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Retenção de Clientes: Saiba como Fazer e Entenda sua Importância

Flávia Scalon - 04/06/2020 - 0 Comentário(s)

A Retenção de Clientes é toda ação que uma empresa toma para reduzir o número de perdas de seus consumidores, tornando-os fieis e leais à mesma.

Essa estratégia mantém o negócio estável, sendo uma forma da empresa priorizar seus clientes e mantê-los fiéis à corporação.

Pois, manter os clientes antigos é tão importante quanto conquistar novos, principalmente nos tempos atuais.

Continue acompanhando este artigo e saiba mais sobre a Retenção de Clientes e como implantá-la em sua empresa.

Entenda a Retenção de Clientes

A Retenção de Clientes é uma estratégia utilizada para que as empresas mantenham seu número de clientes e evite perdas desnecessárias.

Geralmente, ela é feita com iniciativas de fidelização de clientes, por meio de ações que os beneficiem, mas que não tragam prejuízos à empresa.

É importante que no primeiro contato do cliente a empresa já faça essa retenção, para assim, mantê-la ao longo de toda a relação do mesmo com a corporação.

Portanto, é preciso ter disciplina com essas ações e saber que a satisfação do cliente com a empresa tem muita importância.

Pois, clientes leais irão sempre estar junto da empresa – comprando-, por já conhecer e ter confiança no atendimento e seus processos.

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Vantagens da Retenção de Clientes

É muito importante que qualquer negócio invista na Retenção de Clientes, porém, muitas não conseguem colocar essa estratégia em prática.

Podendo ser tanto por falta de estrutura para garantir a fidelização dos clientes, como por não valorizar clientes antigos e apenas querer adquirir novos.

Mas quando se investe nisto, com uma equipe incentivada que entenda a importância de todo e qualquer cliente, há diversas vantagens.

E algumas dessas vantagens, são:

Menor Custo na Retenção de Clientes

Conquistar um novo cliente pode custar muito mais caro que manter um antigo, pois, divulgar a marca e seus produtos/serviços pode elevar os custos.

Sendo assim, reter alguém que já é cliente da sua empresa acaba saindo mais barato, porém, nunca se deve parar de conquistar novos clientes.

Otimização das Vendas

Os clientes retidos podem ser mais rápidos em suas compras, por já terem noção de marca e produto.

Assim, a venda é feita mais rapidamente e torna o trabalho do setor comercial mais produtivo, sem perder tempo para convencer um consumidor.

Propaganda ‘Grátis’

Um cliente satisfeito com a marca irá recomendá-la a outras pessoas, fazendo assim uma propaganda boca a boca, possibilitando assim a conquista de novos clientes.

Fidelização de Clientes

Um cliente fidelizado não trocará a empresa por outra e sempre irá adquirir produtos que necessita em um local de confiança.

Irá comprar lançamentos sem medo, por já confiar na empresa e em seus produtos e/ou serviços.

Diferente de um cliente insatisfeito, que irá falar mal da empresa e não voltará a comprar com a mesma.

Por isso, sempre trate os clientes da melhor maneira, oferecendo uma boa caminhada com a empresa do começo ao fim.

Como Fazer a Retenção de Clientes?

Reter clientes é mantê-los fiéis e leais à marca ou empresa, e para fazer isso é necessário uma boa estratégia em toda a corporação.

A seguir, há algumas dicas de como fazer a retenção de clientes, confira:

Conheça seu Cliente Profundamente

Para isso, é bom dividir os clientes em grupos para assim tratá-los de forma diferenciada, de acordo com o tipo de interesse de cada um.

Isso é possível com um software CRM. Para saber mais sobre, acesse o artigo no blog da Soften e fique por dentro.

Entenda as Necessidades dos Clientes

É importante que, além das características dos produtos e serviços da empresa, as necessidades dos clientes sejam compreendidas pela mesma.

Faça pesquisas de mercado, formulários online, ou seja, utilize ferramentas que permitem buscar as informações.

Portanto, para compreender o que os consumidores de seu produto/serviço precisam, é necessário pesquisar.

Utilize as Redes Sociais para um Relacionamento mais Próximo

Use as redes sociais para ter um relacionamento mais próximo com seu cliente, seja o Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e etc.

As funções que as redes sociais oferecem são diversas, como por exemplo, a opção de pergunta e enquete nos stories do Instagram.

Assim, os clientes poderão compartilhar suas experiências e sugestões junto da empresa.

Priorize o Bom Atendimento

É importante que desde o primeiro contato do cliente com a empresa haja excelência.

A experiência dele com a corporação e seus produtos têm que ser boa, por isso, os atendentes e funcionários precisam continuar acompanhando o cliente ao longo de toda a jornada do mesmo com a corporação.

Valorize sua Marca

Valorize sua marca, fazendo com que a imagem da mesma seja boa tanto junto dos clientes atuais quanto dos futuros.

Pois assim, a base de clientes ficará estável e com o bom trabalho será possível expandir essa base.

Dicas Extras

  • Resolva os problemas dos clientes o mais rápido possível;
  • Se organize sempre em torno do cliente e não da empresa;
  • Acompanhe as métricas de seu negócio;
  • Tenha cuidado com programas de fidelidade;
  • Tenha estratégias de curto, médio e longo prazo;
  • Alinhamento entre as equipes de Marketing e Vendas;
  • Faça com que o período inicial do cliente seja positivo.

Importância da Retenção de Clientes em uma Empresa

Toda empresa quer manter sua cartela de clientes e continuar crescendo, porém, para isso é preciso que haja toda uma estruturação de ações e estratégias.

A Retenção de Clientes é algo sustentável e pode ajudar no crescimento da empresa, portanto, investir nela com organização e planejamento trará diversos benefícios à mesma.

Esta gestão de relacionamento com o cliente irá agregar, não só boas experiências aos mesmo, como qualidade em todos os processos.

Tenha uma Gestão Completa em sua Empresa e Otimize seu Negócio

Como dito ao longo de todo o texto, a Retenção de Clientes é muito importante e fideliza os clientes atuais da empresa.

Porém, além disso, ter uma gestão completa do negócio também é de extrema importância, pois assim, será possível mantê-lo organizado em todos os setores.

Entenda sobre um software ERP e sua importância com este artigo da Soften.

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Para saber mais sobre todos os produtos e serviços, entre em contato com a empresa.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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