Quais são as vantagens de ter um software de cupom fiscal?​

Ronnie Birolim - 29/04/2018 - 0 Comentário(s)

Muitos processos são fundamentais para manter uma loja funcionando corretamente, entre eles a emissão de cupom fiscal. Para lidar com essa tarefa de maneira mais prática, a maior parte dos varejistas usam softwares de cupom fiscal.

Assim como para a emissão de Nota Fiscal Eletrônica, existem opções gratuitas de softwares disponibilizados pelo Governo, entretanto, esses sistemas são lentos, desatualizados e apresentam diversos problemas de segurança para seus usuários.

Em contrapartida, as soluções pagas oferecem diversos benefícios para o negócio, não apenas a emissão facilitada, feita de forma automática, mas também o aumento da segurança contra fraudes, agilidade na execução de tarefas e acesso à informações importantes para melhorar a tomada de decisão.

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais vantagens que um software de cupom fiscal próprio oferece para o seu negócio! Confira:

Automação de processos

O primeiro benefício de um software de cupom fiscal é a automação do processo de emissão e outras tarefas feitas para manter o negócio funcionando corretamente nas questões legais com a Secretaria da Fazenda (SEFaz) e damais orgãos de fiscalização.

Além disso, com processos manuais sendo automatizados, a empresa ganha tempo e mais eficiência em sua gestão.

Esse novo cenário promove mais produtividade, uma vez que os funcionários não precisam mais fazer atividades manuais e repetitivas, podendo dar mais atenção a tarefas importantes, como o bom atendimento aos clientes.

Agilidade na venda e atendimento ao cliente

Com um processo automatizado no ponto de venda, o atendimento é feito de forma mais rápida e eficiente, promovendo mais agilidade e satisfação para os clientes, evitando filas e frustrações.

Além disso, apesar de não ser obrigatório para pequenos e médios negócios, o cupom fiscal funciona como uma garantia para os consumidores e é direito deles exigir o documento.

Dessa forma, quando a empresa não faz a emissão, corre o risco de perder clientes ou passar uma imagem de negócio imaturo.

Integração com outras ferramentas

Outro benefício dos softwares de cupom fiscal próprio é a possibilidade de integrar esse sistema às outras ferramentas usadas pela empresa, permitindo que os dados sejam enviados para outras áreas da empresa.

Além disso, a integração também é feita com os emissores de cupom fiscal (ECF). As melhores soluções de software oferecem diversas opções de integração, garantindo que tudo funcione corretamente.​

Centralização de informações

Um dos maiores problemas em usar diferentes sistemas num negócio é a descentralização das informações que precisam ser coletadas e unificadas de forma manual.

Com um sistema de cupom fiscal que permite a integração dessas soluções, as informações podem ser centralizadas e consultadas por meio de um único local, facilitando o trabalho da equipe.

Tranquilidade fiscal

Atender as exigências fiscais do governo não é uma tarefa simples, além da complexidade dos processos, as mudanças nas regras são constantes, fazendo com que muitas empresas tenham problemas de adequação.

Esse problema também é resolvido com o uso de software de cupom fiscal de qualidade, onde todas as mudanças são feitas de forma automatizada. Dessa forma, a empresa fica longe de cobranças do Fisco e riscos de segurança.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Confiança nos documentos gerados

Com sistemas atualizados, as chances de fraude e problemas de segurança fiscal são eliminados, garantindo mais tranquilidade tanto para o negócio quanto para os consumidores, que poderiam ter seus dados furtados.

Além disso, a automatização elimina erros manuais na operação. Dessa forma, os problemas causados por esses erros que aumentam os riscos para a empresa, são totalmente eliminados.

Melhora da gestão financeira

A gestão financeira da empresa também melhora com a adoção de um software de cupom fiscal para o negócio.

Isso acontece porque o sistema permite o acompanhamento das principais tarefas e indicadores de desempenho dessa área, como contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa, número de compras por cliente e até mesmo a emissão e controle de boletos.​

Tanto as atividades financeiras como o controle dos boletos são feitos num único sistema, facilitando sua gestão. Com isso, é possível criar melhores relatórios de desempenho, comparando dados em conjunto e chegando à melhores análises de resultado, o que facilita a tomada de decisão em geral.

Padronização de processos

O uso de um software de cupom fiscal e a integração dele com os demais sistemas do negócio permite a padronização de processos, garantindo que as atividades serão feitas da mesma forma pelos funcionários ou até mesmo pelo sistema contratado.

Além disso, é possível encontrar softwares que oferecem relatórios personalizados com os dados da empresa. Eles podem ser usados para facilitar o acompanhamento de indicadores de resultados e facilitar a tomada de decisão do gestor, como o que acabamos de mostrar na gestão financeira.

Controle de estoque

Outro benefício da adoção desse tipo de software é a possibilidade de melhorar o controle e gestão do estoque do negócio, evitando que produtos importantes faltem no ponto de venda e gerem frustrações no cliente.

O sistema também ajuda a identificar produtos que não estão girando no estoque e apenas representam capital parado para o negócio.

A principal função do software é dar baixa automaticamente nos produtos, evitando erros causados por funcionários que esquecem de realizar a tarefa.

Outra função é cadastrar os produtos no estoque usando apenas o XML das notas recebidas, sem a necessidade de realizar o processo de forma manual.

Todas as movimentações feitas no estoque ficam registradas no seu sistema, permitindo o acompanhamento do desempenho de cada produto, bem como a análise das informações para melhorar decisões em relação a eles, como mudanças no mix.

Vantagem competitiva

Por fim, todos os benefícios listados acima resultam numa gestão otimizada e mais preparada para lidar com as mudanças no mercado, novos desafios e atender melhor seus clientes, aumentando sua vantagem competitiva em relação a seus concorrentes.

Além disso, esses softwares são criados visando o segmento de varejo como um todo, dessa forma, estão aptos para atender as necessidades de qualquer tipo de estabelecimento.

Portanto, independente se você possui um supermercado, loja de roupas ou material de construção, o sistema funciona para sua estrutura de trabalho.

Vale lembrar que a adoção de softwares de cupom fiscal tende a melhorar todos os processos da empresa e evita que o negócio tenha problemas com fraudes e segurança que prejudicam não só a imagem da empresa, mas também seu desempenho financeiro.

Conheça Soften Sistemas

Se gostou do post e entende que é o momento de encontrar uma solução para o seu negócio, entre em contato e conheça as opções que nós oferecemos!
Ronnie Birolim
Ronnie Birolim

Formado em Ciência da Computação e Marketing é hoje o CMO (Diretor de Marketing) da Soften Sistemas. Escreve para o blog e coordena o departamento de marketing. Está na Soften desde 2007 e nas horas vagas curte sua família, Rock anos 90 e video games.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!