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Saiba o que é Receita Recorrente e como implantar em seu negócio

Diogo Oliveira - 29/04/2019 - 1 Comentário(s)

Sabe o que o Spotify e a Netflix têm em comum? Ambos utilizam o modelo de Receita Recorrente nos seus negócios.

Tal modelo de faturamento vem fazendo sucesso, em especial, entre os chamados serviços de Streaming.

Isto porque, ele reduz a burocracia para pagamento de serviços oferecidos, dando ao negócio faturamento garantido.

Saiba aqui neste artigo como implantar a Receita Recorrente no seu negócio e atingir o sucesso.

O que é Receita Recorrente?

É o nome que se dá ao modelo de assinaturas ou Streaming, que realiza as vendas de uma maneira mais simples.

Este modelo trabalha com o cliente concordando com um pagamento recorrente, em um certo período.

A partir dessa concordância, a empresa fornece seus produtos ou serviços durante o tempo acordado.

Clubes de Assinaturas, Serviços de Música e Filme e até mesmo empresas do modelo SaaS ( Software as a service), tem visto muito sucesso em tal modelo.

Isto porque, do ponto de vista gerencial, torna-se muito mais fácil o planejamento ao ter uma receita recorrente previsível.

Ou seja, a Receita Recorrente é um modelo de negócios que cresceu e cada vez mais vem trazendo na sua extensão excelentes resultados.

Além disso, o modelo salta aos olhos ao ser um pouco distante de muitas burocracias, como multa para o cancelamento.

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Funcionamento de tais modelos

Como dito, a Receita Recorrente pode ser utilizada por toda e qualquer tipo de empresa.

Sua utilização é mais comum entre prestadoras de serviços, contudo, é possível também que as empresas de comércio consigam adotar o modelo.

Um exemplo feliz de empresa comercializadora de produtos com receita recorrente, são as livrarias que fazem clubes de assinaturas.

O cliente paga um valor mensal e recebe uma quantia pré-definida de livros na sua casa.

E é assim que funciona em todos os serviços semelhantes, o cliente faz a sua assinatura e pode realizar o pagamento por cartão de crédito ou boleto bancário, por exemplo.

Depois disso, de acordo com o pacote adquirido, o cliente tem à sua disposição, os serviços ou produtos.

A grande maioria destes serviços não possuem multas de cancelamentos, ou seja, o usuário só paga o que utilizar.

Vantagens e desvantagens

É importante que se conheça tanto as vantagens, como desvantagens do modelo de Receita recorrente.

Para os clientes é oferecido:

  • Segurança;
  • Conveniência;
  • Facilidade, entre outros.

Para as empresas por sua vez, são os seguintes benefícios:

  • Melhor retenção de clientes;
  • Pagamento automatizado;
  • Facilidade no controle do Fluxo de Caixa;
  • Melhores perspectivas para investimentos;
  • Segurança Financeira;
  • Redução de Inadimplência; entre outros.

Contudo, há também as desvantagens tanto para cliente como para as empresas, uma delas são as dores de cabeça com cobranças indevidas.

Isto, em especial, quando é realizado os pagamentos por meio do cartão de crédito.

Contudo, em uma visão geral são mais vantagens que desvantagens, e também um panorama de bons resultados a curto e longo prazo.

Indicadores de desempenho

Independente do modelo de negócio que se escolha é preciso que haja indicadores que apontem o bom desempenho da técnica.

Para a Receita Recorrente, há em média seis principais KPI’s para analisar os resultados da empresa.

Receita Média por cliente

Aqui é analisado o quanto de receita média cada cliente gera para sua empresa, e para calculá-la utiliza-se a seguinte fórmula:

Faturamento Mensal / Quantidade de Clientes

A partir desses dados, o gestor têm base para tomar decisões acerca dos valores cobrados.

Faturamento Anual

Ao analisar o faturamento total do ano, é possível verificar, em análise conjunta ao Fluxo de Caixa, o sucesso ou não das atividades.

Custo de aquisição de Cliente

Lembrando que, na gestão financeira há tanto indicadores de receitas, como de despesas e uma delas é o custo para se adquirir novos clientes.

Este dado deve ser analisado junto às equipes de Marketing e Vendas, para assim ter as melhores práticas com os gastos mínimos possíveis.

Lifetime Value (LTV)

Aqui se analisa o total de dinheiro dado pelo seu cliente para a sua empresa, em todo o tempo que o mesmo é cliente.

Isto, é importante para a análise do ciclo do cliente dentro da sua empresa, e as receitas produzidas pelo mesmo.

A fórmula utilizada para chegar a tal indicador, que complementa o custo de aquisição de cliente, é a seguinte:

Receita média mensal X Número de vendas por cliente

Taxa de rejeição

Este é um excelente indicador para analisar os processos, e assim saber o que pode gerar o descontentamento do cliente e assim seu cancelamento.

Para isto, basta pegar o número total dos clientes que entraram e os que saíram, e assim descobrir a taxa de rejeição.

Receita Recorrente Mensal

Aqui é a previsão da receita total que se espera do mês, para assim comparar o esperado com o ganho.

Primeiro, utiliza-se a seguinte fórmula para previsão da receita:

Receita Média por Cliente X Quantidade de clientes

Com o dado acima em mão, basta colocar em análise com o faturamento total obtido no mês.

Implante a receita recorrente no seu negócio

Para implantar o modelo de receita recorrente no seu negócio, basta seguir alguns passos:

1 – Analise as capacidades do seu negócio

Verifique se os seus produtos e/ou serviços cabem dentro do modelo de receita recorrente.

Se a informação for afirmativa, você já tem a peça principal para iniciar a metodologia

2 – Estruture a técnica

Encontre a melhor forma de oferecer a técnica e como será o pagamento, assim como os pacotes oferecidos.

3 – Articule uma boa estratégia de Marketing

Não se esqueça de estruturar uma excelente estratégia de Marketing e Vendas para que a sua empresa tenha os melhores resultados.

4 – Tenha um atendimento ao cliente humanizado

Não se esqueça de que, para reter clientes, é essencial possuir um atendimento humanizado para encantar os mesmos.

5 – Invista em gestão automatizada

Para que os resultados sejam sentidos de verdade e analisados de forma eficiente é preciso ter as ferramentas certas.

Para isto, utilize ferramentas de gestão ERP que controla os setores fiscal, de estoque, comercial e financeiro.

Gestão Automatizada é com a Soften

A Soften Sistemas é uma empresa especializada em softwares de gestão fiscal e administrativa.

A empresa conta com dois modelos: o Soften SIEM, aplicativo desktop; e o GerencieAqui, modelo em nuvem.

Ambos os sistemas contam com implantação e treinamento gratuitos, além do auxílio do suporte técnico.

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Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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