Conheça o sistema de gestão mais completo para seu negócio

Questionário de Satisfação do Cliente: Saiba como fazer

Flávia Scalon - 18/12/2018 - 0 Comentário(s)

Saber a satisfação do cliente, principalmente em relação ao atendimento, é muito importante, por isso, existe o questionário de satisfação.

Ele ajuda a empresa a entender seus clientes, ou seja, o que eles pensam e como se sentem em relação à seus produtos ou serviços.

Ao ter um feedback do cliente, sua empresa terá acesso a novas possibilidades e melhorias, podendo dar um novo rumo ao negócio.

Continue acompanhando este artigo e saiba como fazer um Questionário de Satisfação ao Cliente.

Por que fazer um Questionário de Satisfação?

Uma pesquisa por questionário de satisfação é um meio para saber se seus objetivos estão sendo atingidos, independente dos atributos em questão.

Ou seja, é uma forma de medir a satisfação de seus clientes para com seu(s) produto(s) e/ou serviço(s).

Os clientes gostaram do atendimento? Estão satisfeitos com o produto/serviço? Voltariam a adquirir algo de sua empresa?

Para saber esse tipo de informação, é preciso ter um meio direto de comunicação com seu público.

Além disso, manter um cliente satisfeito é uma vantagem para a empresa, pois, manter um cliente antigo é mais rentável e barato que conquistar novos clientes.

Um cliente satisfeito compra mais de sua empresa, fala bem dela – marketing boca a boca – e renova contratos.

Entenda mais sobre retenção de clientes neste artigo do Blog.

Portanto, fazer um Questionário de Satisfação ajudará na fidelização do cliente, dando oportunidade da empresa saber suas deficiências e encontrar novas oportunidades.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Questionário de Satisfação do Cliente: Como fazer?

Existem algumas formas diferentes de aplicar um questionário de satisfação em um cliente.

Porém, hoje, com a tecnologia, basta formular as perguntas em um questionário online e enviar ao cliente via e-mail, dessa forma, você vai acompanhando os resultados em tempo real.

Escolha o modelo de questionário mais eficiente para sua empresa e aplique-o em seus clientes.

Mas lembre-se, existem diferentes formas de abordar as perguntas, tudo o que você precisa é saber elaborá-las, de forma que a satisfação do cliente seja medida com eficiência.

Dicas:

Seja breve e objetivo

Para conseguir respostas claras e objetivas, suas perguntas devem seguir o mesmo rumo, ou seja, escolha palavras e frases que acrescentem valor à sua pesquisa.

Atente-se também ao tamanho de seu questionário, pois, perguntas e pesquisas muito extensas, levam os entrevistados a abandonarem o questionário no meio.

Faça uma pergunta de cada vez

Dê tempo para que seus clientes respondam cada pergunta, não faça diversas indagações em apenas uma questão.

Assim, você terá respostas de qualidade, pois focará em uma pergunta e resposta de cada vez.

Utilize perguntas de sim e não

Perguntas de Sim e Não são opções para respostas simples e diretas, pois, levam menos tempo de resposta do entrevistado, além de facilitar a resposta.

Utilize estratégias de escalas de classificação

Questões de escalas de classificação ajudam a dar direção na pesquisa, porém, insira escalas que não tenham um duplo sentido.

Exemplo:

Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você indicar nossa empresa para um amigo?

  • De 9 ou 10 é considerado um cliente promotor
  • De 7 ou 8 é um cliente imparcial
  • De 6 ou menos é um cliente crítico

Fale a língua de seu cliente

Use termos e linguagens que seu cliente entenda, monte frases simples e evite termos muito difíceis.

Mas, fique atento para não modificar a interpretação das perguntas para os entrevistados.

Tenha um sistema para gerenciar sua empresa

Um sistema de gestão empresarial e fiscal contribui com organização e alinhamento em uma empresa.

Pois, não adianta apenas ter controle da satisfação dos clientes, é preciso ter controle de todo o gerenciamento do negócio.

Com a Soften, você consegue gerenciar todos os setores administrativos, pois são oferecidos os módulos fiscal, financeiro, estoque e comercial.

Além disso, os clientes têm direito a treinamento especializados por módulo e suporte técnico ilimitado.

Conheça Soften Sistemas

Entre em contato com o departamento comercial da Soften e conheça todas as vantagens disponíveis, além dos serviços oferecidos.

Se gostou deste artigo, compartilhe-o com amigos e acompanhe os conteúdos exclusivos do Blog.

Siga também as Redes Sociais da empresa: FacebookInstagramTwitterLinkedin e Youtube.

Comente abaixo, caso tenha alguma dúvida ou sugestão!

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!