lupa
Mouse

Descubra como reduzir custos da sua empresa para sobreviver à crise

Malu Brito - 30/06/2021 - 0 Comentário(s)

Como uma empresa pode sobreviver durante uma crise? A resposta é se adaptar e reduzir custos. Ou seja, você precisa pensar sobre como cortar gastos e economizar dinheiro para fazer seu negócio crescer. 

Sem dúvida, essas são as maneiras mais fáceis das empresas se ajustarem rapidamente a uma desaceleração econômica não planejada. Portanto, você precisa implementar medidas de forma estratégica e reduzir custos pode significar a diferença entre a vida ou a morte da sua empresa. 

Então, como você reduz os gastos nos negócios? Quer você adote uma abordagem de cima para baixo ou de baixo para cima em relação ao orçamento, analise em que sua empresa realmente precisa gastar dinheiro no próximo mês, trimestre ou semestre.

Reformular e reduzir custos

Para algumas empresas, cortar ou reduzir custos em todas as áreas pode deixá-las vulneráveis ​​à competição do mercado. Diminuir orçamentos é algo difícil em tempos de crise, mas é importante redirecionar a estratégia de negócios como um todo e não simplesmente de uma perspectiva de corte de custos.

Em muitos casos, as revisões de orçamento nos estágios iniciais de uma crise são limitadas a áreas de gastos variáveis ​​que são mais fáceis de controlar. No entanto, ignorar o quadro geral com uma abordagem “vamos esperar para ver” pode levar a problemas de longo prazo para a saúde do seu negócio.

Também é importante revisar as grandes despesas do seu negócio e movê-las para o próximo trimestre ou ano. Adie grandes projetos com custos elevados, como:

– Eventos e conferências

– Inauguração de lojas

– Reforma nas instalações

– Novas campanhas de marketing

Revise as despesas operacionais

Em uma crise, o dinheiro é rei. Rever as políticas do local de trabalho e fazer ajustes pode ser extremamente benéfico para o fluxo de caixa do seu negócio. Por exemplo, a implementação de trabalho remoto pode ser uma boa opção para reduzir custos.

Além disso, audite sua folha de pagamento e despesas com pessoal. Para fazer os ajustes apropriados, defina a mão de obra que não é essencial. Por exemplo: os funcionários em tempo integral podem trabalhar meio expediente com salários reduzidos? Os projetos que estavam em andamento podem ser suspensos?

Busque alternativas com os fornecedores

Em tempos difíceis, as empresas costumam tentar esticar o prazo de pagamento de suas contas a pagar. Para manter relacionamentos positivos com os fornecedores, comunique-se e seja transparente com eles sobre a sua situação. Assim poderá reduzir os desafios potenciais de sua cadeia de suprimentos.

Mas, se determinados acordos não puderem ser alcançados, considere contratar novos fornecedores que possam oferecer melhores preços. A renegociação de contratos também é uma forma significativa de gerar economia e reduzir custos. Por exemplo, negocie novos termos para preços e datas de pagamento. 

Elimine despesas não essenciais

Esta é mais uma forma adequada de reduzir custos numa empresa. Seu objetivo é entender qual atividade é necessária para o seu negócio e qual pode ser cancelada, pelo menos temporariamente. 

Certamente você encontrará alguns gastos que podem ser eliminados. Mas lembre-se de que a redução de salários é a última opção, primeiro é recomendável reduzir custos em outras atividades comerciais.

Tente reduzir custos de estoque

Algo que você precisa fazer é analisar as maneiras possíveis de reduzir os custos de estoque. Mas isso não deve afetar a qualidade dos produtos e causar transtornos aos clientes. E lembre-se de que você pode reconsiderar alguns acordos que foram feitos antes. 

Além disso, tente renegociar contratos com proprietários de imóveis que sua empresa ocupa e credores para discutir taxas mais baixas, se possível. 

Por fim, lembre-se de que a crise não durará para sempre. Vai passar, e a demanda por serviços e produtos voltará a crescer. Portanto, sua tarefa é tentar se adaptar e sobreviver à crise. 

Ainda mais facilidade para o seu dia a dia

E para você empresário, que busca facilidade no seu dia a dia para controlar suas finanças e continuar lucrando cada vez mais, nós da Soften Sistemas podemos te ajudar com isso.

Fornecemos um sistema completo para controle financeiro, contando com emissão de documentos fiscais e controle gerencial de estoque e de vendas também.

Não perca mais tempo, solicite agora mesmo um teste em nosso sistema e conheça todas as suas funções.

Solicitar teste gratuito no sistema

E aí, gostou do artigo? Então compartilhe-o com sua rede de contatos.

Ainda te resta alguma dúvida sobre o tema? Então deixe um comentário e teremos prazer em lhe ajudar.

Continue nos acompanhando aqui no Blog e em nossas redes sociais: Facebook, InstagramYoutube e Linkedin.

Até a próxima!

Malu Brito

Malu tem 20 anos. Aqui na Soften, atuou no setor comercial por um ano e meio e foi convocada para reforçar nosso time de Marketing. É responsável pelo produção de conteúdo e é uma das mais novas autoras do nosso blog. Nas horas vagas curte filmes, séries e adora um debate. Uma comunicadora completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa.

Experimentar agora
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!