Saiba agora as Diferenças entre Produção e Produtividade

Flávia Scalon - 05/11/2019 - 0 Comentário(s)

Mouse

Produção e produtividade são duas palavras muito utilizadas dentro das empresas, até chegam parecer que são sinônimos, todavia se diferem.

Sendo muito comum a confusão entre essas palavras, sendo que é muito importante ressaltar que estas possuem funções diversas no âmbito empresarial.

Nesse artigo iremos apontar as principais diferenças entre a produção e produtividade no âmbito empresarial e como estas funcionam, venha e confira!

O que é e como funciona a Produção?

Bom, a Produção seria todo o tipo de atividade que tem como a origem um serviço, objeto ou produto.

Ela está relacionada com a diferença entre o volume do que é produzido com a relação dos bens consumidos.

Sendo isso que irá determinar o valor acrescentado a tais recursos, demonstrando assim a possibilidade de lucros ou não da empresa.

Ainda, poderá vir a ser considerada uma medida de resultados, dados sobre o que foi produzido na empresa por um período de tempo específico.

De forma que essas informações são importantes para o planejamento e controle de produção, o qual visa controlar a atividade de escolher sobre o melhor uso dos recursos de produção.

A produção está ligada com o que deverá ser feito e de como deverá ser feito, sendo importante o entendimento da produção.

Pois a produção poderá ser em grande escala e não ser produtiva, podendo ser relativo desse ponto de vista.

Em muitos casos, é pedido um certo aumento na produção e caso se tenha uma redução da produtividade, as horas de trabalho precisarão ser aumentadas em razão da quantidade de atividades que devem ser realizadas.

Para alcançar o aumento na produção, assim, vemos que há um fator importante nesse meio: a qualidade na hora da entrega do produto.

Funcionamento da Produção

É comum que muitas pessoas achem que produção é uma espécie de trabalho braçal por exemplo, o que era muito feito no passado.

Todavia, a produção atualmente pode ser realizada na internet, através dela muitas atividades são executadas.

Houve também um aumento de empresas com um grande número de funcionários trabalhando, mas, ainda, não se tem resultados significantes.

Enquanto em outras empresas este número poderá ser menor mas com muito mais resultados positivos, a depender da gestão do local e seus meios de atividade.

Em termo simples, a produção seria a mensuração de resultados, sendo nada mais que um dado sobre o que foi produzido na empresa em um determinado período de tempo, conforme pontuamos acima.

Essa informação é peça principal para que a empresa possua um bom planejamento e controle de sua produção.

Com ela fica mais fácil planejar as próximas atividades da equipe, definir de forma funcional o que será produzido, quanto, onde e como será realizada a produção.

Produção e seus meios

Apenas a produção não é capaz de dizer os resultados da empresa, sendo necessário ter conhecimento dos esforços e tempo que serão necessários para alcançar o resultado estimado.

Com isso é possível transformá-las em uma informação importante, conforme irá constar no índice de produtividade, o qual falaremos logo mais.

Há ainda, três maneiras de utilizar a produção, as quais são: input, processo de transformação e output, estes funcionam da seguinte forma:

  • Input: em geral são os recursos de entrada, a matéria prima ou outro produto final que será transformado de novo;
  • Processo de transformação: é onde os inputs serão transformados;
  • Output: é o produto final depois de concluído o processo, pronto para ser fornecido para o consumidor.

O que é Produtividade e como Funciona?

Em termos simples a produtividade é a medida de desempenho da empresa e de seus funcionários.

É a capacidade de produzir mais usando sempre menos tempo, diminuindo a utilização de recursos e a necessidade de mão de obra, equipamentos e máquinas.

Em suma tem o intuito de otimizar o tempo no processo de produção.

O conceito de produtividade é tido como a mensuração da performance da equipe, de forma que se faz importante que todos estejam alinhados ao projeto, em seu processo e o controle de qualidade.

Sendo de suma importância analisar possíveis deficiências, para evitar desperdícios ao longo do caminho de produção, pois, tal ação interfere diretamente no resultado final do produto.

