o pagamento da dívida é do interesse de ambas as partes, assim o cliente fica com o nome limpo e a empresa recebe o que é seu por direito.
Dicas extras para cobrar um cliente
Além das dicas citadas acima, algumas outras serão apontadas para ajudar na criação de uma cobrança padrão para a empresa.
Identificada a inadimplência do cliente, siga os seguintes processos:
- Depois de 3 a 5 dias do vencimento, faça um contato via SMS, Telefone ou e-mail;
- Passado de 10 a 15 dias, faça um segundo lembrete, desta vez tente usar o e-mail;
- Tendo passado 30 dias do vencimento, envie uma Carta de Cobrança;
- Com 60 dias de vencimento, realize o ajuizamento da dívida, e se for o caso suspenda os serviços.
Busque fidelizar o cliente para que inadimplências por motivos de descontentamento com o produto, serviço ou atendimento, não aconteça.
Confira este artigo da Soften sobre ‘Como fazer cobrança de forma amigável’ e fiquei ainda mais por dentro do assunto.
Automatize sua empresa e facilite seus processos de cobrança
Alie a tecnologia à sua empresa e automatize seus processos, tenha controle de todos os clientes inadimplentes com um software de qualidade.
A Soften Sistemas oferece aplicativos que dispõem de controle financeiro, vendas, estoque, além de emissão de documentos fiscais.
Com eles também é possível controlar todos os clientes pagantes e inadimplentes, facilitando assim todo o processo de cobrança.
Não perca tempo, entre em contato agora com a empresa e saiba mais sobre todos os produtos e serviços oferecidos pela Soften.
Se gostou deste artigo, compartilhe-o com amigos e parceiros e continue acompanhando as atualizações do Blog da Soften.
Assine também a Newsletter e acompanhe as redes sociais da empresa: Facebook, Instagram,Twitter, Linkedin e Youtube.
E caso tenha dúvidas ou sugestões, comente abaixo que a Soften lhe responderá!