Procrastinação: Saiba como se livrar do Hábito de “Deixar pra Depois”

Flávia Scalon - 27/04/2020 - 0 Comentário(s)

Se a sua empresa adotou o regime de Home Office para esses tempos de pandemia ou por qualquer motivo, em algum momento você se deparará com a Procrastinação.

Essa palavra, que pode parecer muito estranha para muitos, diz sobre aquela enrolação básica para fazer as tarefas diárias e necessárias.

Sabe quando tem um monte de coisas pra fazer, mas estamos parados olhando pro nada tomando café sem perceber o tempo passar? Pois é, isso é procrastinação.

No regime de trabalho Home Office, se não houver cuidado, isso pode acontecer frequentemente.

Acompanhe neste artigo seis dicas para evitar a procrastinação ao trabalhar de casa e ganhe mais produtividade.

Contextualizando: O que é Home Office?

O Home Office é uma palavra em inglês, que em tradução livre significa ‘Escritório em Casa’, e significa o modelo de trabalho remoto, em que se trabalha de casa.

Ou seja, é quando todo o trabalho é desenvolvido de casa sem ser necessário ir até o espaço físico da empresa.

Esse modelo de Home Office popularizou-se com o advento da Internet que possibilita conexão total entre as pessoas.

A partir disso, as empresas puderam adotar esse modelo de trabalho e assim não se fazia mais necessário um espaço físico comum para todos os funcionários de uma empresa.

E com a pandemia do novo Coronavírus, o COVID-19, muitos empreendimentos foram forçados a aderir a este modelo de trabalho.

O Home Office possui uma série de benefícios, como: comodidade, maior produtividade, flexibilidade, etc.

Contudo, podem surgir problemas neste processo e um deles é a procrastinação que afeta diretamente a produtividade do trabalho em casa.

Home office

6 Dicas para Evitar a Procrastinação na sua Rotina de Trabalho

Como dito, a procrastinação, que é o ato de adiar uma tarefa, é um comportamento muito comum que surge no Home Office.

Se isso acontecer com frequência e não for trabalhado, pode prejudicar a produtividade das equipes e da empresa como um todo.

As seis dicas abaixo foram preparadas para serem trabalhadas com os funcionários que se encontram em Home Office.

Acompanhe e saiba como evitar esse comportamento e garantir a produtividade de seu trabalho de casa.

1. Identifique um padrão e monte estratégias

Identificar um padrão, é uma forma de organizar como serão realizadas as tarefas no Home Office.

Por exemplo, se de manhã você é mais produtivo coloque as atividades que você tem maior facilidade nesse horário, para assim deixar as tarefas difíceis com mais tempo para serem realizadas.

A partir dessa estratégia, você garantirá que não vai atrasar os trabalhos porque todo o seu tempo produtivo foi perdido em uma única atividade.

2. Faça uma tarefa de cada vez

Essa é uma tentação muito comum no Home Office, fazer tudo de uma só vez para acabar logo com o trabalho.

Não faça isso, realize as tarefas uma por uma para garantir que todas foram feitas com eficiência.

Não se esqueça do ditado: “A pressa é inimiga da perfeição!”.

3. Controle seus pensamentos e bloqueie coisas externas

O aconchego do lar, pode ser um distrativo pesado e por isso é preciso muito cuidado para não se perder nessa distração.

Duas dicas infalíveis para evitar distrações é, vestir-se com roupas como se fosse trabalhar fora e escolher um lugar aconchegante em que não haja interrupções constantes.

Dessa maneira você garantirá maior concentração no trabalho, não se esqueça de tirar do espaço elementos que possam te distrair, como TV, por exemplo.

4. Tenha técnicas de gerenciamento de tempo

“Ah, eu estou trabalhando de casa, tenho todo o tempo do mundo!”, esse é o pensamento de muitos, mas não deixe se enganar com isso, é um erro.

Adote técnicas de gerenciamento do tempo, ou seja, defina um horário de início e de término do trabalho, além de horários de almoço e paradas durante o dia.

Essa administração do tempo, permitirá que você leve mais a sério o trabalho Home Office.

5. Divida as tarefas em passos diversos

Organize também as tarefas por passo a passo, pois, assim você consegue administrar o tempo de realização da mesma.

Não caia na tentação de achar que é tudo muito fácil, e assim perder tempo não esperado em uma tarefa que você não organizou.

Cada tarefa necessita de atenção especial e específica e possui também suas particularidades, portanto, é preciso atenção.

6. Entenda a importância da atividade

Por fim, mas não menos importante, é importante entender a importância das tarefas que devem ser desenvolvidas.

Pois, o fato não estar em um ambiente empresarial com gerentes e supervisores por perto, levam muitas vezes a diminuir a importância das tarefas solicitadas.

Mantenha sempre contato com os responsáveis para entender a importância do cronograma do dia ou da semana.

Home Office e a Gestão de Pessoas

O Home Office só surtirá bons efeitos na empresa se houver uma Gestão Organizada de Pessoas.

Por esse motivo, gestores devem estar em contato frequente com os colaboradores neste regime, garantindo que todos estejam alinhados com a empresa.

Não faça desse contato uma cobrança constante, mas sim um processo de colaboração entre empresa e funcionário.

Dessa forma, a empresa seguirá firme e forte produzindo como nunca, mesmo trabalhando de casa.

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Para manter a Gestão bem organizada, com os funcionários em sintonia com os processos da empresa, mesmo em home office e sem procrastinar, é preciso uma ferramenta otimizada.

Com um sistema é possível ter um controle dos estoque, das vendas, finanças, loja virtual e ainda é possível emitir documentos fiscais, além de diversas outras funções.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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