Reajuste de taxa dos Correios preocupa E-commerce Brasileiro
Diogo Oliveira - 28/02/2018 - 0 Comentário(s)
A informação de um possível reajuste na taxa das postagens dos Correios tomou a mídia nos últimos dias e causou alvoroço entre as empresas de e-commerce no Brasil.
Tal notícia se espalhou na Internet e informava os consumidores que o reajuste poderia chegar a 51% e entraria em vigor a partir do dia 6 de março.
Os Correios é hoje a principal empresa de entrega de encomendas e a única autorizada para o envio de cartas.
Tal decisão de reajuste atinge diretamente o e-commerce brasileiro que tem como principal via de entrega de suas vendas a empresa estatal.
Saiba mais sobre o reajuste da taxa dos Correios
Contrariando as informações divulgadas por terceiros, os Correios informaram que o reajuste não chegará a 51% conforme informes da internet.
Segundo o comunicado oficial da estatal o aumento terá uma média de apenas 8% para os objetos que forem postados nas capitais, postagens locais e estaduais onde se concentram as principais atividades da empresa.
Como justificativa, foi explicado que o aumento é parte do plano anual de reajustes mediante ao aumento dos custos relacionados à prestação de serviço de entregas, como transporte, manutenção de pessoal, imóveis e tantos outros gastos advindos do serviço.
Além do reajuste confirmado pelos Correios, foi informado que devido a recente crise de segurança pública no país foi decidido que entregas destinadas ao Rio de Janeiro será cobrada uma taxa emergencial de R$ 3 que poderá ser suspensa a qualquer momento.
A estatal reforça que a cobrança segue o padrão que já é utilizado por outras transportadoras brasileiras desde o início do ano passado.
A taxa adicional se faz necessária pois segundo os Correios:
“No Rio de Janeiro a situação de violência chegou a níveis extremos e o custo para entrega de mercadorias nessa localidade sofreu altíssimo impacto, dadas as medidas necessárias para manutenção da integridade dos empregados, das encomendas e até das unidades dos Correios”
Fique atento às mudanças e não tenha problemas
Não é obrigatório para nenhum e-commerce que as entregas de suas vendas sejam realizadas pelos Correios. Contudo, a empresa reforça que no oferecimento de serviços para as pequenas e micro empresas adota uma política de redução de taxas e facilidades.
Lembrando que desde o inicio do ano de 2018 os Correios têm exigido no ato da postagem das mercadorias, NF-e da venda ou declaração de conteúdo que a empresa disponibiliza.
Para saber mais sobre a decisão, leia a notícia sobre a obrigatoriedade de NF-e nas postagens das encomendas.
A empresa não divulgou nenhum tipo de tabela de preços e reajustes dos valores dos serviços de postagem, mas é importante que estejam atentos que a mudança passa a valer a partir do dia 06 de Março.
Se você gostou deste artigo continue no nosso blog e leia outros artigos sobre gerenciamento fiscal e administrativo.
Se você é empresário e têm buscado uma solução para gestão fiscal e administrativa conheça mais sobre a Soften Sistemas informe-se sobre os nossos sistemas que atendem desde o micro empresário até as grandes empresas.
Entre em contato conosco ainda hoje e conheça nossos sistemas. Acesse: https://www.softensistemas.com.br/