Muitas empresas possuem dificuldade e cometem falhas graves na gestão de produtividade entre a equipe, faltando uma pesquisa e inovação no que tange a redução da produtividade da empresa.

Funcionamento da Produtividade

Conforme citamos acima, o índice de produtividade é uma peça chave para determinar com exatidão os resultados, sendo uma relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados em um determinado processo.

Quanto menos recursos utilizados para alcançar os resultados, maior será a produtividade, por exemplo, em 20 horas de trabalho, são produzidos 100.000 litros de álcool.

Digamos então que a produtividade dessa linha foi de 5.000 litros/hora.

Entendeu como funciona?!

Há diversas formas de otimizar a produtividade de uma equipe, como, por exemplo: dividir o trabalho com os colaboradores, oportunizando o foco em uma tarefa mais importante.

Com isso não terá um acúmulo de tarefas, como tempo livre destas é possível utilizar o tempo para atividades educativas e que contribuam para a formação profissional.

Isto, criando um ambiente de trabalho agradável, com condições saudáveis para que o trabalho possa ser realizado de forma mais eficaz.

No momento de elaborar as metas de produtividade, é importante saber mais a fundo os processos de produção.

Assim, será possível entender se a sua empresa possui uma infraestrutura necessária para uma melhor produtividade.

Saber sobre a infraestrutura é por exemplo, saber sobre o funcionamento dos telefones, a limpeza do local, entre outras coisas que estão ligadas a rotina de trabalho dos colaboradores.

Há inúmeros fatores que também poderão determinar a produtividade dos colaboradores, como:

  • Comunicação interna clara;
  • Liderança eficaz;
  • Planejamento estratégico;
  • Disciplina;
  • Foco;
  • Gestão de tempo, entre outros.
Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Diferenças entre Produção e Produtividade

Inúmeras pessoas confundem o aumento da produção com o aumento da produtividade, porém, estas não uma consequência resultante entre si.

Em muitos casos, o aumento da produção pode gerar uma redução significativa da produtividade, todavia não quer dizer que se tratam de coisas sinônimas.

Uma má utilização dos recursos podem causar um aumento nos custos, diminuindo a margem de lucro e, inclusive, vindo a gerar prejuízos.

Entender a diferença entre esses dois termos possibilita que o gestor encontre maneiras de minimizar o uso de materiais e recursos humanos.

Dessa forma, ele poderá otimizar os resultados de sua equipe, contribuindo diretamente para o aumento do lucro e sucesso da organização.

Ambas, a produção e a produtividade, são importantes para a empresa, sendo tanto necessária a produção quanto a produtividade.

Pois, caso falte uma, ocorrerão prejuízos, podendo ser estes em grande escala, reduzindo os resultados e aumentando a busca incessante por um crescimento que demora um grande período de tempo.

Ainda que a produção não seja sinônimo de produtividade ou ao contrário, elas ainda poderão andar juntas.

Somente juntas oportunizarão o funcionamento correto da empresa, precisando que ambas tenham uma relação de cooperação uma com a outra.

Otimize os processos de gestão de seu negócio com um bom sistema

Para organizar qualquer negócio de forma qualificada, é importante ter um sistema de gestão fiscal e empresarial que auxilie nisto.

A Soften oferece sistemas deste tipo aos empresários brasileiros, com funcionalidades diversas, como: emissão fiscal, controle financeiro, comercial e de estoque.

E tudo isto com implantação, treinamento e suporte técnico ilimitado. Conheça agora o Soften Siem e o GerencieAqui, basta entrar em contato.

Gostou desse texto? Então compartilhe-o com os amigos e continue acompanhando s novos artigos no Blog.

Siga também as Redes Sociais: FacebookInstagram, TwitterLinkedin e Youtube.

Comente suas dúvidas e sugestões abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro

Oferecemos soluções para Gestão Fiscal, Financeira, Comercial e Gestão de Estoque

Adquira o melhor sistema de gestão empresarial e promova o crescimento da sua empresa.

Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!