Está com problema no Emissor NFe Gratuito? Saiba como resolver AGORA!

Problema no Emissor NFe

Se você está com problema no emissor NFe gratuito de Nota Fiscal Eletrônica, saiba como resolver e fique atento a esta notícia.

[ATUALIZAÇÃO] Sefaz do Maranhão descontinua o Emissor Gratuito de NFe e CTe. Continue lendo e saiba mais.

Desde 2016, a Secretaria da Fazenda anunciou que o emissor gratuito de NFe seria descontinuado e a partir do dia 04 de Agosto de 2017, o download do software foi interrompido, e não está sendo possível baixar o aplicativo.

Confira através dos links a seguir os informativos sobre o assunto (AQUI) e (AQUI).

A partir de agora iremos abordar o assunto e dar opções para resolver o problema sobre a descontinuidade do emissor, da melhor forma possível.

Não deixe sua empresa parar por causa deste problema na NFe, confira a seguir nosso artigo sobre o assunto e saiba como resolver o problema.

Por que estou com problema em fazer o download do Emissor NFe Gratuito?

Sefaz SP se afastou da responsabilidade de manter o emissor gratuito de NFe e desde o ano de 2016 anunciou que o mesmo seria descontinuado e repassado para o Sebrae e a Sefaz Maranhão – MA. [ATUALIZAÇÃO] Sefaz do Maranhão descontinua o Emissor Gratuito de NFe e CTe.

Desde o início de 2017, diversos contribuintes relataram dificuldades em baixar o emissor gratuito de NFe ou quando precisavam de ajuda, não obtinham, sendo que o governo paulista não disponibiliza mais suporte técnico para possíveis problemas e erros no aplicativo de NFe.

A pessoa que precisar, terá que solucionar os problemas sem auxilio algum, pois, por mais que a responsabilidade tenha sido transferida ao Sebrae, ainda não há soluções diretas para isso.

O que diz o Sebrae sobre o problema sobre o emissor NFe?

Conforme dito, o Sebrae assumiu a responsabilidade de fornecer gratuitamente a solução para emissão de NFe e CTe.

Porém desde o princípio vem enfrentando problemas com intermitência no download. A orientação é ir tentando mais tarde.

Segue o comunicado oficial do Sebrae que você pode encontrar no site:

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo firmou parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para atender uma parcela de contribuintes que ainda utiliza os emissores gratuitos de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). A Fazenda irá transferir ao Sebrae a solução gratuita e, a partir de julho de 2017, a instituição passará a disponibilizar e atualizar as versões do aplicativo para as empresas.

Até o fechamento deste artigo, foi feita uma pesquisa, onde entramos em contato com o Sebrae e fomos informados que por hora, não existe suporte técnico direto ao emissor gratuito de NFe, gerando mais problemas ao contribuinte.

[ATUALIZAÇÃO] O Sebrae a partir de 2018, disponibiliza um suporte para dúvidas sobre instalação ou erros de programação. Saiba mais no site do Sebrae.

Sendo assim, o contribuinte possui um sistema gratuito, porém com ajuda parcial.

Neste caso, recomendamos entrar em contato com um contador ou contratar um software – sistema emissor de NFe pago.

Lembramos que o contador, tem por finalidade fazer a contabilidade da empresa e não prestar suporte técnico ao sistema emissor de nota fiscal eletrônica.

Orientamos que você adquira um software emissor de NFe pago para ter maior segurança.

Para mais informações, veja este artigo explicativo sobre o fim do emissor gratuito.

É muito importante mencionar também que, a pessoa/empresa que tem o aplicativo emissor gratuito de NFe no computador, conseguirá utilizá-lo para emitir notas normalmente.

O problema é apenas para quem tenta fazer o download do aplicativo, que foi descontinuado pelo governo paulista.

Figura Ebook Gratuito Emissor NFe Sebrae

Como resolver o problema e quais são as opções de emissor de NF-e que tenho a partir de agora?

O Sebrae e a Sefaz Maranhão [ATUALIZAÇÃO] Sefaz do Maranhão descontinua o Emissor Gratuito de NFe e CTe disponibiliza o download do emissor gratuito de NF-e no link.

[ATUALIZAÇÃO MAIO DE 2018] Muitos contribuintes que ainda conseguiam utilizar o emissor da SEFAZ de SP, têm relatado que desde o começo do mês de Maio não estão conseguindo utilizar o sistema, por conta de erro de JAVA.

Tal erro se dá, por que houve uma atualização no WebService da SEFAZ de SP e será necessário atualização nas permissões do JAVA.

Para solucionar o problema entre em contato com a SEFAZ de SP para que eles auxiliem no processo.

Por conta disto, contribuintes que estavam com problema no emissor da SEFAZ de SP tentaram recorrer ao SEBRAE, no qual não obtiveram sucesso.

Isto por que não conseguiram realizar o download do sistema, pois, o site da empresa oscilou e não conseguiu atender a demanda de contribuintes que necessitavam realizar o download.

