Quais os primeiros passos para fazer uma pequena empresa crescer?
Guilherme Volpi - 17/04/2017 - 0 Comentário(s)
Como pequeno empreendedor, você já deve ter percebido que o crescimento empresarial é a consequência de uma série de fatores. Afinal, não basta almejar o sucesso, é preciso se empenhar e adotar as estratégias adequadas para se chegar até lá.
E, em um mercado altamente competitivo — com concorrentes cada dia mais qualificados —, manter uma empresa em funcionamento e superar os desafios do cotidiano corporativo é uma tarefa para pessoas com espírito empreendedor.
Portanto, se você deseja fazer sua pequena empresa crescer, mas não sabe por onde começar, acompanhe o post de hoje e confira quais são as primeiras providências você deve tomar!
1. Encontre o equilíbrio financeiro da empresa
Organizar as finanças é o primeiro passo para que uma empresa consiga crescer de maneira segura, e com chances reais de sucesso.
Enquanto seu negócio encontrar dificuldades em fechar as contas no fim do mês, o processo de crescimento será negativamente afetado.
Dessa maneira, se esforce para organizar o seu setor financeiro e mantenha um equilíbrio entre as contas a pagar e a receber. Ou seja, acompanhe de perto o fluxo de caixa e fique atento às oscilações nas finanças.
Entenda que só será possível iniciar o processo de crescimento empresarial após conseguir organizar suas finanças. Até porque dívidas em excesso e falta de organização sempre atrasarão os seus objetivos.
2. Valorize os seus funcionários
Gerenciar uma empresa é, de fato, um grande desafio. Dentre as diversas responsabilidades de um empresário, a gestão de recursos humanos pode ser considerada uma das mais importantes e preponderantes para o sucesso do negócio.
Não restam dúvidas de que os funcionários são a alma da empresa — os grandes responsáveis por fazer o sonho do empreendedor se tornar realidade. Sendo assim, reconhecer e valorizar suas capacidades é essencial em um ambiente corporativo.
Nesse sentido, um gestor deve ser muito mais que um chefe, ele deve aprender a trabalhar lado a lado de sua equipe.
Deve respeitar as diferenças e pensamentos, ouvir críticas e sugestões e estudar maneiras de recompensar sua equipe pelos bons resultados alcançados.
Além disso, é claro, é preciso saber cobrar resultados sem afetar a motivação e produtividade do grupo. Ou seja, ser um patrão que respeita e acredita no potencial de sua equipe de trabalho.
3. Invista no setor de RH para conquistar o crescimento empresarial
Sua empresa possui um setor de RH ou você exerce sozinho essa função? Se você é daqueles empreendedores que concentram todas as responsabilidades, procure investir no setor de RH e deixar o recrutamento e seleção de talentos a cargo de profissionais especializados.
O setor de Recursos Humanos, além de selecionar os melhores profissionais para sua empresa, assegurará que eles desempenhem seu trabalho da melhor maneira possível, mantendo-se atento a todos os fatores que interferem na produtividade do grupo.
Portanto, invista nesse setor e procure mantê-lo sempre equipado. Fazendo isso, sem dúvida, você conseguirá extrair o melhor de cada um de seus funcionários.
4. Fique atento à sua rentabilidade
A razão de existir de uma empresa é a busca pelo lucro, não é verdade? Um negócio com baixa lucratividade certamente encontrará dificuldades de se manter no mercado e, consequentemente, fechará as portas.
Desse modo, tenha a rentabilidade como uma meta a ser perseguida com afinco e responsabilidade. Pense em estratégias, avalie como tem sido os processos e procure reduzir os desperdícios em sua empresa — de materiais, tempo e pessoal.
Enfim, seja um bom gestor, e tenha à sua disposição um bom software de gestão para auxiliá-lo a gerir melhor todos os setores da empresa.
Verifique sobre lucratividade e rentabilidade com este artigo.
5. Mantenha suas contas separadas das despesas empresariais
Se você almeja o crescimento empresarial, é preciso se esforçar para separar suas contas pessoais das despesas empresariais.
A confusão financeira é uma armadilha na qual muitos empreendedores acabam caindo, e que dificulta sobremaneira a gestão do negócio.
Usar valores em caixa para quitar dívidas pessoais, ou mesmo fazer uso das reservas pessoais para cobrir rombos na empresa é um hábito que acaba levando a uma situação irreversível a longo prazo, afetando como um todo a gestão financeira de sua empresa.
Portanto, procure estabelecer uma separação nítida entre suas finanças e as da empresa. Estipule um valor fixo mensal para retirada — uma espécie de salário — e não faça empréstimos em seu nome para aplicar no negócio.
6. Não tenha medo da concorrência
O que diferencia um empresário comum de um empreendedor de sucesso é a sua coragem para investir e encarar os desafios do mercado. Afinal, quem almeja o crescimento não pode temer a concorrência — deve estudá-la e buscar se destacar em meio a tantas empresas.
Lembre-se de que o consumidor contemporâneo procura por empresas que atendam às suas necessidades de maneira eficiente e diferenciada, e não apenas uma imitação do que já existe no mercado. Dessa maneira, conheça bem seus concorrentes e busque um diferencial para o seu negócio.
7. Monitore a satisfação dos seus clientes
Toda empresa, independentemente do seu porte, deve se preocupar com a satisfação de seus clientes. Afinal, se a sua clientela não se sente satisfeita com seu produto ou serviço, você enfrentará dificuldades para crescer.
Já pensou o quão negativo pode ser, para a imagem do negócio, ter um cliente insatisfeito? Além de não retornar, ele ainda pode relatar a outros clientes a experiência negativa que vivenciou. Ou seja, não se descuide e acompanhe de perto se os seus consumidores estão saindo satisfeitos de seu estabelecimento.
Faça uma pesquisa de satisfação e tenha o hábito de conversar com sua clientela. Ouça atentamente as suas críticas e sugestões, e não ignore nenhuma reclamação, se esforçando para dar um retorno em cada caso.
Por fim, use todas essas informações para treinar a sua equipe e promover as mudanças necessárias para a superação dos problemas.
Bom, como vimos, apesar de ser um grande desafio para os pequenos empreendedores, o crescimento empresarial pode ser alcançado com dedicação e o uso das estratégias adequadas. E, seguindo as nossas dicas, sua pequena empresa estará um passo à frente rumo ao sucesso.
Portanto, comece a aplicar os conhecimentos adquiridos e siga em frente! Mas, antes disso, que tal curtir nossa página no Facebook e acompanhar de perto todas as novidades?