Saiba como sua empresa pode aumentar a qualidade em serviços e reter mais clientes

Diogo Oliveira - 25/08/2018 - 0 Comentário(s)

A qualidade em serviços é um fator que todas as empresas querem alcançar e atingir no seu caminho.

Não é uma tarefa nada fácil, mas quando analisado alguns fatores cruciais é possível melhorar a experiência do cliente com seu serviço.

Veja então neste artigo da Soften quais fatores podem te ajudar a aumentar a qualidade dos seus serviços.

Qualidade em serviços, o que é?

A qualidade é um conceito não definível que depende muito da aplicação para que se defina um significado.

Por exemplo, quando aplicado a um produto como um colchão, sua qualidade pode ser definida por diversos motivos.

Se ele é macio, confortável, se não causa dores nas costas dos usuários, entre outros fatores que define a qualidade de um colchão.

Contudo, quando falamos de qualidade na prestação de serviços é mais difícil definir parâmetros específicos.

Nesse ponto, entra a experiência e feedback dos clientes e beneficiários do serviço.

A partir desse parâmetro e mais alguns fatores internos e externos é possível definir e saber o nível de qualidade a ser seguido no serviço.

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Dicas de como aumentar a qualidade de seus serviços e reter mais clientes

Muitas vezes o empreendedor acaba acreditando que está prestando o melhor serviço possível.

No entanto, ele não se atém a detalhes cruciais que circundam ao serviço prestado.

Por esse motivo, é muito comum que o gestor não saiba o por que de não estar retendo os clientes como deseja.

Será listado abaixo ações que podem ser desenvolvidas com o objetivo de melhorar a qualidade de seus serviços.

1 – Conheça o mercado

A primeira ação é o conhecimento do mercado, ou seja, saiba o que tem dado certo no seu segmento atuante.

Esse processo também é chamado de Benchmarking, que é o processo de conhecimento de seus oponentes.

A partir deste estudo de campo é possível desenhar e ter uma maior visão do que é um serviço de qualidade.

2 – Faça reuniões com o Setor Comercial e de Relacionamento

Tenha encontros frequentes com a sua equipe comercial, afinal são eles que vendem e que sabem o que o cliente deseja.

Não se esqueça também de investir no Pós Venda, implemente e estruture a equipe de relacionamento com o cliente.

Colha o feedback, mostre que sua empresa não está preocupada somente com o dinheiro, mas também com a satisfação do consumidor.

3 – Dê voz ao seu cliente

Ofereça ao seu cliente espaços de contato com o seu negócio, onde ele possa dar dicas, elogiar ou até mesmo tecer críticas.

Contudo, neste ponto não deixe de responder, não ignore as críticas resolva-as isto que garantirá um passo a mais na qualidade.

Não se esqueça de se colocar nos mais diversos espaços, como Redes Sociais, Google e nos mais diversos canais de comunicação.

Dessa forma você mostrará ao seu cliente que é por ele e pela sua satisfação que o seu negócio trabalha.

4 – Pesquisas de Satisfação

De tempos em tempos utilize esta técnica, pergunte ao seu público/cliente o nível de satisfação com a sua empresa.

Crie um questionário simples onde você pede por exemplo, uma pontuação de satisfação e uma sugestão de melhoria.

Não tome muito tempo do cliente, envie este questionário por e-mail ou peça para que eles respondam-na no próximo contato.

Para te ajudar a Soften preparou um modelo de Planilha de Pesquisa de Satisfação de Clientes, veja abaixo.

5 – Invista em um Software de Gestão

Uma gestão de qualidade reflete na excelência e eficiência do serviço oferecido aos seus clientes.

Tal processo é melhorado por um software de gestão com funções de CRM, Ordem de Serviço, Pedido de Vendas, Relatórios Mensais, etc.

Tais funções vão fortalecer e dar maior qualidade aos serviços oferecidos à medida que oferece agilidade e produtividade ao negócio.

Conheça os softwares de gestão da Soften Sistemas

No processo de investimento nas ferramentas em questão, você pode esbarrar na necessidade de contratar um software de gestão.

Para este ponto, aposte na Soften Sistemas, empresa referência no setor de sistemas de gestão administrativa e fiscal.

E um dos fatores que influenciam em tal processo é o excelente suporte técnico desempenhado pela empresa.

Que além disto está sempre ouvindo e dando aos seus clientes a devida voz, sempre melhorando os serviços prestados.

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Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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