Além disto é preciso lembrar que em 02 de Julho se encerra o prazo de implantação da NFe 4.0, e o aplicativo da SEFAZ não será mais atualizado, o que fará que os contribuintes busquem novas soluções.

Veja tudo sobre o fim do prazo e as mudanças da NFe 4.0 neste artigo da Soften.

A primeira opção pode ser o sistema do SEBRAE a única opção grátis de emissor de NFe, porém, como dito anteriormente, sem nenhum tipo de acompanhamento para instalação do software e suporte técnico mais apurado.

Para entender mais sobre o emissor gratuito do Sebrae, acesse nosso artigo falando sobre o assunto.

Outra opção, são os softwares pagos, que disponibilizam todo tipo de acompanhamento para o aplicativo, como a Soften Sistemas, que oferece um software otimizado, simples e dinâmico, com suporte técnico eficaz e treinamento VIP.

Os clientes Soften tem toda ajuda no processo de implementação e utilização do software, onde recebem toda a atenção necessária com precisão e eficiência.

Não deixe o problema do fim do emissor gratuito de NF-e atingir sua empresa, entre em contato conosco para conhecer todas as vantagens que oferecemos a nossos clientes.

Tenho o emissor gratuito de NF-e instalado, até quando irá funcionar?

Para quem já possui o aplicativo na máquina, não sofrerá maiores problemas, a não ser que haja atualizações de Java ou quaisquer outroas atualizações de sistemas operacionais em seu computador, que impeçam o correto funcionamento do emissor gratuito de NF-e.

Por isso, não se preocupe, você que tem o aplicativo instalado, conseguirá emitir suas notas fiscais normalmente, porém, fique atento a qualquer notícia sobre a NFe , para que o problema da descontinuidade do emissor de nota fiscal não atinjam sua empresa.

Em outras palavras, a data limite para uso é quando a nova versão da NFe 4.0 entrar em vigor.

Conforme foi explicado acima, o governo de São Paulo passou as responsabilidades do emissor gratuito de Nota Fiscal Eletrônica para outras instituições, ou seja, foi descontinuado pelo mesmo.

Sendo assim, você continuará tendo opções gratuitas no mercado, porém, com menor ajuda ao contribuinte.

Mas não se preocupe, a Soften Sistemas pode te ajudar com um aplicativo emissor de NFe fácil, com implantação e aproveitamento de dados de seu antigo emissor de notas.

Entre em nosso site www.softensistemas.com.br e fale com nossos consultores, para saber tudo sobre nosso software.

Se tiver dúvidas sobre este problema no emissor de NFe, fique a vontade para deixar seu comentário aqui embaixo, teremos prazer em lhe ajudar.

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  • marta disse:

    ola. Baixei o emissor, tenho o cartão, ja validado e tudo pronto para usar. Porém o certificado digital, não foi encontrado qdo peço a busca . E agora ?

    • Olá Marta. Provavelmente o certificado digital não está instalado corretamente. Recomendamos entrar em contato com a certificadora e pedir ajuda. Caso queira, a Soften Sistemas instala e configura o certificado digital para você. Temos planos a partir de R$ 49,90 mensais, onde contempla certificado digital no plano anual e o sistema de gestão fiscal e administrativo completo Online. Deixe seu telefone de contato com DDD. Enviamos um email para que possa nos responder. Até logo.

  • RENATO PRESTES disse:

    ola boa tarde, tinhamos o app do emissor na maquina, fui abrir e aparece um erro de “não é possível acionar o aplicativo” tentei baixar no sebrae novemente, atualizei o java, entrei no painel de controle do java na aba segurança e adicionei o site do sebrae na janela de ” Lista de Exceções de sites” até ai tudo bem, o download foi feito e salvo na pasta “DOWNLOADS” do mu comutador, tudo certo, mas quando vou executar, dar um duplo clique no arquivo baixado “emissorNFe” ele simplesmente não abre, não acontece nada, clico varias vezes, simplesmente não abre. Favor ajudaaa. Obrigado

    • Diogo Oliveira Diogo Oliveira disse:

      Olá Renato,

      Infelizmente não conseguimos lhe auxiliar quanto à isto, segundo o próprio SEBRAE o site havia oscilado nos últimos dias, pode ser que o aplicativo de instalação esteja com algum problema. Por esse motivo, orientamos que entre em contato com o SEBRAE para saber o que está acontecendo.

      Contudo, se quiser um sistema que lhe auxilie em qualquer problema com a emissão, a Soften possui emissores com mensalidades a partir R$ 49,90/mês e com Certificado Digital grátis no Plano Anual.
      Se tiver interesse em saber mais sobre os planos da Soften Sistemas, envie um e-mail para: contato@softensistemas.com.br com os dados da sua empresa que um dos nossos consultores entrará em contato para lhe explicar melhor.

      Esperamos ter lhe ajudado, qualquer dúvida volte a entrar em contato.

Posts de interesse