Prorrogação da obrigatoriedade do CEST na NFe e NFCe

Flávia Scalon - 29/03/2018 - 2 Comentário(s)

O CEST é um código criado para determinar organização e identificação de mercadorias e bens que são passíveis de ST (Substituição Tributária) e antecipação de ICMS.

Este código é utilizado em Notas Fiscais, seja Nota Fiscal Eletrônica (NFe) ou Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFCe).

A obrigatoriedade de preenchimento do CEST nas notas fiscais estava prevista para encerrar o processo de implantação em 1º de Abril de 2018.

Porém, a partir de agora com a prorrogação, não há um novo prazo para a obrigatoriedade de preenchimento. Verifique a seguir as informações sobre o assunto.

Prorrogação da obrigatoriedade CEST

Em 27 de Março de 2018 foi publicado um comunicado oficial da Coordenação Técnica do ENCAT prorrogando a regra de validação de notas com a informação do código CEST.

Ainda não foram informados novos prazos para implementar a obrigatoriedade do código CEST nas notas fiscais.

E até o momento, o ENCAT não explicou o motivo da prorrogação, sendo ela válida até a publicação da Nota Técnica com esclarecimentos e novos prazos.

Se tiver alguma dúvida sobre o código CEST, acesse este artigo e entenda mais sobre ao assunto.

A mudança é um benefício ou um problema para os contribuintes?

Essa prorrogação do CEST beneficia tanto os contribuintes quanto os desenvolvedores de sistemas.

Pois agora, há mais tempo para identificação do código CEST correto para cada produto comercializado e para a adaptação dos softwares de nota fiscal.

Porém, caso a empresa já tenha se adequado e já insira o CEST em seus documentos fiscais, não é preciso se preocupar, pois mesmo que não seja obrigatório, não há problemas em inseri-lo nas notas.

Os aplicativos da Soften Sistemas estão adaptados com essa obrigatoriedade desde o ano de 2017.

E caso haja alguma mudança na estrutura do projeto, a empresa estará atenta e pronta para fazer as modificações necessárias.

Para saber mais sobre os produtos e serviços da Soften, acesse o site ou entre em contato com os atendentes.

Conheça Soften Sistemas

De qualquer forma, recomendamos a todos contribuintes atenção total sobre este assunto, busque informação com sua contabilidade e não deixe para a última hora.

Compartilhe essa informação com seus amigos empreendedores e deixe todo mundo informado!

E caso tiver alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo.

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentário(s)

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

Experimentar agora
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!