O Roadmap é um excelente norte para que as empresas saibam para onde querem seguir, sem perder o foco.
Dessa forma, a empresa consegue se projetar a longo prazo, adicionando novas funcionalidades nos seus produtos e/ou serviços.
A partir disso, o empreendedor além de ter uma segurança de gestão, consegue suprir e ultrapassar as expectativas dos clientes.
Aprenda tudo sobre esta técnica e saiba como fazer um Roadmap para sua empresa.
Entendendo o que é Roadmap
Construir uma casa e não possuir nenhum tipo de projeto ou planejamento, fará com que o processo venha ser mais demorado e não dê resultados satisfatórios.
Por esse e outros motivos, que é importante possuir um planejamento que ofereça um foco a ser seguido e alcançado.
É dessa forma que as empresas precisam trabalhar quando houver desenvolvimento de projetos que incluem grandes investimentos e altos resultados.
É justamente no emaranhado de ideias e desejos, que entra o Roadmap trabalhando como uma bússola.
Isto porque, o Roadmap é uma espécie de mapa que auxilia as empresas a desenvolver um produto ou serviço.
Assim como é uma ferramenta excelente para resolver o problema que a empresa pode ter quando não está obtendo bons resultados com o serviço ou produto oferecido.
Dessa forma, o Roadmap deve oferecer um ponto de partida e um de chegada, ou seja, onde se quer chegar.
A partir disso é possível que todos os envolvidos no desenvolvimento e comercialização dos produtos saibam como deve caminhar a empresa.
Saiba como funciona o Roadmap
O Roadmap – em tradução direta ‘Roteiro’ – é estruturado como uma linha do tempo visual, onde todos saberão exatamente por onde começar e como deve terminar o projeto.
Dessa forma, a empresa consegue manter todos os envolvidos no projeto, por dentro de toda a evolução no desenvolvimento do mesmo.
A partir dessa chamada “bússola gerencial”, todos os Stakeholders conseguem se nortear dos processos e evolução.
Em um desenvolvimento de produtos como software, é preciso seguir alguns princípios e ter bem claros quais as funcionalidades para um MVP.
Pois, após a ideia inicial, é preciso ter alguns testes e ver se o produto realmente funcionará como no projeto inicial.
O Roadmap é um ponto de referência neste processo, pois, mantém a ideia inicial e consegue fazer com que o produto siga o ideal do início.
Sem contar que, não adianta nada ter uma ideia inicial e não saber por onde começar, nem para onde caminhar.
Objetivo de utilização do Roadmap
O Roadmap funciona como uma espécie de script, utilizado em peças de teatros, novelas e projetos de atuação.
Ou seja, é a forma de dar norte ao desenvolvimento do trabalho dentro da empresa.
O Setor de Recursos Humanos pode incluir a utilização da técnica no treinamento de novos colaboradores.
Para que assim, eles estejam sempre por dentro dos objetivos e caminhos que a empresa segue.
Dessa forma, o objetivo principal da metodologia é fazer com que o empreendimento responda às seguintes perguntas:
- Onde estamos?
- Onde queremos chegar?
- Como faremos para chegar?
Contudo, não se engane, pois a função do Roadmap não é somente alinhar informações e harmonizar os processos da empresa.
Ele trabalha muito bem também na organização das ideias de desenvolvimento, para assim priorizar o que realmente será eficiente.
Assim, o empresário agrega o melhor valor ao produto e a empresa, e consegue também mensurar gastos e contribuir no desenvolvimento do orçamento da ação.
Montando um Roadmap
Como dito, o Roadmap é uma espécie de linha do tempo visual, onde é especificado todas as particularidades do projeto a ser desenvolvido.
Portanto, é preciso um processo minucioso desenvolvido em quatro passos, para definir o início e o fim do projeto, além das particularidades.
1 – Anote as ideias
Tire as ideias e transporte-as para o papel, anote tudo que foi pensado acerca do projeto.
Você pode também validar a sua ideia com possíveis clientes, para assim já analisar a possível viabilidade de aplicação.
2 – Brainstorming
Anotou e validou a ideia? Vale a pena investir no projeto? Chegou o momento do brainstorming.
Com a ideia transferida para o papel, convoque todos os envolvidos e stakeholders e deixem que proponham possíveis soluções e caminhos.
3 – Organização e Hierarquização
Com todas as ideias coletadas durante o brainstorming, é preciso organizá-las e verificar as mais viáveis.
Coloque em confronto o objetivo da empresa, o que os clientes esperam e as possibilidades orçamentárias.
Feito isso, chega-se ao objetivo de definir o caminho a ser seguido, assim como todas as suas particularidades.
4 – Roteirize e Revise
Após todos os passos, chegou o momento de montar o roteiro e assim apresentar a todos os envolvidos.
É de extrema importância que o roteiro seja revisado e se necessário, editado frequentemente para possíveis melhorias.
Dicas essenciais
Para a validação da ideia, é de extrema importância que se levem em conta alguns elementos que deem foco à ideia e seu resultado.
Uma excelente forma de validar junto aos clientes, é inserir no produto ou serviço um espaço para sugestões.
Dessa forma, a empresa acolhe as sugestões do cliente e assim pode se realizar melhorias no produto ou serviço.
É preciso também manter um nível aceitável de custo e valor, para assim garantir os melhores retornos financeiros.
E por último, é importante aplicar o Diagrama de Kano e assim trabalhar os produtos e serviços, para garantir a satisfação total dos clientes.
Gestão administrativa para desenvolvimento dos processos
Para que todos os processos de desenvolvimento de produtos e processos sejam realizados de maneira eficiente, é bom utilizar as ferramentas certas.
Utilize os softwares da Soften Sistemas para gestão ERP, que integra os setores fiscal, de estoque, comercial e financeiro.
Além disso, a empresa conta com implantação e treinamentos gratuito, e auxílio do suporte técnico ilimitado.
Adquira hoje mesmo uma ferramenta que vai simplificar a gestão do seu negócio.
Compartilhe também este conteúdo com seus amigos e não deixe de acompanhar o Blog da Soften.
Deixe seu comentário logo abaixo e siga a empresa nas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e Youtube.
Deixe um comentário
1 Comentário(s)
Olá, tudo bem?
Meu nome é Rafael e faço parte do time do Canva.
Estou entrando em contato porque gostaria de fazer uma sugestão para este post. Poderiam me dizer qual seria a melhor forma de contatá-los?
Obrigado