Retenção de Clientes: Saiba como fazer e qual sua importância

Flávia Scalon - 17/05/2018 - 0 Comentário(s)

A Retenção de Clientes torna o cliente fiel e leal à empresa, ou seja, é toda ação que uma empresa toma para reduzir o número de perdas de seus consumidores.

Essa estratégia mantém o negócio estável, sendo uma forma da empresa priorizar seus clientes e mantê-los fiéis à corporação.

Pois, manter os clientes antigos é tão importante quanto conquistar novos.

Continue acompanhando este artigo e saiba mais sobre a Retenção de Clientes e como implantá-la em sua empresa.

O que é Retenção de Clientes?

A Retenção de Clientes é uma estratégia utilizada para que as empresas mantenham seu número de clientes e evite perdas desnecessárias.

Geralmente, ela é feita com iniciativas de fidelização de clientes, por meio de ações que os beneficiem, mas que não traga prejuízos à empresa.

É importante que no primeiro contato do cliente, a empresa já faça essa retenção, para assim, mantê-la ao longo de toda a relação do mesmo com a corporação.

Portanto, é preciso ter uma disciplina com essas ações e saber que a satisfação do cliente com a empresa tem muita importância.

Pois, clientes leais irão sempre comprar da empresa, por já conhecer e ter confiança no atendimento e seus processos.

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Vantagens da Retenção de Clientes

É muito importante que uma empresa invista na Retenção de Clientes, porém, muitas não conseguem colocar essa estratégia em prática.

Podendo ser tanto por falta de estrutura para garantir a fidelização dos clientes, como por não valorizar clientes antigos e apenas querer adquirir novos.

Mas quando se investe nisto, com uma equipe incentivada que entenda a importância de todo e qualquer cliente, há diversas vantagens.

Algumas das vantagens da Retenção de Clientes são:

Menor custo na retenção de clientes

Conquistar um novo cliente pode custar muito mais caro que manter um antigo, pois, divulgar a marca e seus produtos e serviços pode elevar os custos.

Otimização das vendas

Os clientes retidos podem ser mais rápidos em suas compras, por já terem noção de marca e produto.

Assim, a venda é feita mais rapidamente e torna o trabalho do setor de vendas mais produtivo, sem a perda de tempo para convencer um consumidor.

Propaganda ‘grátis’

Um cliente satisfeito com a marca irá recomendá-la a outras pessoas, fazendo assim uma propaganda boca a boca, possibilitando a conquista de novos clientes.

Fidelização de clientes

Um cliente fidelizado, não trocará a empresa por outra e sempre irá adquirir produtos que necessita em um local de confiança.

Irá comprar lançamentos sem medo, por já ter confiança na empresa e em seus produtos e/ou serviços.

Como fazer a retenção de clientes?

Reter clientes é mantê-los fiéis e leais à marca ou empresa, e para fazer isso é necessário uma boa estratégia em toda a corporação.

A seguir, há algumas dicas de como fazer a retenção de clientes, confira:

Conheça seu cliente profundamente: Para isso é bom dividir os clientes em grupos para assim tratá-los de forma diferenciada, de acordo com o tipo de interesse de cada um.

Isso é possível com um software CRM. Para saber mais sobre, acesse o artigo no blog da Soften e fique por dentro.

Entenda as necessidades dos clientes: É importante que, além das características dos produtos e serviços da empresa, as necessidades dos clientes sejam compreendidas pela mesma.

Utilize as redes sociais para um relacionamento mais próximo: Use as redes sociais para ter um relacionamento mais próximo com seu cliente, seja o Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, etc.

Assim, eles poderão compartilhar suas experiências junto da empresa.

Priorize o bom atendimento: É importante que desde o primeiro contato do cliente com a empresa haja excelência.

A experiência dele com a corporação e seus produtos têm que ser boa, por isso, os atendentes e funcionários precisam continuar acompanhando o cliente ao longo de toda a jornada do mesmo com a corporação.

Valorize sua marca: Valorize sua marca fazendo com que a imagem da mesma seja boa tanto junto aos clientes atuais quanto aos futuros.

Pois assim, a base de clientes ficará estável e com o bom trabalho será possível expandir essa base.

Importância da Retenção de Clientes em uma empresa

Toda empresa quer manter sua base de clientes e continuar crescendo, porém, para isso é preciso que haja toda uma estruturação de ações e estratégias.

A Retenção de Clientes é algo sustentável e pode ajudar no crescimento da empresa, portanto, investir nela com organização e planejamento trará diversos benefícios à mesma.

Esta gestão de relacionamento com o cliente irá agregar, não só boas experiências aos mesmo, como qualidade em todos os processos.

Tenha uma gestão completa em sua empresa

Como dito ao longo de todo o texto, a Retenção de Clientes é muito importante e fideliza os clientes atuais da empresa.

Porém, além disso, ter uma gestão completa de toda a empresa também é de extrema importância, pois assim, será possível mantê-la organizada em todos os setores.

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Para saber mais sobre todos os produtos e serviços, entre em contato com a empresa ou acesse o site.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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