Conheça o sistema de gestão mais completo para seu negócio

Reengenharia: Aplique hoje em seu negócio

Diogo Oliveira - 17/05/2019 - 0 Comentário(s)

O sistema conhecido como reengenharia é um excelente instrumento para mudanças administrativas e organizacionais necessárias na empresa.

O objetivo é alcançar melhorias através da reestruturação organizacional e redesenho de processos.

A reengenharia é uma excelente ferramenta de gestão que pode auxiliar as empresas nas mudanças a serem aplicadas na sua estrutura organizacional.

Neste artigo será explicado como funciona a reengenharia e como aplicá-la no seu negócio.

Entenda Reengenharia

Reengenharia é um sistema administrativo, cujo objetivo é reestruturar toda a forma de trabalhar dentro de uma empresa.

Isto porque, os processos da organização podem não estar gerando os resultados esperados para o negócio.

Por esse motivo é importante se repensar a maneira de agir, para que assim os seus produtos ou serviços possam ganhar espaço no mercado.

E é dessa forma que trabalha a técnica: repensando e reinventando cada processo dentro da organização.

É a partir disso que a reengenharia pode fazer com que as empresas se tornem competitivas no mercado, não só conquistando, como mantendo seu espaço.

Portanto, a reengenharia é uma ferramenta muito importante na gestão da qualidade de uma empresa.

Investir então em um processo de reengenharia no negócio, poder ser uma excelente solução para os problemas empresariais.

Assim como ser uma ferramenta eficiente para a melhoria contínua dos processos e atividade do negócio.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Processo em prática

Antes de dar o primeiro passo é preciso que se tenha bem em mente o papel e objetivo da reengenharia.

Pois, ela trabalha repensando a forma como a empresa vem desenvolvendo os seus processos e atividades.

Por este motivo, é preciso antes de tudo reunir todas as informações sobre as expectativas em relação aos resultados da empresa.

Estes dados devem ser coletados não só com os gestores da empresa, como também com os stakeholders dela.

Lembrando, que todos os envolvidos precisam estar abertos às mudanças que serão propostas.

Aplicando a reengenharia

Para a aplicação da técnica no negócio é preciso seguir 4 passos em que se desenvolve a metodologia.

São passos simples e objetivos que visam a reestruturação total das atividades que tem atrapalhado os bons resultados da empresa.

Os passos ou etapas a serem seguidas, são as seguintes: Preparação ou Organização, Planejamento, Implementação e Avaliação ou Mensuração.

Preparação ou Organização

Para esta fase, é preciso reunir todas as informações acerca das melhorias esperadas e analisar os setores e processos que devem ser reestruturados.

Liste então, todas as falhas e erros da empresa que prejudica os resultados da organização e aponte as mudanças.

Utilize nesta etapa os sistemas de informação para lhe auxiliar na reunião de dados.

Não se esqueça de apontar todos os custos e recursos necessários para a reestruturação dos processos citados.

Planejamento

Chegou a hora de planejar toda a aplicação da metodologia, além de levantar todos os recursos necessários.

Ou seja, é preciso prover os recursos humanos, finanças e recursos técnicos para a remodelação dos processos.

Lembrando que esta é uma fase de suma importância para o sucesso da técnica.

Implementação

Está com tudo em mãos e planejado? Chegou a hora de colocar a mão na massa e reestruturar os processos.

Lembre-se de deixar tudo muito claro para os responsáveis e envolvidos nas ações.

Pois desta forma eles terão em mente o objetivo, e as mudanças que serão implementadas.

É preciso comprometimento para que o processo que está sendo reestruturado possa mudar e trazer novos e bons resultados para a empresa.

Avaliação e Mensuração

Qualquer técnica de gestão administrativa que visa melhorias e mudanças no negócio, precisa ser mensurável.

Por isso, esteja certo que é possível analisar os resultados e verificar a possível eficácia e falhas que possam haver.

Caso haja falhas no processo que esteja prejudicando a ação como um todo, não tema em replanejar o processo.

Benefícios e desafios da metodologia

São diversos os benefícios da aplicação da reengenharia nas empresas, contudo, há também desafios no processo.

Antes de tudo, a reestruturação precisa ser capaz de atingir as áreas operacional, de gestão de processos e gestão de negócios como um todo.

Se caso perceber que estas áreas não estão apresentando os resultados esperados, é preciso recomeçar e repensar a ação.

A partir do sucesso da técnica percebe-se:

  • Redução de custos em processos desnecessários e ineficientes;
  • Atualização dos processos empresariais;
  • Aumento de performances e resultados da empresa;
  • Tarefas executadas com maior sucesso;
  • Melhoria na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos;
  • Diminuição de erros;
  • Melhoria nos resultados gerais do negócio, entre tantos outros.

Gestão automatizada: caminho do sucesso

Antes de qualquer ação a ser tomada, é preciso possuir maneiras de analisar os resultados e processos da empresa.

Para isso, sistemas de gestão fiscal e administrativa como os da Soften Sistemas, são o melhor caminho.

Tanto Soften SIEM, aplicativo desktop; como GerencieAqui, sistema online fornecem gestão ERP do seu negócio.

Simplifique hoje mesmo a gestão de sua empresa, com um dos aplicativos da Soften.

Continue também a acompanhar as postagens do Blog da Soften e das Redes Sociais: FacebookInstagram,TwitterLinkedin Youtube.

Não deixe de utilizar o campo de comentários, caso tenha alguma dúvida!

Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!