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Precificação de produtos e serviços: como encontrar o valor ideal

Diogo Oliveira - 15/04/2018 - 0 Comentário(s)

Um boa precificação de produtos e serviços é parte essencial para que as empresas tenham destaque no mercado.

Tal processo quando bem realizado traz um valor diferencial para o mercado, valorizando o produto ou serviço oferecido e se diferenciando da concorrência.

É importante que os empresários tenham bastante atenção e saibam bem o que deve e o que não deve ser feito.

Buscar um equilíbrio e acertar em cheio os consumidores são um dos objetivos da precificação.

Para deixar os empresários prontos e não errarem na precificação de seus produtos, a Soften preparou este artigo, acompanhe!

O que é a precificação ?

A precificação é o processo realizado para agregar e definir o valor de venda do produto ou serviço da empresa.

É preciso ter bastante cuidado e atenção para a realização de tal processo, pois ele influencia diretamente no faturamento da sua empresa.

Precificar os seus produtos não deve ser somente para combater a concorrência do mercado.

É necessário ter atenção pois, a precificação deve levar em conta vários fatores importantes para a empresa.

Por exemplo, preços muito altos causam estranheza nos consumidores e assustam os mesmos, além de que pode encalhar seus produtos no estoque da empresa.

Por outro lado preços baixos, podem desvalorizar a marca e trazer prejuízos pois não será capaz de cobrir os custos da empresa.

Planilha Formação de Preço

Fatores que influenciam diretamente no preço dos produtos

Uma série de fatores têm influência direta na precificação dos produtos ou serviços da empresa.

Primeiro para começarmos a pensar no processo de definição de preços precisamos descobrir os custos.

Pois, é preciso que o preço do produto consiga cobrir os custos e despesas relacionados à ele e gerar uma margem de lucro para a empresa.

Contudo, para isto é preciso ter conhecimento total de tais valores e sua incidência no produto ou serviço em questão.

Acesse este artigo do blog da Soften e saiba como realizar o cálculo do custo de um produto ou serviço.

Tendo levantado os valores de custos ao redor de tal produto ou mercadoria é hora de prestar atenção em outros fatores.

Pense em uma margem de lucro, seja realista com os números e verifique o valor do seu produto ou serviço dentro do mercado.

Neste ponto estamos falando de valor da marca, ou seja, apresentação e peso do produto e serviço no mercado, não necessariamente ligado à dinheiro.

Faça uma análise de concorrência e estudo de mercado para saber como produtos ou serviços semelhantes ao de sua empresa são recepcionados ou vendidos.

Identifique o valor praticado pelos seus concorrentes, busque responder a este anseio, faça um benchmarking, avalie a experiência de compra com os concorrentes.

Realize também um verdadeiro estudo de como são as ações de seu concorrente no mercado além de seus processos e valores de venda.

E uma última, mas não menos importante dica, use a lei de oferta e demanda a favor do seu negócio.

Ofereça o que o seu consumidor procura e necessita, atendendo as suas necessidades.

Veja neste artigo preparado pela Soften para acertar na precificação dos produtos ou serviços de sua empresa.

Por que se preocupar tanto com a precificação do produto?

Para muitos empresários pode ser uma besteira ter que ficar se preocupando com a precificação dos produtos ou serviços.

Muitos podem até acreditar que ficar estudando o mercado, analisar concorrentes para definir o valor seja tempo perdido.

No entanto, uma série de fatores levantam o porque é tão importante fazer uma boa precificação:

  • Atender as necessidades e anseios dos consumidores ou clientes;
  • Ajustar e alinhar com o público-alvo de acordo com o que buscam;
  • Ir de encontro e enfrentar a concorrência;
  • Possibilidade de descontos;
  • Criar melhores resultados para a empresa;
  • E é claro cobrir as obrigações do negócio.

Realizando o cálculo da precificação

Nós da Soften disponibilizamos uma Planilha gratuitamente para realizar o cálculo do preço dos produtos ou serviços.

Primeiro é necessário, como dito anteriormente, calcular todos os custos, despesas, taxas, manutenção e não se esquecer das despesas para divulgação e venda.

Veja na nossa planilha que somamos todas os custo, despesas, impostos e valores que agregam ao valor de compra R$ 20,00.

Tendo definido uma margem de lucro de 20%, com o valor total já com a soma de custos e despesas chegamos ao lucro livre obtido com a venda do produto.

precificação 2

Perceba que um cálculo realizado com atenção e dados específicos garantirá um valor que equilibrará o lucro da sua empresa e o valor para cobrir as despesas.

Invista num sistema de gestão e agilize os processos de venda

Depois de precificar os produtos ou serviços, os empresários precisaram realizar as vendas.

Para este processo quanto maior a agilidade e eficiência, melhor serão as vendas dos empreendimentos.

Para auxiliar os gestores e responsáveis, temos no mercados sistemas de gestão que facilitaram e muito o processo de venda.

É o caso da Soften Sistemas, que se preocupa sempre em auxiliar os empresários no crescimento de seus empreendimentos.

Seu sistema Soften SIEM, no modelo clássico Desktop, instalado no computador, conta com funções gerenciais dos processos de vendas.

Além de Orçamento, Pedidos de Vendas que podem ser personalizados, têm também integração com sistema Android que realiza os pedidos de vendas e orçamentos.

O sistema online em nuvem, GerencieAqui traz um design moderno e arrojado, com as funções comerciais do SIEM.

Além das funções já citadas, com exceção do sistema Android, pois, o sistema já é mobile, ou seja, pode ser acessado de qualquer lugar.

O GerencieAqui também apresenta plataforma de Loja Virtual própria além de integração com E-commerce.

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Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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