Produção de Conteúdo para Web: O que é e como Começar
Alessandro Caun - 27/07/2020 - 0 Comentário(s)
A produção de conteúdo para web é fundamental para aqueles que tem a pretensão verdadeira de fazer conversões online.
Não desenvolver um material relevante e atraente certamente vai te deixar atrás da concorrência em termos de marketing, e isso é péssimo.
A questão é que não é simples começar a preparar esse tipo de material, verdade seja dita.
Por mais que a haja vontade e dedicação, se não houver conhecimento na área é muito difícil conseguir resultados consistentes.
Assim sendo, a seguir vamos te mostrar de maneira clara e direta maneiras simples de desenvolver produção de conteúdo para web.
Ou seja, o que vai colocar o seu negócio em destaque e vai fazer com que ele brilhe muito mais que os seus concorrentes. Vem conferir!
Descubra como Melhorar a Produção de Conteúdo para Web
A produção de conteúdo para web pode ser melhorada a partir da adoção de algumas táticas específicas.
A seguir vamos te dar as dicas certas para você conseguir chegar ao patamar ideal:
1. Defina uma Persona
Persona é um personagem fictício que define o seu público alvo a partir de sua carreira, idade, interesses, estado civil e anseios.
Não é simples definir uma persona, verdade seja dita, mas fazê-lo te ajuda a criar uma maneira de se comunicar com essas pessoas que você tem a pretensão de alcançar.
2. Tenha Empatia
Se colocar no lugar da sua audiência é fundamental durante a produção de conteúdo para web.
Isso porque, do seu lugar de empresário você não enxerga claramente as necessidades de alguém que possa querer o seu produto ou o seu serviço.
Isto é, os gostos e as preocupações do consumidor. Agora, se você mergulha no que o outro é, fica bem mais fácil.
3. Mostre-se igual ao Leitor
Não seja a pessoa que usa um linguajar que seu público alvo não conhece, e que tem uma maneira de se comunicar totalmente contrária ao dele.
É necessário se enquadrar e ser como seu seguidor desejado.
4. Não foque só no SEO
Em muitos casos, a produção de conteúdo para web é travada no pensamento de que só a otimização importa, e não é por aí.
Ela é importante, mas desenvolver um texto interessante, cativante e que funcione para os seus leitores é bem mais.

5. Oferte Oportunidades para Aprofundar Temas
Se você desenvolve um assunto em seu blog ou nas suas redes, vale a pena dar a chance dele conhecer mais das suas fontes.
Link conteúdos que interessem e que possam ajudá-lo. Isso inclusive é funcional em termos de SEO.
6. Coloque Contexto em seus Artigos
É importante produzir o seu conteúdo pensando no que está acontecendo no momento, não só pensando naqueles temas que são relacionados aos seus produtos e serviços.
Se você faz um material que se ligue ao instante atual, consegue muito mais atenção do público e muito mais valorização, de verdade. É um esforço que vale a pena demais.
7. Proponha Novos Debates
É interessante sempre ser aquela pessoa que traz novos debates nos seus posts, porque isso faz com que mais gente comente, engaje e compartilhe.
Não se trata de levantar polêmica, mas de desenvolver um material que instigue o seu público e faça com que ele se mova, se direcione e se empolgue.
Textos óbvios, cheios de informações que todo mundo já diz, não valem a pena e não fazem sentido.
O que faz sentido mesmo, é você atiçar o que há de curioso em quem está ao seu redor.
8. Desenvolva Relacionamentos a partir de seu Conteúdo
Essa é outra questão bem interessante, que você pode fazer funcionar.
Nem sempre dá para colocar toda a informação sobre um tema nos textos, mas dá para fazer linkagens.
Com essas linkagens você consegue complementar o material que está produzindo, desenvolver o seu SEO e ainda educar mais o seu público alvo, e de todas as medidas isso é positivo.

É uma forma de você melhorar o nível de entendimento dele do que você oferece como produto ou serviço.
É bem verdade que nem todo mundo entende a dinâmica por trás disso e acha que é uma besteira indicar o que outras pessoas fazem e falam.
Mas isso, além de te ajudar com o leitor, também melhora as suas relações na rede, que vão se tornando cada vez mais positivas.
9. Seja Constante
Quando se trata de produção de conteúdo para web, um dos pontos em que as pessoas mais falham é na constância.
Se isso não se mantém, é difícil criar um costume do público de te acompanhar e, consequentemente, confiar mais em você e no que você tem a dar. Lembre-se disso!
Seja contínuo nesse caminho e os ganhos virão!
Produza conteúdos de qualidade, mas não esqueça da Gestão de seu Negócio
Como foi dito ao longo do texto, um conteúdo bom, relevante e que chame a atenção de seu público, só entrega vantagens a um negócio.
Inserir conteúdos relevantes e bem feitos, com foco no seu público alvo, vai aumentar sua atração e transformá-los em clientes, alavancando assim as vendas de seu produto/serviço.
Todavia, expandir seu campo de atuação e, consequentemente, incrementar suas vendas pelo aumento de exposição de seu negócio pode gerar custos inesperados, que merecem uma atenção especial.
Toda essa nova situação pode fazer você pensar um momento: quanto é destinado dentro de seu negócio, em termos de investimento em mão de obra qualificada, para controlar seu estoque, produzir relatórios e organizar seus fluxos operacionais?
Se a resposta deixar você reflexivo por um instante, então chegou a hora de investir em um bom Sistema de Gestão.
Uma das principais vantagens que um bom sistema de gestão pode trazer para o seu negócio é a redução de custos.

Através dele é possível integrar todos os processos da empresa, compartilhando informações relevantes e precisas para o negócio, aumentando a eficiência organizacional como um todo.
Além disso, o Sistema de Gestão é capaz de automatizar diversas tarefas e facilitar o atendimento aos seus clientes, o que aumenta a produtividade e acaba reduzindo o custo total do trabalho empregado em cada etapa do seu negócio.
Ou seja, utilizar um Sistemas de Gestão Fiscal e Administrativo gera uma economia real em mão de obra em diversas áreas da suas empresa.
Já conhece a Soften Sistemas?
Por isso, é bom possuir ferramentas de controle total do seu negócio que trabalhe com eficiência, assim como os aplicativos da Soften Sistemas.
A empresa especializada possui dois modelos de softwares ERP: o Soften SIEM, aplicativo desktop; e o GerencieAqui, sistema online.
O cliente tem também, somado à eficiência dos softwares, implantação e treinamento gratuitos e auxílio do suporte técnico ilimitado.

Simplifique a gestão de sua empresa entrando em contato com a Soften.
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe-o com seus amigos e acompanhe sempre o Blog da Soften.
Siga também as Redes Sociais da empresa: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e Youtube.
Comente abaixo, caso tenha alguma dúvida ou sugestão!