lupa
Mouse

Como elaborar um bom relatório gerencial para manter o controle

Malu Brito - 23/06/2021 - 0 Comentário(s)

Preparar um relatório gerencial pode ser um desafio para muitos gestores. Mas esse documento é fundamental para garantir o bom andamento de todos os departamentos de uma empresa. Assim, o gestor mantém tudo sob controle.

Afinal, há muitas áreas que devem ser abordadas de acordo com o tipo de negócio. Por exemplo: finanças, estoque, marketing e estratégias de vendas são algumas das muitas responsabilidades de um líder. 

Saiba que um relatório gerencial mensal bem organizado e consistente ajuda a manter a estratégia de sua organização no caminho certo. A seguir, confira algumas dicas sobre como elaborá-lo.

O que é um relatório gerencial?

Antes de mais nada, é preciso entender o conceito de relatório gerencial. Estamos falando de um conjunto de dados e informações operacionais de vários departamentos de negócios que são apresentados de forma compreensível, permitindo que os gerentes tomem decisões mais bem informadas. 

Você deve ter interesse em saber quais são os componentes de um relatório gerencial bem-sucedido, certo? Então, para ajudar, vamos mostrar alguns dos principais elementos de que você precisa. 

E lembre-se, certifique-se de que seus relatórios tenham uma boa aparência e contenham informações detalhadas para que sejam bem entendidos. 

Visão de desempenho da empresa

Um bom relatório gerencial contém todas as informações de que sua equipe de gerenciamento precisa para tomar decisões. Para tornar isso mais fácil para eles, inclua uma visão geral de alto nível do desempenho de sua organização ou departamento. 

As informações devem ser organizadas na ordem em que serão lidas. Por exemplo, um relatório normalmente começa com a perspectiva financeira, seguida pela perspectiva do cliente, perspectiva interna e, em seguida, pela perspectiva de aprendizagem e crescimento. 

Portanto, explique resumidamente o status de cada objetivo e as iniciativas vinculadas para que sua equipe de gerenciamento entenda rapidamente.

Páginas detalhadas

Certifique-se de dedicar pelo menos uma página a cada um de seus objetivos ou metas estratégicas. Conforme você avança em suas perspectivas e discute cada objetivo durante a reunião mensal de gerenciamento, você deve usar essa página de detalhes para apresentar as informações pertinentes. 

Inclua uma breve análise, algumas recomendações e informações sobre as métricas ou projetos de suporte. Se você achar que suas reuniões fazem com que a administração queira ter discussões mais detalhadas sobre esses elementos vinculados, seria uma boa opção incluir suas páginas de detalhes outras vezes.

Inclua gráficos fáceis de entender

Qualquer relatório gerencial incluirá informações sobre os principais indicadores de desempenho da empresa. Sendo assim, os gráficos são a maneira mais fácil de explicar rapidamente esse aspecto do negócio.

Portanto, inclua gráficos para discutir melhor as medidas que pretende tomar em relação a alguma área do negócio. Além disso, estabeleça metas claras e informações fáceis de entender em todo o seu relatório.

Saiba que gráficos difíceis de ler não impressionam, na verdade, são irritantes. Nenhum gerente quer gastar uma quantidade excessiva de tempo interpretando um gráfico. 

Mantenha a consistência em seu relatório gerencial

Quanto mais claro for seu relatório gerencial, melhor. Assim, você poderá avaliar as mudanças e flutuações ocorridas na empresa ao longo do tempo. Quando os relatórios são consistentes tornam-se mais confiáveis para a tomada de decisão nos negócios.

E para você empresário, nós da Soften sistemas fornecemos uma opção de Software com emissão de relatórios específicos e muito claros para sua empresa.

Quer conhece-los? Então entre em contato com um de nossos representantes comerciais e solicite um teste gratuito no sistema agora mesmo.

Solicitar teste gratuito no sistema

E aí, gostou do artigo? Então compartilhe-o com sua rede de contatos.

Ainda te resta alguma dúvida sobre o tema? Então deixe um comentário e teremos prazer em lhe ajudar.

Continue nos acompanhando aqui no Blog e em nossas redes sociais: Facebook, InstagramYoutube e Linkedin.

Até a próxima!

Malu Brito

Malu tem 20 anos. Aqui na Soften, atuou no setor comercial por um ano e meio e foi convocada para reforçar nosso time de Marketing. É responsável pelo produção de conteúdo e é uma das mais novas autoras do nosso blog. Nas horas vagas curte filmes, séries e adora um debate. Uma comunicadora completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa.

Experimentar agora
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!